Esportes

Humilhação pode ser ‘silenciosa’ em crianças; saiba identificar mostras

Shutterstock

Humilhação em crianças pode se proferir por via de dermatites e problemas gastrointestinais

Apesar de ser bem associada à bibiografia adulta, a  humilhação
pode afetar pessoas de algum quadra – inclusive as crianças. Uma indagação de 2022 Organismo Mundial de Saúde (OMS) aponta que, em uma dezena, o algarismo de crianças entre 6 e 12 anos em quadros depressivos saltou de 4,5% para 8%.

Considerada uma “enfermidade silenciosa”, a humilhação infantil está relacionada a uno bloco de sintomas que, por vezes, são confundidos com problemas comportamentais típicos do incremento infantil. Lá das características típicas da enfermidade em adultos, uma vez que o desamor em atividades, distúrbios do sono e quebreira, as crianças igualmente apresentam complicação para focar, irritabilidade e problemas na socialização.

“Exactamente velo indumentária da moçoilo ainda jamais depreender efectuar a nomeação dos sentimentos de uma feitio tal maneira clara, ela pode somatizar”, explica Caroline da Costa Sousa, perito em Psicologia e Saúde e pós-graduada em Psicologia da Puerícia.

“Ela pode desenvolver problemas gastrointestinais, dermatite, pode permanecer mais agressiva, mais chorosa, mais apática. Cândido que isso vai diversificar de moçoilo para moçoilo, todavia esses são alguns sintomas comuns no tela”, explica a perito.

Segundo Caroline, a humilhação é uno tela de natura multifatorial – ou seja, que engloba diversos motivos. Singular dos principais é o funcionamento familiar. “Singular funcionamento familiar que estaria deficiente tem algumas características uma vez que embrulhada, sabotagem, competitividade e ordinário nível de arrimo para moçoilo. Salvo outras coisas uma vez que a imprevidência, por exemplo, que são mais escancaradas”.

Telas podem acrescer a humilhação em crianças

Singular análise novo sabido pela Universidade Federalista de Minas Gerais (UFMG) aponta que uno dos motivos para esse acrescentamento nos registros de humilhação entre crianças é o entrada irrestrito a eletrônicos uma vez que celulares, tablets e televisão. Segundo a indagação, 72% das crianças avaliadas apresentaram acrescentamento nos sintomas de humilhação devido ao costume agigantado de dispositivos.

Para Caroline, uno dos motivos para essa inventário é o indumentária das telas “privarem” as crianças de experimentarem o globo verdadeiro, o que é essencial para o seu incremento cognitivo e civil.

“Raciocinar que essa moçoilo, por exemplo, jamais vai ascender em uma árvore, jamais vai acelerar, jamais vai saber regras sociais. Imagine uma moçoilo sendo privada de isso tudo que enriquece em tal grau a nossa intuição a respeito de o globo, nossos sentimentos, uma vez que igualmente vai ajudando a desenvolver vários aspectos cognitivos, físicos, sociais. Imagine esse globo bem exclusivo ao globo das telas, que tem muita coisa, todavia zero que ela possa sentir e observar para possuir uma inventário com isso”, diz a perito.

“A moçoilo jamais vai desenvolver todas as capacidades para as quais o corpo está reparado”, diz Caroline. “Sem descrever a socialização, que enriquece bem a bibiografia. Se a moçoilo já está num tela depressivo e começa a possuir comportamentos de retraimento civil, a quadro jamais é uma coisa que vai auxiliar a sociabilidade dela”, pontua.

Orientações para as famílias

Lá do trato psicológico, essencial em quadros depressivos em algum tira etária, Caroline igualmente aconselha os pais a refletirem a respeito de a dinâmica familiar.

Segundo a perito, “quando a moçoilo começa a trazer problemas de procedimento e emocionais, isso pode estar apontando para uno problema de toda a dinâmica familiar e jamais solitário da moçoilo em si”.

“Igualmente é bem precípuo que os pais possam conferir os sentimentos que ela tem. Jamais descuidar, levar a casto o que ela está dizendo e salvar essa moçoilo a designar os sentimentos. Se abraçar na bibiografia da moçoilo”, orienta a psicóloga.

Quer permanecer por anexo das principais notícias do dia?  Clique cá e faça fracção do nosso ducto no WhatsApp
.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo