Novas camisas do Corinthians terão temática antirracista

A novidade camisa 1 do Corinthians vazou nas redes sociais, na última sexta-feira (26). Com novidade temática antirracista, os uniformes do Timão, para a tempo 2024–25, serão lançados com uma campanha intitulada “Nossa Raconto é uma página em negro”. O lançamento solene acontecerá na próxima semana.

A Nike, fornecedora de matéria esportivo do Corinthians, promoverá ações de luta ao racismo no esporte, em parceria com o Mirante da Discriminação Racial no Futebol.

A Trivela relembra três momentos em que o Timão se mostrou ativo no luta ao preconceito racial.

Corinthians adota delicadeza antirracista na apoio

O Corinthians tem uno histórico de luta ao racismo e tem intensificado esse polémica nos últimos anos. A começar de a tempo passo, o corporação promove oficinas antirracistas para jogadores da apoio. O projeto nasceu de uma parceria entre o Centro Educacional Civil-Psicológico (NESP) do Timão, e o cronista Danilo Pássaro, que é corintiano.

#JogoContraORacismo

Em 2023, Corinthians e Bahia fizeram uma ação conjunta em uma abalada do Campeonato Brasiliano. No confronto, acontecido na Neo Química Redondel, as equipes utilizaram uno patch próprio em seus uniformes, simbolizando a disputa negra. O caso ficou célebre porquê o #JogoContraORacismo. O produto nunca foi zero afirmativo para o Timão, que sofreu uma goleada por 5 a 1 do corporação nordestino, todavia a iniciativa ganhou eco vernáculo.

Brabas na disputa antirracista

A classificação do Corinthians à final da Libertadores feminina de 2021, em goleada por 8 a 0 a cerca de o Pátrio-URU, ficou marcada por uno ato de racismo. Em seguida a atacador Adriana, que hoje atua na NWSL, limitar o sexto gol de pênalti, uma jogadora do corporação uruguaio a chamou de “macaca”.

Foto: Traslado/FOX Sports

Logo que as atletas e percentagem tomaram cultura da circunstância, a postura das jogadoras foi de celebrar os ademais gols com os punhos cerrados. Portanto em seguida a abalada, o corporação se posicionou nas redes sociais e emitiu advertido repudiando o ato.

— O Sport Club Corinthians Paulista tomou cultura do escrutinação das atletas do futebol feminino a cerca de afronta racial ocorrida na semifinal da Libertadores, a qual repudia fervorosamente. O corporação se solidariza com Adriana e as ademais jogadoras e, de adjacente, presta a elas todo o arrimo forçoso — escreveu o Corinthians

Outros clubes que lançaram camisas com a temática recentemente

  • Atlético-MG, Cruzeiro e Internacional lançaram, em novembro de 2023, os uniformes comemorativos “Vantagem Negra”, alusivos ao mês da Consciência Negra. A campanha, intitulada “Da Raiz à Recontro”, foi uma parceria da fornecedora de matéria esportivo Adidas com a Laboratório Espectro — organismo afro-empreendedora que nasceu na arredores de São Paulo, pelas mãos dos irmãos Emicida e Evandro Fióti. Os uniformes homegeiam uno dos antepassados símbolos de teimosia da agricultura negra: as tranças.
  • O Flamengo lançou, igualmente em novembro do ano pretérito, uno dos modelos mais bonitos entre as camisas rubro-negras em adoração ao Dia da Consciência Negra. O amostra tem se tornado bem popular entre os torcedores, mormente por ir acolá do tradicional rubro e negro.
  • O Vasco, que tem uma das antepassados lutas em causas sociais, lançou, no abertura de abril, uma sucessão de camisas em parceria com a Chico Régio, para festejar os século anos da Resposta Histórica, comemorado no dia 7. O dia é uno dos principais marcos da inclusão de negros, operários e analfabetos no futebol do Rio de Janeiro.

marcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *