Esportes

6 vitualhas ricos em proteínas benéficos para o coração

Igualar o consumo de proteína é imprescindível para aguentar a saúde do coração (Traçado: beats1 | Shutterstock)

6 vitualhas ricos em proteínas benéficos para o coração

O consumo de proteínas é capital para o funcionamento do corpo, pois elas são fundamentais para a construção e reabilitação dos tecidos, fabrico de enzimas e hormônios, e manutenção da volume muscular. No entanto, é principal sofrear a deglutição, pois o resto – e dependendo do sustento – pode dificultar a saúde.

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, em análise divulgado na vistoria Nature Metabolism, descobriram que dietas com mais de 22% de proteínas estão fortemente ligadas ao acrescentamento do risca de aterosclerose, singular fator determinante para doenças cardíacas.

Raquel Siqueira, professora de Nutrição da Condão Anhanguera, adverte a respeito de os efeitos adversos do consumo colossal de proteínas, principalmente de fontes animais ricas em gorduras saturadas e colesterol. “O acúmulo de placas de obesidade nas artérias aumenta os riscos de doenças cardíacas, porquê aterosclerose, hipertensão e moléstia coronariana. Recomenda-se priorizar fontes magras de proteína e aguentar uma abstinência equilibrada para poupar a saúde cardiovascular, principalmente entre os idosos”.

Consumo ajustado de proteína

Calcular uma quantidade ideal de
proteína

para ocasionar a saúde do coração é uma pergunta complexa e multifatorial, que leva em apreço jamais exclusivamente a saúde cardiovascular, todavia igualmente outros aspectos da saúde e do estilo de bibiografia do pessoa.

“Para adultos saudáveis, as diretrizes dietéticas geralmente recomendam uma deglutição de proteínas que varia entre 10% e 35% das calorias totais consumidas diariamente. No entanto, é principal primar que essa tira é ampla e pode ser adaptada de convénio com as necessidades individuais e objetivos de saúde”, explica Raquel Siqueira.

Proteína bicho e planta

O sujeito de proteína consumida é crucial para a saúde cardiovascular. A professora enfatiza que as de rudimento bicho, principalmente aquelas presentes em carnes gordurosas e laticínios integrais, tendem a alongar os níveis de colesterol LDL (colesterol malévolo) e a pressão arterial, contribuindo para a aterosclerose e doenças cardíacas. Por outro flanco, proteínas vegetalidade são isentas de colesterol e podem salvar a compendiar a pressão arterial devido ao seu conteúdo de fibras e antioxidantes.

“Acolá disso, dietas ricas em proteínas vegetalidade estão associadas a uma enfraquecimento na inflamação e melhoria na missão endotelial, importantes para a saúde cardiovascular. Escolher por proteínas vegetalidade pode beneficiar a saúde do coração, todavia compensar a abstinência é capital para ocasionar uma boa saúde cardiovascular”, afirma Raquel Siqueira.

Vitualhas que favorecem o método cardiovascular

Pensando em coadjuvar no estabilidade entre proteínas e
vitualhas

que podem minimizar os riscos para saúde cardiovascular, a professora arrolamento alguns itens que podem ser aliados nesse método. Confira:

1. Peixes

Salmão, atum, sardinha e truta são excelentes fontes de proteína magra, salvo serem ricos em ácidos graxos ômega 3, benéficos para a saúde cardiovascular.

2. Aves

Frango e peru são opções magras de proteína, a partir de que preparadas sem epiderme e cozidas de feição salutar.

3. Leguminosas

Feijões, lentilhas,
grão-de-bico

e ervilhas são fontes vegetalidade de proteína que igualmente fornecem fibras, vitaminas e minerais, contribuindo para a saúde cardiovascular.

4. Produtos lácteos com plebeu conteúdo de obesidade

Leite desnatado, iogurte congénito e queijos magros são fontes de proteína e cálcio, importantes para a saúde óssea e cardiovascular.

5. Ovos

Manancial completa de proteína, os ovos são uma alternativa salutar quando consumidos com comedimento e preparados de método adequada.

6. Tofu e tempeh

Alternativas vegetarianas à proteína bicho, o
tofu

e o tempeh são ricos em proteínas e podem ser incorporados em uma volubilidade de pratos.

“É principal abster o consumo colossal de proteínas de rudimento bicho ricas em gorduras saturadas e colesterol, porquê carnes processadas e produtos de charcutaria. Uma abordagem equilibrada, combinando fontes de proteína magra com outros nutrientes essenciais, porquê fibras, vitaminas e minerais, é imprescindível para aguentar a saúde cardiovascular e compendiar os riscos associados a doenças cardíacas”, finaliza a professora de Nutrição.

Por Camila Souza Crepaldi

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo