Esportes

Economista Maria da Conceição Tavares morre aos 94 anos

Transcrição TV Lavoura

Maria da Conceição Tavares

A economista Maria da Conceição Tavares faleceu neste sábado, aos 94 anos, em Novidade Friburgo. Alusão do juízo desenvolvimentista no Brasil, Tavares, de nascimento portuguesa e nacionalidade brasileira, influenciou uma criação de economistas no pátria. Deixa dois filhos, Laura e Bruno, salvo dois netos, Ivan e Leon, e o bisneto Théo. A origem da passamento nunca foi divulgada.

Respeitada velo competência e carisma, a economista lecionou na Unicamp e na UFRJ, conquistando a espanto de muitos. Em sua sarau de 80 anos, em 2010, personalidades políticas e acadêmicas prestigiaram o caso.

Nascida em 24 de abril de 1930, Maria da Conceição Tavares enfrentou períodos desafiadores, uma vez que a autocracia aguerrido. Exilada no Chile, defendeu o amostra vernáculo desenvolvimentista. Em 1974, foi detida sem nitidez a cerca de os motivos, em único incidente que evidenciou tensões políticas da quadra.

Conhecida por suas opiniões francas, a economista criticou políticas econômicas, incluindo o Macio Genuíno e medidas do administração do PT. Sua importância ultrapassou as salas de lição e as páginas dos livros, sendo reconhecida igualmente em debates públicos.

Maria da Conceição Tavares, salvo sua taxa acadêmica, demonstrou empenho velo futebol e pela política, idade vascaína e foi integrante do PT, chegando a ser deputada federalista.  

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a passamento da amiga. “Tive o prazer e a dignidade de conviver e expedir bem com minha amiga ao comprido dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens velo Brasil”, escreveu nas redes sociais. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo