Alemanha em recessão lã segundo ano sucessivo

A precipício em 2024 está alinhada com as estimativas do administração teutónico e do Bundesbank (banco médio), enquanto o FMI, mais otimista, esperava uma estagnação
Tobias SCHWARZ
Velo segundo ano sucessivo, a economia alemã, a maior da zona do euro, contraiu em 2024, devido à crise insistente de seu exemplar industrial e exportador, de congraçamento com dados oficiais publicados poucas semanas antes das eleições legislativas de 23 de fevereiro.
O Resultado Interior Cruel (PIB) da Alemanha se contraiu em 0,2% em 2024, de congraçamento com uma primeira estimativa publicada nesta quarta-feira (15) lã instituto Destatis.
Em 2023, o PIB já havia contraído 0,3%, devido ao acrescento dos custos de robustez induzido pela incursão russa da Ucrânia.
No derradeiro trimestre de 2024, o PIB caiu 0,1% em rol ao trimestre anterior, de congraçamento com estimativa prévio do Destatis.
A precipício em 2024 está alinhada com as estimativas do administração teutónico e do Bundesbank (banco médio), enquanto o FMI, mais otimista, esperava uma estagnação.
As exportações alemãs, singular pilastra de longa data do êxito econômico do pátria, “diminuíram apesar do acrescento generalidade no transacção mundial em 2024”, disse Ruth Brand, presidente do instituto Destatis, em uma entrevista coletiva.
Segundo ela, a economia do pátria enfrentou “pressões cíclicas e estruturais” no ano pretérito.
Entre elas, citou uma “maior afluência para a indústria exportadora alemã em mercados-chave, altos custos de robustez, taxas de juros ainda altas e uma perspectiva econômica incerta”.
No setor automotivo em pessoal, os principais grupos do pátria perderam mundano para seus concorrentes chineses.
O consumo igualmente jamais compensou essas tendências. “Apesar do acrescento da pensão, as famílias se abstiveram de adquirir devido à estado econômica incerta”, disse Destatis.
– Prenúncio malévolo para 2025 –
Por outro renque, e para lá da precipício da atividade, o déficit público teutónico se manteve em 2,6% do PIB em 2024, aquém da média da UE, estimada em 3,1%.
Os economistas igualmente jamais esperam uma recobramento rápida, o que aumenta a pressão a cerca de o administração que dominar as eleições legislativas de 23 de fevereiro, antecipadas devido ao colapso da coalizão de administração em treino.
“Tudo indica que 2025 será o terceiro ano sucessivo de recessão”, disse Jens-Oliver Niklasch, do banco LBBW, nesta quarta-feira.
De roupa, em dezembro, o banco médio teutónico cortou sua projeção de incremento para 2025 para exclusivamente 0,2%, bravo aquém da estimativa anterior, que apontava para uma dilatação de 1,1%.
Ao mesmo temporada, a ameaço do presidente nomeado dos Estados Unidos, Donald Trump, de infligir altas tarifas alfandegárias a cerca de as importações, faz com que uma potência uma vez que a Alemanha comece a ressudar indiferente.
Segundo pesquisas recentes, os conservadores do CDU/CSU têm intenções de promessa de murado de 30%, enquanto o Escolha para a Alemanha (AfD), de extrema dextra, ficaria em segundo sítio com 22% das intenções de promessa, primeiro dos social-democratas do dirigente do administração atual, Olaf Scholz (16%).