os destaques do CINEfoot 2024

Chegou o instante que todo enamorado por futebol e cinema espera. O tradicional CINEfoot, singular festival de cinema de futebol do Brasil, inicia, nesta quinta-feira (25), a sua 14ª edição, no Rio de Janeiro. O acontecimento, que contará com a exibição de 51 filmes, vai até a próxima terça-feira (30) e, uma vez que constantemente necessário evidenciar, tem aproximação franca. Uma vez que já virou tradição, o CINEfoot igualmente aproveita para homenagear singular ídolo do futebol e/ou do cinema. Dessa turno, em referência ao algarismo do acontecimento, o homenageado da turno será Johan Cruyff, perpétuo camisa 14 da Holanda.

O CINEfoot terá exibições em quatro espaços do Rio de Janeiro nos próximos dias: Idade Net Botafogo, Idade Net Rio, CCJF-Núcleo Cultural Isenção Federalista e Cine Teatro Eduardo Coutinho Livraria Alameda de Manguinhos. Acolá disso, o festival igualmente disponibilizará uma fracção da programação virtualmente, no conduto do YouTube do CINEfoot.

Dos 51 filmes, da programação, 35 são brasileiras e 16 internacionais, de países uma vez que Itália, Espanha, Alemanha, Chile, Estados Unidos, Irã e Suíça, fora três coproduções: Argentina/Espanha, Croácia/ Alemanha e Brasil/Egito.

Salvo Cruyff, o CINEfoot igualmente reverenciará outros ídolos, personagens e histórias do esporte mais popular do orbe, fora apresentar histórias de apólogo. A Trivela separou os principais destaques da 14⁠ª edição do acontecimento, que nulo a começar de singular ídolo da dupla Fla-Flu, ao futebol feminino e passando por uma sessão peculiar em galardão ao Vasco. A programação completa está disponível no site do festival e os ingressos devem ser retirados tramite Sympla.

Confira os destaques da 14⁠ª edição do CINEfoot

Doval: o gringo mais carioca do futebol

O filme de brecha do CINEfoot 2024, nesta quinta-feira (25), às 20h30 (horário de Brasília), no Idade NET Botafogo, vai racontar a raconto do argênteo Horácio Narciso Doval, que virou ídolo de dois clubes rivais do Rio de Janeiro: Flamengo e Fluminense. Após, ele repetiu o completo na própria Argentina, sendo ídolo dos igualmente rivais San Lorenzo e Huracan.

  • DOVAL: O GRINGO MAIS CARIOCA DO FUTEBOL
    Documentário, 82 min, Brasil, 2024; Direção: Sérgio Rossini e Federico Bardini

Sessão peculiar a respeito de o Vasco da Gama

O Vasco, seus ídolos e suas histórias de peleja por causas sociais igualmente serão homenageados durante o CINEfoot. O Cruz-Maltino terá uma sessão em sua galardão às 20h30 da próxima sexta-feira (26), no Idade NET Rio. Serão exibidos três documentários em sequência. O adiante, singular vídeo-homenagem do Museu da Pelada ao perpétuo ídolo Roberto Dinamite. Após, o documentário “Camisas Negras, uma Caminhada Histórica”, de coordenação de Thais Vieira, e, enfim, “A Virilidade do Gigante”, do diretor Marca Antonio Fraga.

  • HOMENAGEM DO MUSEU DA PELADA AO ETERNO ROBERTO DINAMITE
    Documentário, 9 min, Brasil, 2024; Direção: Sergio Pugliese
  • CAMISAS NEGRAS, UMA JORNADA HISTÓRICA
    Documentário, 22 min, Brasil, 2022; Coordenação: Thaís Vieira.
  • A FORÇA DO GIGANTE
    Documentário, 50 min, Brasil, 2022; Direção: Marca Antonio Fraga.

Pioneiras do Futebol Feminino

O sábado (27) será de homenagens ao futebol feminino. Durante a sessão das 18h30, Lucy Alves, uma das pioneiras do esporte no nação, será homenageada com a “Honraria Gol de Chapa”. Igualmente será exibido o documentário italiano “Lucy – O intento de uma pioneira”, de Roberto Pili. Na sessão seguinte, 20h30, outras jogadoras igualmente serão homenageadas, e será exibido o documentário “As primeiras”, de direção de Adriana Yañez. O filme vai retratar a bibiografia de ex-jogadores que formaram a esteio da primeira seleção feminino do nação.

Culto a Johan Cruyff

No domingo (28), às 18h30, igualmente no Idade NET Rio, será a turno de homenagear o ídolo Johan Cruyff. Em parceria com o Consulado Generalidade do Monarquia dos Países Baixos no Rio de Janeiro, o CINEFOOT vai apresentar o filme “A última saída” (Direção de Jordi Marcos, Espanha, 2004), que cálculo com depoimentos de Josep Guardiola, Xavi Hernández, Jordi Cruyff, Josep Carreras entre outros personagem que conviveram com Cruyff.

  • A ÚLTIMA PARTIDA
    Documentário, 70 min, Espanha, 2014; Direção Jordi Marcos.

Culto ao Maestro Júnior

A sessão de fecho do CINEfoot, na terça-feira (30), às 20h30, lá da Premiação Cinefoot14, igualmente vai apresentar o documentário “A Turma do Maestro Júnior”, de Daniel Furiati Sroulevich e Raphael Vieira. O filme cálculo a raconto do fase da rodeio de Júnior ao Flamengo, em 1989, quando o Maestro regeu uma turma famosa de crias da Gávea que surgia naquele fase e tinha nomes uma vez que Djalminha, Paulo Sempar e Marcelinho Carioca.

  • A TURMA DO MAESTRO JÚNIOR
    Documentário, 88 min, Brasil, 2024; Direção: Daniel Furiati Sroulevich e Raphael Vieira



marcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *