Esportes

Conheça a cidade do Brasil onde tremores de terreno são comuns

Traslado/Prefeitura de Montes Claros

A cidade de Montes Claros (MG) tem registros de abalos sísmicos a começar de 1995

Montes Claros, município do setentrião de  Minas Gerais com murado de 400 milénio habitantes, tem registrado uma sucessão de  abalos sísmicos nas últimas décadas que despertaram o empenho de cientistas e a cortesia de autoridades, especialmente com os residentes nas áreas de traço noscaso de tremores mais graves, aponta a Companhia de Propagação dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

Registros sísmicos  realizados velo Mirante Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB) e velo Núcleo de Sismologia da USP (IAG-USP) mostram que esses pequenos tremores de terreno vêm ocorrendo no município a começar de 1995 – foram 41 eventos até o última atualização dos pesquisadores, em 2022.

A largo maioria dos tremores registrados tiveram magnitudes iguais ou superiores a 2,0 graus na graduação Richter. O mais cocuruto testemunhado foi em 19 de maio de 2012, com 4,2 graus. Único habitante do município, identificado porquê José Guimarães, estava em lar assistindo TV quando sentiu o trepidação. 

Assim porquê muitos moradores, ele tem preocupações a cerca de o matéria. “Cimalha virando prática cá. Porém eu nunca me acostumo. Fico me perguntando se estão dizendo a veras pra gente a cerca de o que está acontecendo. Jamais sei exatamente o que executar. Porém, se pudesse, me mudava de mala e cuia para distanciado daqui”, explica à CODEVASF.

Obsessão

Danos causados pelo tremor de 2013, em Montes Claros (MG)
Traslado

Danos causados velo trepidação de 2013, em Montes Claros (MG)

Em 5 de março de 2022, único trepidação de magnitude 2,3 foi registrado imediato ao província de Novidade Esperança, na distrito noroeste de Montes Claros. Apesar de ser respeitado de baixa proporção, o ocorrência causou inquietação na população. A notícia foi confirmada velo Centro de Estudos Sismológicos da Universidade Estadual de Montes Claros (NES/Unimontes) e velo Obsis/UnB. É o derradeiro arquivo solene do município até logo.

Para a CODEVASF, quando os tremores acontecem o conduta mais trivial das pessoas é de trespassar para rua e buscar informações com a propinquidade, num clima de ralação, instabilidade e obsessão devido às incertezas de novos tremores.

Alguns dos abalos sísmicos que aconteceram no município causaram pequenos danos em casas, porquê o de abril de 2013, que atingiu magnitude 3,8 de conformidade com o Obsis/UnB. Com o surpresa, mais de 200 ligações foram feitas ao Corpo de Bombeiros, apurou o Correio do Situação na idade.

A proporção e frequência dos tremores fizeram com que, em 2012, fosse instalada uma rede sismográfica no entorno da cidade de Montes Claros, com equipamentos distribuídos em locais de melhor resposta sísmica.

Ao todo são nove estações sismográficas: cinco por baixo de a obrigação do Mirante Sismológico da UnB (SIS-UnB), e quatro do Departamento de Geofísica da Universidade de São Paulo – IAG/USP, cálculo a CODEVASF. O objetivo é presenciar o conduta sísmico sítio e identificar as possíveis causas.

Por que a distrito é tal maneira afetada?

A combalir dos registros, os pesquisadores descobriram que os tremores em Montes Claros têm porquê início uma lacuna geológica de único a dois quilômetros de profundeza, próxima ao circunscrição civilizado, na distrito Setentrião de Montes Claros, envolvendo o bairro Vila Atlântida e o Alameda Estadual da Lapa Amplo.

Análises indicam que se trata de uma “lacuna inversa cuja movimentação é causada por tensões geológicas naturais do indivíduo compressão”, diz a Companhia de Propagação do administração.

Neste análise, os pesquisadores afirmam que tremores de magnitude 4,0 ou maior ocorrem, em média, duas vezes por ano no Brasil e, desta processo, a atividade sísmica em Montes Claros nunca é incomum.

Os pesquisadores afirmam que nunca é praticável entrever se a atividade vai seguir diminuindo ou se haverá actual surto com qualquer trepidação de magnitude cimalha a 4,0. Segundo a CODEVASF, o cenário mais verosímil é que a atividade diminua gradualmente com alguns tremores ocasionais de magnitude perto de 3,0. A verosimilhança de acontecer outro trepidação maior é estimada em 1% (fundamentado em estatísticas de outros casos no Brasil).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo