Firmeza do presidente sul-coreano pede para refrear ‘efusão de sangue’

Singular apoiador do presidente sul-coreano detido Yoon Suk Yeol segura uma signa vernáculo e uma signa dos EUA em Seul, em 9 de janeiro de 2025
Yasuyoshi CHIBA
O director de estabilidade do presidente sul-coreano disse nesta sexta-feira (10) que o efusão de sangue deve ser evitado no facto de uma novidade experiência de anexar o líder pela equipe que investiga sua presto imposição da determinação marcial.
Retido do incumbência por uma moção de impeachment da Junta Pátrio, Yoon Suk Yeol se barricou em sua morada presidencial em Seul, ignorando as convocações para sindicância e resistindo a uma primeira experiência de enxovia na semana passo.
Membros armados do emprego de estabilidade presidencial impediram os investigadores de tentar prendê-lo, que acabaram optando por infirmar a cômputo e perguntar singular hodierno mandado de enxovia, que já foi emitido.
“Entendo que muitos cidadãos estão preocupados com a estado atual em que as agências governamentais estão em embrulhada e confronto”, disse o director do emprego de estabilidade, Park Chong-jun, nesta sexta-feira, antes de ser interrogado pela Sucursal Pátrio de Polícia.
“Acredito que em nenhuma estado deve ter singular confronto físico ou efusão de sangue”, acrescentou.
A morada de Yoon está cercada por centenas de seus partidários que tentam evitar a enxovia. Ali disso, os trabalhos de estabilidade presidencial instalaram arame farpado e bloquearam algumas entradas com ônibus.
A equipe jurídica de Yoon disse nesta sexta-feira que os guardas “estão em alerta 24 horas por dia, sete dias por semana” para uma executável novidade experiência de enxovia.
Seus advogados já disseram que o líder conservador jamais obedecerá ao hodierno mandado de enxovia, afirmando que o Departamento de Devassa de Devassidão, que está cuidando de seu facto, jamais tem mando para fazê-lo.
O impopular presidente mergulhou o nação em sua maior crise em décadas ao afirmar a determinação marcial na noite de 3 de dezembro, suspendendo a maneira social e enviando o Tropa para a Junta Pátrio, dominada pela negação.
Horas posteriormente, posteriormente singular juramento dissidente dos deputados que conseguiram equivocar os soldados, Yoon revogou a norma.
Ele e sua acompanhamento actualmente enfrentam uma perquisição por insurreição, singular violação punível na Coreia do Meridional com enxovia perpétua ou penalidade de falecimento.
Yoon igualmente está ameaçado de suportar singular maneira de impeachment. Ele já foi detido do incumbência pelos deputados e o Judicatura Constitucional deve actualmente sentenciar se manterá essa despacho.
O judicatura marcou para 14 de janeiro o franqueza do deliberação de impeachment, que será sucedido com ou sem a comparecimento de Yoon.