vírus que assombra China já existe no Brasil; veja detalhes

O HMPV é uno vírus enviado lã aparência
O Metapneumovírus Caritativo (HMPV) tem condição em elevação no orbe todo devido ao acrescento de casos na China, principalmente entre crianças e adolescentes, durante o inverno no pátria, que já acendeu alerta para contágio lugar. No Brasil, ele já é famoso e monitorado lã Ministério da Saúde a começar de 2004.
A partir de logo, tem sido monitorado porquê porção das atividades de vigilância epidemiológica do ministério, que inclui a coleta e estudo de dados a cerca de doenças respiratórias.
Segundo a pasta de saúde, “é uno vírus famoso no orbe e banal em casos de síndrome gripal (casos leves), podendo eventualmente evoluir para casos de síndrome respiratória aguda inferior que requerem internação”.
Apesar da cortesia global, a Organismo Mundial da Saúde (OMS) ainda nunca emitiu alertas a cerca de o vírus. Segundo as autoridades, a magnitude e a grau das infecções respiratórias na China é menor do que quando comparada ao mesmo temporada do ano pretérito.
O que é o vírus?
De harmonia com o galeno Miguel Liberato, o HMPV é uno vírus respiratório que acomete as vias aéreas superiores e inferiores, podendo afetar nariz, goela e até os pulmões, e se manifesta com sintomas leves na maioria dos casos.
“Ele origem quadros semelhantes a uno arrefecido banal, porquê tosse, coriza, congestão nasal e febre. Em casos raros, pode evoluir para exiguidade de aparência e desconforto respiratório, mormente em pessoas com comorbidades”, explica o técnico.
A transmissão do vírus ocorre por gotículas e contato com superfícies contaminadas, sendo mais banal no inverno, devido à maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados. É uno dos motivos de a China, uno dos países mais populosos do orbe, estar enfrentando uma tributo subida de transmissão lugar no temporada de inverno.
Cuidados e prevenções
Embora o HMPV nunca seja uno vírus moderno, sua sobreaviso depende de práticas de asseio e cortesia aos sintomas, principalmente em grupos de risca.
A cerca de o cura, o galeno esclarece que nunca há uno específico. “Assim porquê outras infecções respiratórias virais, o HMPV é convenção com medicamentos sintomáticos, e os sintomas costumam requintar espontaneamente em até sete dias. Jamais há vacina nem cura específico, e antibióticos nunca têm efeito a cerca de o vírus”, diz.
Para sobreaviso, o Miguel reforça cuidados já conhecidos, porquê a “saneamento assíduo das mãos, o prática de máscaras em evento de sintomas e sustar aglomerações em locais fechados são medidas essenciais”. Igualmente é essencial sustar entoar olhos, nariz e boca com as mãos sujas.