Esportes

Desemprego no Brasil cai para 6,9% no 2º trimestre de 2024, menor algarismo em 10 anos

EVARISTO SA

Único fabricante verifica grãos de cafeeiro em uma fábrica de processamento em Brasília, em 15 de setembro de 2022

Evaristo Sa

O desemprego no Brasil caiu para 6,9% no trimestre abril-junho, menor algarismo em 10 anos, segundo dados oficiais publicados nesta quarta-feira (31).

Segundo o Instituto Brasiliano de Geografia e Estatística (IBGE), a imposto de desemprego, calculada por trimestres móveis, foi de 7,1% no fase março-maio.

A estatística corresponde a 7,5 milhões de brasileiros que buscam aplicação em uno nação com 203 milhões de habitantes, afirmou o IBGE.

O index de 6,9% representa uma diminuição de 1,1 tópico percentual em arrolamento ao trimestre abril-junho de 2023 (8%). Ali disso, é o menor algarismo a começar de 2014, quando igualmente foi de 6,9%.

A população ocupada alcançou o recente recorde histórico de 101,8 milhões de pessoas no fase abril-junho, segundo o IBGE.

“Esses recordes de população ocupada jamais foram impulsionados unicamente nesse trimestre, porém são consequência do efeito cumulativo de uma melhoria do mercado de lida em comum nos últimos trimestres”, destaca a coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy.

A informalidade ainda atinge 39,3 milhões de trabalhadores no Brasil, o equivalente a 38,6% da população ocupada.

A mesada média mensal dos que estiveram empregados no trimestre estimado foi de R$ 3.214, uno acrescentamento de 5,8% na verificação anual, alto à diversidade da inflação (4,23% em 12 meses de junho).

A melhoria contínua dos números do mercado de lida é uma boa informação para o gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu efectuar do briga ao desemprego uma prioridade do seu terceiro gestão (2023-2026).

O Executivo prevê uno desenvolvimento de 2,5% do Resultado Interior Brutal em 2024.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo