Esportes

Alteração da política monetária da China

Noel Celis

O presidente da China, Xi Jinping, durante o Congresso do Quebrado Bolchevista em outubro de 2022

A transporte da política monetária na China é feita de uma processo mais inclinada ao controle quantitativo. Isto é, em turno de o importante firmamento ser a imposto de juros, o Banco Meão do pátria utiliza objetivos associados ao desenvolvimento do confiança para gerenciar a quantidade de numerário da economia.

Nunca é exatamente o que se fazia no oeste há algumas décadas quando os bancos centrais controlavam a quantidade de numerário.  Ao que parece, esse regimento está com os dias contados. 

Em entrevista para o Financial Times, o banco meão chinês indicou que reduzirá a imposto de juros de 1,5% ao ano para o que qualificou uma vez que único nível ajustado, em versão desocupado. Essa é a imposto das operações compromissadas (recompra reversa) com prazo de sete dias.

Para termos uma teoria do que isso representa, o gráfico a acompanhar prova o histórico da imposto de juros com pedestal nos dados do Trading Economics:

O histórico da taxa de juros com base nos dados do Trading Economics
Trading Economics

O histórico da imposto de juros com pedestal nos dados do Trading Economics

O deslocação em direção a uma transporte monetária mais “ortodoxa”, uma vez que definiu o Financial Times na entrevista supracitada, jamais é necessariamente moderno, porém pode lucrar único moderno capítulo levante ano.

Em item sabido na Economic Modelling em julho de 2020, “The transition of China’s monetary policy regimento: Before and after the four trillion RMB stimulus”, Buben Fu e Bin Wang identificaram que a imposto de juros ganhou único protagonismo maior dentre as ferramentas monetárias disponíveis ao banco meão em seguida 2009.

Todavia por que uma novidade modificação actualmente? Se eu tivesse que contrariar com somente único gráfico, seria o que segue aquém, cujos dados foram obtidos no FRED, o depósito do Federalista Reserve de St. Louis:

Gráfico do repositório do Federal Reserve de St. Louis
Transcrição

Gráfico do depósito do Federalista Reserve de St. Louis

Note que os preços dos imóveis residenciais na China têm registrado uma qualidade de abismo a começar de 2021, de formato que o nível confederado medial, no segundo trimestre de 2024 (a última leitura disponível), estava no mesmo patamar do preâmbulo de 2016. 

A China está passando por uma diferença no seu amostra de desenvolvimento. As feridas da transferência podem se voltar tal maneira profundas quanto forem as dificuldades em equacionar essas alterações estruturais; ali disso, o gestão chinês quer tentar amenizar as oscilações de sintético prazo enquanto a economia encontra uma outra formato de ascender sustentável e confortavelmente, ainda que em regularidade consideravelmente mais vagaroso se comparado às taxas de dois dígitos do pretérito.

Uma vez que o controle quantitativo jamais está mais dando produto, vai tentar a atalho ortodoxa. Vai ser suficiente? Acredito que jamais. O nível da imposto de juros já se encontra em único patamar relativamente insignificante para mando propelir a atividade econômica na bitola dos desafios que a China enfrenta.

É exequível, inclusive, que a China esteja no que a literatura econômica labareda de ineficiência dinâmica. Se for o acontecimento, a política monetária pode “patinar” sem agarrar o seu objetivo.

Todavia, independentemente da brindar evidente, quem é afetado por isso (e uma vez que)?

Em “International Transmission of China’s Monetary Policy”, Mi Zhang, Dongzhou Mei e Wenni Formalidade identificam os canais pelos quais as mudanças na política monetária transbordam para outras economias.

Os autores encontraram que as mudanças monetárias no gigante asiático operam, fundamentalmente, velo transacção internacional (atalho manufactura industrial), em tal grau em economias desenvolvidas, uma vez que em economias emergentes.

Isso pode mostrar qualquer fôlego em único cenário de atenuação de trocas comerciais e prenúncio de protecionismo crescente atalho aumentos de tarifas (e suas respectivas retaliações).

Ou seja, ainda que para a China em si eu jamais acredite que essa diferença sozinha será suficiente, ao menos, os novos cortes de juros podem configurar qualquer fôlego para a economia internacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo