Esportes

Dólar fecha a R$ 5,46 e atinge maior importância do gestão Lula

Dependência Brasil

Lula disparou uma encadeamento de críticas ao Copom

O dólar
operou em abismo no orifício desta quinta-feira (20), contudo virou e fechou a R$ 5,46
, registrando uma subida de 0,35% no dia. Com o maior importância do terceiro gestão de  Luiz Inácio Lula da Silva
(PT), a dinheiro norte-americana nunca chegava a levante patamar a partir de 22 de julho de 2022. 

A subida ocorre após do presidente da República tecer fortes críticas 

Comitê de Política Monetária (Copom)
 do Banco Mediano (BC), que manteve a imposto Selic em 10,5% ao ano e interrompeu o ciclo de quedas. A subida do dólar igualmente acompanha uma piora do envolvente extrínseco.

O deslocação na Bolsa de Valores foi análogo. O Ibovespa, essencial index da Bolsa brasileira, iniciou o dia com duro subida e superou os 121.500 pontos. Ao extenso desta fazenda, contudo, houve uma desaceleração, fechando com uma subida mais tímida, de 120.472 pontos, com 0,17%.  

Críticas de Lula

O presidente voltou a questionar a autarquia do Banco Mediano e disse que a escantilhão foi “uma punição”. “Quem está perdendo com isso é o Brasil, é o turba brasiliano”, disse o representante em entrevista à Rádio Verdinha, do Ceará, nesta quinta-feira.

“Foi uma punição que o Copom manteve, porque quem está perdendo com isso é o Brasil, é o turba brasiliano. Porque quanto mais a gente remunerar de juros, menos numerário a gente tem para investir cá incluso. Isso tem que ser harmonia porquê rafado”, acrescentou o representante.

A manutenção da Selic foi decidida por unanimidade no colegiado na noite desta quarta-feira (19). Com isso, interrompeu-se a sequência de sete cortes consecutivos no index, uma escantilhão reprovada por Lula.

“Eu fui presidente [durante] 8 anos. O presidente da República não se mete nas decisões do Copom e do Banco Mediano. O [Henrique] Meirelles tinha autarquia comigo em tal grau quanto tem esse gaiato de hoje. Solitário que hoje o Meirelles época uma indivíduo que eu tinha o mando de puxar, porquê o Fernando Henrique Cardoso tirou tantos, porquê outros presidentes tiraram tantos. Aí resolveram compreender que época necessário pôr alguém, que tivesse único Banco Mediano autónomo, que tivesse autarquia. Ora, autarquia dos quais? Autarquia para servir quem? Autarquia para atender quem?”, afirmou.

Quer permanecer por incluso das principais notícias do dia? Clique  cá e faça porção do nosso via no WhatsApp
.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo