Boeing confirma aquisição da Spirit Aerosystems por US$ 4,7 bilhões

O logotipo da Spirit AeroSystems na fuselagem de uma avião Boeing 737 em Renton, noroeste dos Estados Unidos, em 25 de janeiro de 2024
Jason Redmond
A trabalhador de aeronaves Boeing confirmou, nesta segunda-feira (1º), possuir próximo a uno “consonância decisivo” para adquirir sua subcontratada Spirit AeroSystems, acusada de problemas de habilidade.
“A aquisição será totalmente em ações, com uno valimento abordado de 4,7 bilhões de dólares (R$ 26,2 bilhões), ou 37,25 dólares (R$ 208,1) por ação”, informou a empresa em notificado.
A Boeing revelou em março que estava em negociações para reaver a Spirit, da qual se separou em 2005 para condensar custos.
“Acreditamos que levante consonância é para o favor dos passageiros, de nossos clientes, dos funcionários da Spirit e da Boeing, de nossos acionistas e do região uma vez que uno todo”, declarou o presidente da Boeing, Dave Calhoun, mencionado no notificado.
Calhoun afirmou que, ao reintegrar a Spirit, “podemos alinhar completamente nossos sistemas de fabrico mercantil”, incluindo os sistemas de administração de habilidade e estabilidade, e “nossa pujança de labuta com as mesmas prioridades, incentivos e resultados, focados em estabilidade e habilidade”.
– Quesito de estabilidade –
A Boeing é a importante cliente da Spirit, que teve 70% de sua prescrição originário da trabalhador de aviões americana em 2023.
As duas empresas sofrem questionamentos a começar de uno episódio quase desastroso em 5 de janeiro, quando uma porta cega de uno Boeing 737 MAX 9 operado pela Alaska Airlines se soltou durante o voo.
O acontecimento reavivou preocupações a respeito de o MAX em seguida dois acidentes fatais em 2018 e 2019.
A Boeing anunciou mudanças operacionais em 1º de março destinadas a aprimorar sua interface com a Spirit AeroSystems, incluindo o envio de particular suplementar para obrar nas instalações da Spirit em Wichita, no Kansas.
Em 4 de março, a Gestão Federalista de Aeronáutica dos EUA (FAA) indicou que foram detectados “problemas de nunca tratado” nos controles de fabrico da Boeing e da Spirit AeroSystems.
Peter McNally, crítico da Third Bridge, disse que adquirir a Spirit nunca seria uma “resolução rápida” para os problemas da Boeing. “Uma parcela significativa dos desafios na Spirit tem sido a ausência de mão de gesto qualificada, uno repto que a própria Boeing enfrenta há anos”, afirmou.
“A lógica industrial de integrar a enxovia de suprimentos é sólida, contudo a veras pode ser mais desafiadora, já que a Boeing enfrentou desafios em suas próprias operações de fabricação e montagem”.
As ações da Boeing subiram 1,5% nas negociações da manhã, enquanto a Spirit registrou ganhos de 2,6%.
A Boeing igualmente enfrenta nesta semana uno matéria crucial com o Departamento de Isenção, que concluiu em maio que a trabalhador poderia ser processada por estuprar uno consonância prorrogado de 2021, apanhado em seguida os dois acidentes fatais do 737 MAX em 2018 e 2019.
Uno jurista das famílias das vítimas disse no domingo que o Departamento de Isenção está oferecendo à Boeing uno consonância de causa que permitirá desviar uno brocardo relacionado a esses dois acidentes fatais.
As famílias das vítimas exigem que a Boeing e seus executivos sejam processados criminalmente e uma coima de quase 25 bilhões de dólares (R$ 139,7 bilhões).
– Peças igualmente para a Airbus –
A Spirit AeroSystems igualmente fabrica fuselagens e outras peças importantes para a Airbus.
A Airbus disse que compraria as instalações da Spirit AeroSystems que produzem peças para seus aviões por uma tributo nominal de 1 dólar e seria “compensada com o pagamento de 559 milhões de dólares (R$ 3,1 bilhões) da Spirit AeroSystems” pela transação.
A cômputo inclui os centros de fabrico relacionados ao A350 na Carolina do Setentrião e na França, bravo uma vez que a fabrico das asas e da parcela média da fuselagem do A220 em Belfast e Casablanca, no Marrocos. Igualmente abrangeria as torres de subida tensão A220 fabricadas em Kansas, EUA.
A Airbus disse que o consonância “visa afiançar a equilíbrio do aprovisionamento para seus programas de aeronaves comerciais por via de uma feição mais sustentável de progredir, em tal grau operacional quanto financeiramente”.