Esportes

Aprenda a recitar os rótulos dos mantimentos

Proferir os rótulos evita que os consumidores caiam em armadilhas (Escorço: Prostock-studio | Shutterstock)

Aprenda a recitar os rótulos dos mantimentos

Se você deseja se nutrir de feitio mais salutar, é forçoso possuir graciosidade às escolhas feitas no supermercado. Para jamais tombar em armadilhas, precisa aprender a fitar alguns detalhes nos rótulos. Por fim, eles jamais existem somente para despovoar o resultado mais atrativo.

A doutora em Engenharia Química e professora da UniSociesc (edificação privada de educação supino) Janaina Karine Andreazza, com elaboração em Engenharia de Provisões, alerta para a relevância desse uso. Segundo ela, produtos vendidos uma vez que “saudáveis” podem sofrear uma extenso quantidade de conservantes, açúcares e gorduras, e o consumidor leva para morada acreditando que fez uma boa obtenção.

“É exacto inventar o uso de adoptar lendo os ingredientes do resultado, compreender a quantidade de obesidade, de proteína, de açúcar, de vitaminas que há anexo da embalagem. Muitas vezes você obtenção singular iogurte, por exemplo, achando que vai levar somente leite e levedura. Contudo, em alguns casos, tem bem mais acolá anexo daquela embalagem”, exemplifica.

Mudanças nos rótulos estabelecidas pela Anvisa

Recentemente, entraram em força algumas mudanças definidas pela Dependência Pátrio de Vigilância Sanitária (Anvisa) que irrito auxiliar a bibiografia do qual está em procura de mais saúde no prato. Essas novas regras da Anvisa ajudarão, porém, ainda assim, a diferença depende da boa arbítrio de destinar um tanto mais de período e graciosidade na hora da obtenção.

A forçoso diferença é que os produtos com altas doses de
açúcares

, obesidade saturada e sódio passaram a possuir a inserção do distintivo de lupa na porção supino frontal do letreiro. O objetivo é despovoar objectivo para o consumidor que o cocuruto conteúdo desse nutriente pode ser arriscado para a saúde.

Para a perito, esses ingredientes merecem mesmo essa visibilidade. Por fim, estudos registram adjecção entre o consumo rotineiro e o maior linha de adiposidade, diabetes, problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas. Outras alterações importantes são a inclusão de mais informações nas embalagens e a padronização da cor da tábua nutricional, que passará a possuir as letras incessantemente pretas e o fundo incessantemente objectivo para auxiliar a leitura.

Regras gerais para os produtos processados

Apesar do alerta nas embalagens, jamais há pobreza de demonizar mantimentos ultraprocessados. É forçoso que o consumidor saiba o que está comprando. “Nunca acho precípuo suprimir mantimentos ultraprocessados da rol de compras. Solitário que é forçoso que sejam consumidos com bastante comedimento, de processo experiente. Uma vez que tudo na bibiografia, o que prado é o estabilidade”, avalia. Da mesma feitio, Janaina Karine Andreazza acredita que seja válido adoptar produtos com valores de vitamina, proteína e carboidratos adequados.

A perito destaca, no entanto, que singular resultado sem o alerta da lupa na embalagem jamais é necessariamente
salutar.

Muitas empresas ainda jamais se adequaram. O prazo para que todas estejam cumprindo a novidade norma termina em outubro de 2025.

Anteparo com as pegadinhas

Na hora da obtenção, normalmente prado a norma da donaire: menos é mais. Quanto menos ingredientes adicionados, mais ingénito é o alimentação. Quando a rol é bem extensa, o consumidor pode se ludibriar. “Algumas vezes, ele lê e jamais encontra a termo ‘açúcar’, por exemplo. Contudo é que o açúcar está ‘encapotado’. Pode estar uma vez que maltodextrina ou em xaropes, uma vez que o de milho. Tudo é açúcar. Nunca tem partida. É exacto testemunhar e espiolhar, se precípuo”, ensina a técnico.

Uma dica valiosa é: os itens que aparecem avante na escrutinação de ingredientes são os que têm em maior quantidade no resultado. Prefira, logo, aqueles que são pobres em obesidade, sódio e açúcar, porém ricos em fibras.

Cifra açúcar e cifra lactose

Quem busca alimentação com cifra açúcar ou cifra lactose igualmente precisa extractar o olho. Janaina Karine Andreazza reforça que a legislação brasileira permite certa quantidade de soma desses ingredientes. Às vezes, singular letreiro baliza “cifra açúcar”, porém jamais é muito assim.

“Tem que prestar graciosidade, porque o letreiro incessantemente traz a unidade de estalão. Por exemplo, se o substância tiver 0,001 erva, a indústria pode abaular para cifra. A regra permite. Logo, o consumidor obtenção achando que jamais tem açúcar, porém tem. Pouco, porém tem”, diz.

Já em catálogo à lactose, existe uma outra norma: se o alimentação tiver 100 mg de
lactose

por mililitro, pode respeitar que é cifra lactose. Somente o glúten tem norma mais severa, pois interfere diretamente em doenças autoimunes. Logo, se tiver somente traços de glúten, precisa estar escrito.

Diferença que acontece aos poucos

Contudo será que as mudanças farão alteração na selecção do alimentação? A professora da UniSociesc acredita que asseverativo. Os brasileiros estão se adaptando aos poucos e criando o uso de recitar e inferir as embalagens. Uma diferença que pode levar período, porém que fará alteração para a saúde e o bem-estar. “Aos poucos, as pessoas irrito inferir que é nos rótulos que encontramos as informações necessárias para definir se a iguaria é ou jamais adequada para o nosso consumo, para a nossa saúde”, finaliza.

Por Genara Rigotti

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo