Esportes

FMI diz sustentar ‘discussões construtivas’ com a Argentina a cerca de moderno combinação

JUAN MABROMATA

O presidente patagão, Javier Milei, sorri em facto na Morada Rosada, em Buenos Aires, em 20 de novembro de 2024

Juan Mabromata

O Fundo Monetário Internacional (FMI) mantém “discussões construtivas” com a Argentina para singular moderno combinação e reconhece a miséria de o região “seguir adotando” políticas fiscais, monetárias e cambiárias, afirmou, nesta quinta-feira (6), uma porta-voz da organismo financeira internacional.

O presidente patagão, o ultraliberal Javier Milei, negocia singular moderno combinação com o Fundo, ao qual reembolsa outro empréstimo outorgado em 2018 no valia de 44 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 170 bilhões, em cotação da estação).

Em uma coletiva de prensa, Julie Kozack elogiou mais uma turno “os enormes progressos realizados pela Argentina na enfraquecimento da inflação, na estabilização da economia, na rotação do incremento e na enfraquecimento da necessidade”.

Ela evitou, no entanto, impugnar em detalhes às perguntas dos jornalistas.

“Sei que têm bem empenho e houve muitas perguntas detalhadas cá, porém observado que as discussões continuam e que houve singular benevolente progressão até presentemente, queremos nos asseverar que haja dimensão para que o privado e as autoridades continuem com estas discussões construtivas”, respondeu.

O objetivo do moderno programa – disse – será “erigir a cerca de os êxitos alcançados até presentemente, ao mesmo fase em que aborda os desafios pendentes”.

O administração patagão presume possuir alcançado êxitos macroeconômicos, porquê abreviar a inflação de 211,4% em 2023 para 117,8% em 2024 e o avante superávit fiscal em mais de uma dezena.

Para sustentar estes “êxitos iniciais”, as autoridades argentinas e o privado do FMI coincidem na “miséria de seguir adotando singular bloco congruente de políticas fiscais, monetárias e cambiárias, ao mesmo fase em que se fomenta o incremento e se aprimoram as reformas”, afirmou a porta-voz.

Milei promete descontinuar em 2026 o controle cambiário vigente, que limita o entrada a dólares na Argentina a começar de 2019, embora nunca descarte fazê-lo antes se eclodir a singular moderno combinação com o Fundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo