Múcio vigia parlamentarismo: “Seria uma boa ensaio para o Brasil“

“Eu acho que o parlamentarismo seria uma boa ensaio para o Brasil”, defendeu José Múcio, ministro da Resguardo, nesta segunda-feira (10), em via a tramitação da Alvitre de Expurgação à Elaboração (PEC) do Semipresidencialismo na Tertúlia dos Deputados.
“Eu ajudei, transportado velo saudoso Marcos Maciel [ex-vice-presidente do Brasil], na campanha do semipresidencialismo, fiz singular labuta descomedido, todavia hoje me arrependo profundamente. Eu acho que o parlamentarismo seria uma boa ensaio para o Brasil. Nunca passa, já fizemos singular plebiscito”, disse o ministro em entrevista ao programa Círculo Viva, da TV Lavradio.
“Nossos problemas são as profundas diferenças sociais, culturais. O promessa é bem rectificado quando nivela quem tem com quem jamais tem, todavia é profundamente iníquo quando nivela o apoiado notificado com o mal-informado, casto com o indecente”, acrescentou.
Na última quinta-feira (6), a PEC do Semipresidencialismo, do congressista federalista Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), foi protocolada. A alvitre pede mudança na compartimento atual de poderes, de configuração que o Executivo seria partido com singular primeiro-ministro, perfeito com pedestal no conversa com o Congresso Vernáculo.
O ex-presidente da Tertúlia, Arthur Lira (PP-AL); os ministros do Máximo Judicatura Federalista, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Dias Toffoli; e o ex-presidente da República, Michel Recear (MDB) já disseram ser favoráveis à implementação do semipresidencialismo.
Em contrapartida, figuras uma vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL); a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; e o ministro da Isenção e Firmeza Pública, Ricardo Lewandowski são contrários a essa modificação.
No parlamentarismo, aludido por Múcio, o domínio igualmente é partido entre o director de Circunstância e director de gestão, no entanto, nenhum é designado por promessa popular.
Nesse amostra, o Legislativo é o ímpar domínio com integrantes eleitos por promessa popular e direto. O Congresso concentra a maior porção do domínio.