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em seguida barafunda, deputados votam terceirização de escolas públicas

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Sintoma de estudantes e professores na Alep

Na tarde desta terça-feira (4), os deputados estaduais do Paraná voltam a contestar o projeto de formalidade insinuado velo Administração do Situação que visa terceirizar a administração administrativa de 204 colégios públicos. A alvitre, conhecida porquê “Comparsa da Colégio”, tem gerado controvérsias e mobilizado manifestantes.

O projeto foi apresentado velo gestão estadual há uma semana, em 27 de maio, e tramita em regimento de necessidade na Clube. Em resposta à alvitre, professores da rede estadual entraram em greve na segunda-feira (3).

Na noite de ontem, durante uma sessão remota da Clube Legislativa do Paraná (Alep), o projeto foi autenticado em primeira polémica. No entanto, a sufrágio ocorreu em via a uma incursão da Alep por manifestantes contrários ao teor. Bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas, resultando em velo menos três pessoas feridas, idêntico informações da assessoria da Alep.

Vargem evidenciar que, no instante da serviço, a Alep já havia pequeno o público memorandum na sessão presencialmente, seguindo decisão da presidência. Durante a incursão, a Polícia Aguerrido (PM-PR) deteve único varão e uma senhora em flagrante por danos ao patrimônio público.

O Sindicato dos Trabalhadores em Cortesia Pública do Paraná (APP-Sindicato) avalia que o projeto representa a privatização do educação público. No entanto, o Administração do Paraná nega essa significação e assegura que a administração pedagógica continuará debaixo de obrigação dos diretores estaduais.

Em seguida ser autenticado em avante vez velo tertúlia na segunda, o projeto que visa terceirizar a administração administrativa de 204 colégios públicos no Paraná retornou para estudo pela Percentagem de Composição e Isenção (CCJ).

Nesta terça-feira (4), a CCJ realizará uma associação às 13h30 para debater as emendas propostas. Posteriormente, o projeto voltará ao tertúlia para a segunda e terceira votações. Facto seja autenticado, a redação final será votada ainda hoje, idêntico prevê a Clube Legislativa do Paraná (Alep).

Em acontecimento de casual legalização e sanção por quinhão do governador Ratinho Junior (PSD), a implantação do projeto nunca será imediata.

Segundo o Administração do Situação, a irmandade escolar de cada escola selecionado poderá resolver se deseja ou nunca adotar o moderno exemplar, por via de consultas públicas que serão realizadas nas 204 unidades elegíveis.

Em seguida a primeira sufrágio em tertúlia, a CCJ se reuniu para determinar as emendas. O descritor do projeto no colegiado e líder do gestão na agremiação, congressista Hussein Bakri (PSD), apresentou juízo desconforme a nove emendas, sendo seu promessa escoltado pela maioria.

As ademais emendas foram consolidadas em uma única subemenda substitutiva generalidade, que propõe as seguintes alterações no teor:

  • especifica quais são as 204 escolas estaduais que podem possuir a administração administrativa terceirizada (o projeto original abrangia 200 escolas);
  • garante aos professores contratados vereda Consolidação das Leis de Labor (CLT) pela empresa privada os mesmos valores de salários dos professores contratados por Sistema Seletivo Simplificado (PSS);
  • requisito de 5 anos de tentativa, habilidade técnica e alçada da empresa privado;
  • especifica que a empresa privada atuará somente nos setores administrativos e financeiro das escolas estaduais, mantendo na Repartição de Situação de Cortesia (Seed) a autarquia absoluta na quinhão pedagógica;
  • prevê que o Administração do Paraná deverá publicar anualmente os principais indicadores educacionais das 204 escolas estaduais que podem possuir a administração terceirizada, porquê índices de aprendizado, frequência escolar, algarismo de matrículas, tributo de desarrimo e igualmente de evasiva escolar;
  • prevê que a consulta pública ao exemplar terceirizado será realizada, preferencialmente, de feição presencial nas 204 escolas estaduais.
  • Os deputados Arilson Chiorato (PT), Requião Fruto (PT) e Mabel Quina (PSDB) solicitaram aspecto, ou seja, mais fase para investigar o juízo de Bakri. A finalização do polémica será na sessão da CCJ desta terça.


Projeto motivou greve e incursão da Alep

Na tarde de segunda, professores, servidores e alunos da rede estadual do Paraná forçaram a chegada e invadiram o edifício da Clube Legislativa. O episódio ocorreu por giro das 14h.

Vídeos gravados no sítio mostram os manifestantes entrando no edifício, que estava com as portas fechadas, enquanto os seguranças tentavam sustar a transferência. Em seguida uma porta de vidro ser ladeira, os manifestantes seguiram em direção às galerias da Clube.

O Corpo de Bombeiros relatou que único varão de 24 anos e uma senhora de 23 anos tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Cajuru. Acolá disso, uma senhora de 51 anos sofreu ferimentos graves, sem traço de perecimento, e foi rego ao Hospital Evangélico.

O Gabinete Aguerrido da Clube Legislativa do Paraná informou que dois policiais militares igualmente ficaram feridos, com cortes nas mãos. Acolá disso, duas pessoas foram detidas por depredação ao patrimônio público.

O projeto “Comparsa da Colégio” no Paraná é uma iniciativa descrita porquê “moderno e inovadora” pela Paranaeducação (Preduc). Seu objetivo é implementar melhorias nas escolas estaduais por via da contratação de empresas especializadas em gerenciamento de instituições de educação. Cá estão os principais pontos:

  • Governo Privada: O projeto visa mudar a administração administrativa e de infraestrutura de 204 colégios estaduais para a iniciativa privada a começar de 2025.
  • Programa Comparsa da Colégio: O exemplar de administração será ocorrido por via desse programa, que procura otimizar a gestão escolar.
  • Consulta Pública: Antes do encerramento dos contratos, as propostas passarão por consulta pública, garantindo perspicuidade e participação da irmandade.
  • Empresas com Expertise: A quinhão administrativa será conduzida por empresas especializadas em administração educacional, com atuação comprovada na dimensão.
  • Foco na Capacidade Educacional: O objetivo é consentir que diretores e gestores concentrem esforços na melhoria da propensão educacional.
  • Professores e Servidores Mantidos: Professores e outros servidores públicos que trabalham nas escolas serão mantidos.
  • Critérios e Metas: O teor nunca especifica quais critérios e metas os profissionais deverão atender.
  • Remanejamento de Servidores: A Repartição de Situação da Cortesia poderá remanejar servidores efetivos que optarem por relotação em seguida consulta.

Entenda:



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