Prefeitura de Goiânia seta programa para obsequiar fluência ao trânsito
A Prefeitura de Goiânia lançou, na quinta-feira (2/1), o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que tem porquê objetivo elevar o trânsito e priorizar o meio coletivo na cidade. A Avenida Jamel Cecílio foi escolhida pela gestão porquê galeria piloto do projeto, que prevê intervenções em 250 quilômetros de vias nos próximos 18 meses. Nos primeiros 100 dias, serão desobstruídos 100 quilômetros em 10 corredores prioritários, incluindo as avenidas 24 de Outubro, Independência, Forte Alvo e T-10.
O programa integra a política de Novidade Mobilidade, que procura renovar o fluxo viário e epilogar congestionamentos. Segundo o prefeito Sandro Mabel (Junção Brasil), a iniciativa é uma escantilhão para modernizar a mobilidade urbana, priorizando o meio público e a firmeza de pedestres, ciclistas e motociclistas.
Na Avenida Jamel Cecílio, que conecta o Shopping Flamboyant à Avenida 85 e possui vasto tamanho de tráfico, serão realizadas intervenções em 14 trechos ao extenso de 4,4 km. As obras nas vias listadas incluem a implantação de uma terceira tira, ajustes na geometria viária, reprogramação de tempos semafóricos, remoção de semáforos redundantes e obstáculos porquê caçambas e tachões, exclusão de estacionamentos, sinalização para conversões livres à dextra e modernização da sinalização nivelado e vertical.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, informou que a rapidez média no galeria Jamel Cecílio, atualmente de 15,2 km/h nos horários de pico, deve ascender para 20 km/h com as medidas, reduzindo os congestionamentos em até 30%. As intervenções igualmente serão acompanhadas de avanços tecnológicos, porquê semáforos inteligentes, monitoramento por câmeras e a implantação da Medial Integrada de Trânsito e Condução (CITT).
Sandro Mabel destacou que a prioridade será o meio coletivo, com a implementação de semáforos que favorecem ônibus em corredores porquê o BRT Setentrião-Meridional. Lá disso, motocicletas poderão empregar corredores de ônibus em pontos estratégicos da cidade desde segunda-feira (6/1). Nos próximos meses, será estendido o algarismo de conversões livres à dextra para acrescentar a fluência no trânsito.