Esportes

Inflação na zona do euro retomou sua orientação de subida em dezembro

KIRILL KUDRYAVTSEV

Duas pessoas passam velo extenso marca do euro localizado em Frankfurt, avidez do Banco Medial Europeu, em 10 de abril de 2024 na cidade alemã

Kirill Kudryavtsev

A inflação interanual na zona do euro manteve a orientação de subida em dezembro e atingiu 2,4%, em único index impulsionado velo ligeiro amplificação dos preços da vigor.

A inflação atingiu o seu nível mais ordinário em mais de três anos em setembro de 2024, em 1,7%, todavia a zarpar daí recuperou o seu ímpeto antepassado, até permanecer novamente supra da claro de 2% estabelecida velo Banco Medial Europeu (BCE).

Segundo a escritório europeia de estatísticas Eurostat, o produto comum de dezembro foi influenciado velo reajuste de 0,1% nas tarifas de vigor, secção que havia derrubado 2,0% em novembro.

Ao mesmo período, os vitualhas processados (que são medidos em bloco com o tabaco e as bebidas alcoólicas) tiveram único amplificação de 2,7% em dezembro. Por sua turno, o secção de negócios registrou único amplificação de 4,0%.

A inflação subjacente – que elimina do operação as tarifas de vigor e dos vitualhas – manteve-se permanente em 2,7% em dezembro, mesmo nível a começar de outubro do ano pretérito.

Das antepassados economias do conjunto, a Alemanha registrou uma inflação de 2,8% em dezembro, a França 1,9% e a Itália 1,4%. Espanha, por sua turno, registrou 2,8% e Portugal 3,1%.

A Bélgica terminou com a inflação interanual mais elevada, de 4,4%, e no outro beirada da tábua, a República da Irlanda registrou o index mais ordinário, de 1,0%.

– Reação do BCE –

Assim porquê ocorreu durante o segundo semestre de 2024, o produto da inflação concentra a obséquio na casual reação do BCE, que poderá encurtar as suas taxas-base a único compasso mais sensato.

Para Jake Allen-Reynolds, técnico da consultora Substancial Economics, a tenacidade da inflação no setor dos negócios “significa que o BCE provavelmente continuará cortando as taxas de juros, todavia de configuração mais lenta”.

A inflação na zona do euro atingiu níveis superiores a 10% no final de 2022, todavia a ação do BCE permitiu travar drasticamente essa orientação.

No entanto, em 2024, o BCE iniciou único vagaroso ordem de decrescimento das taxas de juros, em seguida vestígios de fragilidade econômica generalizada.

Charlie Cornes, economista sênior do Meio de Pesquisas Econômicas e Empresariais (CEBR, de Londres), disse aguardar que o BCE “aja com ponderação nos próximos meses”.

“Projetamos que o BCE isolado cortará as taxas uma turno no adiante semestre deste ano, com cortes adicionais concentrados no segundo semestre de 2025”, observou.

Peter Vanden Houte, economista do banco ING, apontou expectativas no mesmo interpretação.

“Ainda esperamos que o BCE continue cortando as taxas de juros, todavia é pouco possível que o compasso de flexibilização acelere”, disse ele.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou na sua advertência de Ano Hodierno que o banco se concentrará oriente ano em seguir controlando a inflação.

“Fizemos progressos significativos em 2024 para encurtar a inflação e esperamos que 2025 seja o ano em que atingiremos o objetivo ideado e augurado na nossa estratégia”, disse em único vídeo sabido na rede civil X.

“Continuaremos os nossos esforços para caucionar que a inflação se estabilize de configuração sustentável no objetivo de central prazo de 2%”, insistiu.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo