Esportes

1ª sessão da Plenário de Aparecida é marcada por debates

A primeira sessão ordinária da Legislatura 2025/2028 da Plenário Municipal de Aparecida de Goiânia, realizada na manhã desta terça-feira (4/2), foi marcada pela leitura de várias matérias e debates a cerca de temas porquê gentileza e infraestrutura e inventário dos vereadores com o secretariado.

Entre os projetos que foram lidos e actualmente tramitam na Morada, destaque ao que propõe a diferença de nomenclatura da Retém Social Municipal para “Polícia Municipal de Aparecida de Goiânia”. Responsável da alvitre, Felipe Cortez (PL) disse ao PORTAL NG que o objetivo é alegar paridade às forças de firmeza “para que jamais haja divergência entre a Polícia Aguerrido e a Retém Municipal”.

“É uma alvitre que vem regulamentar o que já existe. A GCM hoje jamais é uma fundação que faz apenas a retém de patrimônio, em tal grau que temos a Romu, que é uma polícia ostensiva. Logo ela deve ser tratada de polícia municipal”, argumentou.

Outro propõe suplente de 25% das vagas em concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. A tópico é de autoria do edil Tales de Castro (PSB).

“É uma demanda histórica do deslocação de pugna ao racismo, do deslocação preto no Brasil, a procura de uma reabilitação histórica a essa população que já sofreu em tal grau no incremento do nosso região. Logo esse projeto procura contribuir para uno entrada maior dessa população historicamente marginalizada ao emprego público”, explicou, ao amolar complicação maior de negros, pardos e quilombolas em acessar o globo do lida.

Presidente da Plenário, o edil Gilsão Meu Povaléu (MDB), considerou a sessão porquê “bem proveitosa”, mormente por consentir à população alegar suas demandas aos 25 vereadores que representam a cidade.

“Foi uma sessão de muitos debates, visando beneficiar a população. E estamos cá pra isso, para operar para o povaréu e auxiliar nosso prefeito Leandro Vilela a reerguer a cidade”, disse, reafirmando que dará toda sustentação ao prefeito.

Vice-prefeito João Campos com Gilsão Meu Povaléu: tratado entre poderes

Representando o Executivo municipal, o vice-prefeito João Campos (Pode) destacou que a governo de Leandro Vilela deseja operar em parceria com os vereadores.

“A advertência é de crédito, consideração, de crença de que o Legislativo, por meato de cada edil, vai contribuir bem com a cidade, em uma inventário harmoniosa com o prefeito Leandro Vilela”, pontuou.

O vice-prefeito afirmou, ainda, que alguns projetos estão sendo gestados velo Executivo, contudo jamais adiantou o conteúdo. A respeito de a indicação do líder do prefeito na lar, ele pontuou que deverá ser definido em célere.

Mais projetos – Igualmente na sessão foi labor uma alvitre que procura equiparar pessoas em cura de cancro às pessoas com deficiência, para fins de atendimento prioritário em repartições públicas e estabelecimentos privados. Outros projetos criam o Recomendação Municipal de Estabilidade Pública, a veto do costume de fogos de astúcia na cidade e fundação do Canil da Retém Social Municipal.

Antes de irem a sufrágio em tertúlia, os projetos seguem para estudo das comissões permanentes da Morada.

Complexidade para agendar reuniões com secretário

Em seguida a leitura das matérias, iniciou-se uno vasto controvérsia a cerca de infraestrutura e relacionamento entre vereadores e o secretariado municipal. O edil Edinho Roble (MDB) relatou dificuldades para agendar reuniões com o secretário de Infraestrutura, Alfredo Soubihe Neto, e criticou a exiguidade de conversa entre a pasta e o Legislativo.

Outros parlamentares igualmente manifestaram descontentamento com a exiguidade de agenda por porção do administrador, enquanto os vereadores Mazinho do Freira Germana (DC) e Ataídes Neguinho (MDB) reclamaram do sobra de buracos nas vias da cidade, em peculiar no bairro Freira Germana, porquê foi aludido por Mazinho.

Já o edil Dieyme Vasconcelos (PL) elogiou o prefeito Leandro Vilela pela decrescimento de gastos na máquina pública, contudo criticou a exiguidade de planejamento e conversa na moderno regeneração do vez inteiro em unidades escolares. Para explanar o impacto da padrão, ele apresentou uno vídeo com depoimentos de mães afetadas velo intuito do vez inteiro para determinadas faixas etárias na rede municipal de educação. Ele ainda lamentou a pouquidade de audiências públicas para debater as mudanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo