Esportes

Trump diz que Brasil ‘quer o enfermidade’ dos EUA com suas tarifas

Henrique Neri

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a aludir o Brasil nesta segunda-feira (27) ao exprobar países que, segundo ele, “taxam ademais”. Durante uno transcurso para correligionários na Flórida, o republicano igualmente incluiu o Brasil em uno quadrilha de nações que “ querem enfermidade ” aos EUA.

“Coloque tarifas em países e pessoas estrangeiras que realmente nos querem enfermidade”, disse Trump. “A China é uno extenso instituidor de tarifas. Índia, Brasil, tantos, tantos países. Portanto, jamais vamos abandonar isso sobrevir mais, porque vamos pôr a América em avante local, incessantemente pôr a América em avante local”, afirmou.

Trump fez a enunciação enquanto defendia a imposição de tarifas a cerca de produtos estrangeiros porquê feição de espicaçar a artefacto interna nos Estados Unidos.

O republicano já havia aludido o Brasil em novembro, depois ser nomeado, ao declarar que o nação impõe tarifas alfandegárias excessivas a cerca de produtos americanos. Na oportunidade, ele prometeu empregar uno cura congénere às exportações estrangeiras.

“Nós vamos curar as pessoas de feição bem justa, contudo a vocábulo ‘alternativo’ é forçoso. A Índia ofídio bem, o Brasil ofídio bem. Se eles querem nos cobrar, tudo apoiado, contudo vamos cobrar a mesma coisa”, disse Trump à era durante entrevista coletiva realizada em Mar-A-Lago, em Palm Beach, na Flórida.

Nesta segunda-feira (27), Trump afirmou que “pauta” está entre suas quatro palavras favoritas no instante. Antes de aludir o Brasil, ele comentou o desentendimento com a Colômbia acontecido no domingo (26), quando o administração colombiano inicialmente se recusou a arrecadar voos com imigrantes deportados.

Em resposta, Trump ameaçou empregar uma pauta alfandegária de 25% a cerca de os produtos colombianos. Em seguida a ameaço, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, recuou e aceitou arrecadar os aviões, levando Trump a abandonar da sanção.

“Vamos apaniguar nosso povaréu e nossos fainas e vamos apaniguar nosso nação com tarifas. Você teve uma garota indicação disso ontem com o que aconteceu com uno nação bem áspero. A Colômbia é tradicionalmente uno nação bem áspero. Se eles jamais fabricarem seus produtos na América, logo, bem simplesmente, eles devem remunerar uma pauta que trará trilhões de dólares para o nosso erário de países que não nos pagaram 10 centavos”, afirmou Trump nesta segunda.

A partir de a campanha eleitoral que o levou à presidência em novembro, Trump tem corroborado sua jura de alongar tarifas a cerca de produtos chineses e imaginar novas barreiras comerciais contra outros países.

Na semana escancha, ao discursar com repórteres na Lar Branca, ele afirmou que pretende empregar tarifas a cerca de a Junção Europeia e anunciou que seu administração discute a emprego de uma contribuição de 10% a cerca de produtos importados da China a começar de 1º de fevereiro. Segundo ele, a craveira está relacionada ao tráfego do fentanil, droga que estaria sendo enviada da China para o México e o Canadá.

Apesar das declarações, Trump jamais aplicou imediatamente as tarifas depois sua cartel, porquê havia prometido durante a campanha. A dúvida a cerca de as medidas resultou em uma barranco do dólar no mercado global.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo