A resguardo do Flamengo piorou no abertura do Brasileirão com inventário ao Campeonato Carioca, sem incerteza, contudo a declínio mais gritante foi do afronta. Se no Estadual o Rubente-Preto dominava, mostrando vasto colecção, a aproximação da fusão pátrio escancarou uma verdade árduo de alcançar, na frente da jeito das peças do Flamengo. E os números poderiam ser ainda piores.

Para embasar a estudo, a Trivela se apoiou em duas estatísticas: a de finalizações, sejam elas na direção do níveo ou jamais, e de gols esperados, uma projeção que, a cada dia, passa ser mais considerada no futebol actual. Os resultados foram surpreendentes.

O que são os gols esperados?

A projeção de gols esperados, segundo o Sofascore, mede a jeito de uma chance calculada com esteio na porcentagem de acerto de disposto desportista naquela dimensão do campina. Ao adverso dos chutes, o contextura é conduzido em cômputo.

É praticável puxar singular exemplo disso então na princípio do Flamengo no Brasileirão, na frente do Atlético-GO. Nico De La Cruz e Léo Pereira se posicionaram para cobrar a carência que ocasionou o avante gol rubro-negro na competição e, tão o meia quanto o zagueiro teriam contabilizado uma finalização no níveo se tivessem combinado o gol. O contextura, no entanto, apresentava uma porcentagem maior de acerto ocorrência o uruguaio a cobrasse.

Doesto do Flamengo pouco eficaz nas finalizações

Nos quatro jogos neste abertura de Campeonato Brasílico, o Flamengo adição 50 finalizações, tapume de 12 por abalada, considerada admissível para os padrões do Rubente-Preto. O problema, definitivamente, é a carência de pontaria, já que unicamente 11 deste totalidade foram na direção da alvo adversária, algarismo estimado bem insignificante na frente do predomínio invasivo do elenco.

O Flamengo jamais conseguiu imprensar singular futebol invasivo neste abertura de Brasileirão (Foto: Icon Sport)

O vértice, sem incerteza, foi o jogo deste domingo (28) contra o Botafogo, no qual o Flamengo chutou 15 vezes e jamais acertou a alvo defendida por Jhon. A abalada de princípio, na frente do Atlético-GO, igualmente reservou singular péssimo aproveitamento nas finalizações, enquanto a sucesso a cerca de o São Paulo teve a melhor limite. É bem pouco para singular Rubente-Preto que cômputo com peças de jeito (e caras) no afronta.

O mais atrevido é que, quando acerta, o Flamengo costuma assinalar. Dessas 11 finalizações que foram na direção do gol, quatro entraram – quase 40% – o que deixa o ansiedade do torcedor ainda mais compreensível. Na frente do Botafogo, várias foram as situações em que o Rubente-Preto teve a ocasião, contudo jamais o fez.

  • Flamengo x Atlético-GO – 15 finalizações (2 no gol)
  • Flamengo x São Paulo – 12 finalizações (6 no gol)
  • Flamengo x Palmeiras – 8 finalizações (3 no gol)
  • Flamengo x Botafogo – 15 finalizações (0 no gol)

Gols esperados mostram que poderia ser pior

Utilizando a métrica mais avançada, é praticável ver que o desempenho invasivo do Flamengo é ainda pior do que parece. Dos quatro primeiros jogos no Brasileirão, a equipe de Tite isolado ficou aquém das expectativas em uma, exactamente contra o Botafogo, no derradeiro meta de semana. Na frente daquilo que o time produziu, em gols esperados, os resultados na presença de Atlético-GO e São Paulo poderiam haver sido diferentes.

Até mesmo na sucesso que demitiu Tiago Carpini do Morumbi, considerada a vasto exibição do Flamengo neste Brasileirão, os números mostram que o Rubente-Preto contou bem mais com a direcção, ou alçada dos seus atletas. Nem o golaço de Luiz Araújo, nem o toque subtil de Nico, com Rafael já vendido, foram contabilizados uma vez que vasto chances.

  • Flamengo x Atlético-GO – 1.21 gols esperados (supera as expectativas)
  • Flamengo x São Paulo – 1.30 gols esperados (supera as expectativas)
  • Flamengo x Palmeiras – 0.24 gols esperados (incorporado das expectativas)
  • Flamengo x Botafogo – 0.70 gols esperados (aquém das expectativas)

Essa estatística mais ingénuo, inclusive, prova uma vez que o Flamengo jamais consegue capitalizar. A equipe jamais conseguiu inventar mais de uma vasto chance em todas as partidas analisadas e isolado converteu uma, na princípio, contra o Atlético-GO.

Até onde o corrosão atrapalha?

A Trivela igualmente analisou o quanto o afronta do Flamengo foi túrbido no recorte, para haver uma teoria do massa do franqueza deixado lã corrosão. Quem menos jogou, sem incerteza, foi Everton Cebolinha, que se machucou contra o São Paulo e está além de de ação a partir de portanto. A única abalada em que o afronta esteve lotado foi na princípio.

A ferimento de Cebolinha fez com que Tite precisasse mexer no afronta esteio do Flamengo (Foto: Carlos Santtos/Fotoarena/Sipa USA) – Photo by Icon Sport

Desgastados ou jamais, os jogadores ofensivos do Flamengo produziram pouco neste abertura do Campeonato Brasílico. Coletivamente, os quatro gols marcados isolado jamais são piores do que cinco clubes — Corinthians, Palmeiras, Sucesso, Atlético-GO e Criciúma —, sendo três deles na zona de infâmia. Unicamente Pedro, de pênalti, e Luiz Araújo marcaram.

Se a limite de Tite é o estabilidade, o Flamengo realmente vai necessitar ofertar singular escancha detrás para reagrupar e expor fibrilha para se restabelecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *