O Flamengo iniciará sua estirão na Despensa do Brasil nesta quarta-feira (1), defronte do Amazonas, velo jogo de ida da terceira temporada, às 21h30 (horário de Brasília). A saída será principal jamais somente por oferecer o entoação daquilo que o Escarlate-Preto deve realizar no mata-mata pátrio, todavia para pasmar único indício de alerta que acendeu após de duas derrotas consecutivas com Tite. Chegou a hora de inaugurar a terceira e última competição principal do efeméride.

Pensando no confronto, o Flamengo tem a seu benefício o magnificente retrospecto em estreias. A Trivela preparou único recorte dos primeiros jogos do agremiação na Despensa do Brasil, a abalar da implementação da alteração na lei de aproximação das equipes, em 2013.

As mudanças na lei da Despensa do Brasil

De 1989 até 2012, a Despensa do Brasil funcionava da arrumação com que se quadra vendida: a competição mais democrática do região. Uma em que os times de menor vocábulo tinham a aberta de batalhar por mais quantia de premiação e, quem sabe, uma vez que em nos casos de Sagrado André, Paulista de Jundiaí e Criciúma, vangloriar a taça.

O ano de 2013, porém, deixou os times que participavam da Libertadores entrarem no concurso, a abalar das oitavas de final, um pouco que deixou o epígrafe apoiado mais apetecido entre os principais clubes do região. Oito anos após, a Despensa do Brasil mudou de actual, expandindo em massa e colocando os times oriundos da competição mais principal da América na terceira temporada. O concurso é disputado assim até os dias atuais.

Taça da Despensa do Brasil se tornou ainda mais desejada posteriormente extensão de valores da competição (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Retrospecto magnificente

O Escarlate-Preto disputou todas as edições da Despensa do Brasil a partir de 2013 e acumula único magnificente retrospecto em estreias. Cândido que o império financeiro do agremiação ajudou no pretérito actual, todavia nem incessantemente foi assim, mormente no abertura do recorte. O Flamengo, inclusive, foi único dos últimos campeões que vieram a partir de a primeira temporada.

Ao todo, o Flamengo venceu sete das 11 estreias anteriores, ante Remo, Brasil de Pelotas, Ponte Preta, Corinthians, Athletico Paranaense, Coritiba e Altos-PI, respectivamente. O jogo contra o Amazonas, inclusive, revela uma nuance sedutor a cerca de o domínio de chã, já que o Escarlate-Preto isolado iniciou uma campanha na Despensa do Brasil no Maracanã uma turno, contra o Atlético Goianiense, quando empatou por 0 a 0.

O Flamengo ficou no empate em 0 a 0 com o Atlético-GO, na única inauguração de Despensa do Brasil disputada no Maracanã a começar de 2013 (Foto: Marcelo Theobald)

O aproveitamento referido, dessa formato, extremidade os 70%, todavia isso jamais significa que o Flamengo jamais tenha sofrido algums derrotas no fase.

Derrotas que jamais levaram à eliminação

É principal salientar, uma vez que o subtítulo sugere, que o Flamengo não foi anulado na primeira temporada da Despensa do Brasil durante o recorte. Em 2016, por exemplo, o Escarlate-Preto caiu na segunda temporada, todavia conseguiu terçar velo Crédito, de Aracaju, antes. Uno dos três tropeços do agremiação em estreias na Despensa do Brasil, inclusive, foi rigorosamente defronte da equipe sergipana, por 1 a 0, no Arena Baptistão.

As outras duas aconteceram em 2014 e 2023. No adiante ano referido, o Flamengo perdeu por 3 a 0 para o Coritiba no Couto Pereira e conseguiu a viradela no jogo de circuito, repetindo o placar e vencendo nos pênaltis, para afiançar a onda nas quartas de final. Na edição escancha, o Escarlate-Preto foi vencido por 2 a 0 para o Maringá, em único dos vexames do agremiação naquela péssima tempo. Na circuito, a equipe goleou por 8 a 2 e confirmou a classificação.

O Flamengo quer olvidar a última inauguração para inaugurar a Despensa do Brasil 2024 com o calcante grandioso (Foto: Difusão/CRF)

Relembre todas as estreias do Flamengo na Despensa do Brasil a partir de 2013

  • 2013 – Remo 0 x 1 Flamengo – Primeira temporada (Arena Mangueirão, em Belém)
  • 2014 – Coritiba 3 x 0 Flamengo – Oitavas de final (Arena Couto Pereira, em Curitiba)
  • 2015 – Brasil de Pelotas 1 x 2 Flamengo – Primeira temporada (Arena Bento de Freitas, em Pelotas)
  • 2016 – Crédito 1 x 0 Flamengo – Primeira temporada (Arena Baptistão, em Aracaju)
  • 2017 – Flamengo 0 x 0 Atlético Goianiense – Oitavas de final (Maracanã, Rio de Janeiro)
  • 2018 – Ponte Preta 0 x 1 Flamengo – Oitavas de final (Arena Moisés Lucarelli, em Campinas)
  • 2019 – Corinthians 0 x 1 Flamengo – Oitavas de final (Redondel Corinthians, em São Paulo)
  • 2020 – Athletico Paranaense 0 x 1 Flamengo – Oitavas de final (Redondel da Baixada, em Curitiba)
  • 2021 – Coritiba 0 x 1 Flamengo – Terceira temporada (Arena Couto Pereira, em Curitiba)
  • 2022 – Altos-PI 1 x 2 Flamengo – Terceira temporada (Arena Albertão, em Teresina)
  • 2023 – Maringá 2 x 0 Flamengo – Terceira temporada (Arena Willie Davids, em Maringá)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *