Esportes

Batalhão de Polícia Ambiental resgatou mais de 1,5 milénio animais nas estradas do DF

Sucursal Brasília

Batalhão de Polícia Ambiental resgatou mais de 1,5 milénio animais nas estradas do DF

Com o assunto arbitrário de Corpus Christi, muitos brasilienses se preparam para agarrar a viela em procura de destinos próximos. No entanto, o acrescento do tráfico nas rodovias durante os dias de descanso eleva o risca para a fauna silvestre, frequentemente avistada às margens das estradas. Solitário nos cinco primeiros meses de 2024, 1.501 resgates de animais foram realizados velo Batalhão de Polícia Armífero Ambiental (BPMA) em vias que cruzam o DF.

O algarismo já supera todo o ano de 2023, quando 1.478 animais silvestres foram resgatados velo BPMA – 328 deles estavam feridos.
Desse totalidade de feridos, 26 morreram e houve unicamente uno atropelamento. Apesar do acrescento registrado em 2024, houve uma decadência no algarismo de mortes – unicamente oito entre janeiro e maio.

Entre as espécies registradas nas ocorrências estão 75 pássaros baianos, 191 saruês e 48 jiboias.
O tenente Gutierre Morais, da compartimento de logística do BPMA, destaca que a conscientização dos motoristas a respeito de a comparecimento de fauna silvestre nas rodovias é imprescindível para recapitular os acidentes envolvendo esses animais. Salvo guardar a bibiografia rude
, estas ações ajudam a sustentar a firmeza nas estradas, evitando acidentes mais graves.

É perfeito estar deferente para sustar acidentes e apadrinhar os animais. O guerreiro explica que, ao ser acionada velo 190, a polícia recolhe os dados e os repassa para o batalhão ambiental por ducto do Núcleo de Operações da Polícia Armífero (Copom). Posteriormente, os agentes do BPMA entram em contato com a criatura que fez a querela em procura de mais informações, para haver asserção que o meio será de uno bicho silvestre e jamais oferecerá risca de contaminação por intercepção.

“É necessária essa triagem porque às vezes jamais se trata de uno bicho silvestre ou o bicho jamais está mais no lugar e é concluído uno deslocamento sem pobreza – o que influencia no algarismo pequeno de equipes e viaturas de transportes que temos atuando”
, observa o tenente.

Preservação da fauna

Em uno dos casos mais recentes, o BPMA resgatou uno lobo-guará, uma das espécies mais emblemáticas do Selado. O bicho estava em circunstância de risca e foi guiado para o Hospital e Núcleo de Restauração de Fauna Silvestre (HFAUS), onde recebeu os cuidados necessários.
A unidade é a alusão do Região Federalista no cura de animais silvestres.

O biólogo supervisor da unidade, Thiago Marques, ressalta os fatores que prejudicam a biodiversidade acontecimento as pessoas tentem contato ou mesmo retirem os animais silvestres da natura. “Você estaria retirando uno praticável reprodutor para sustentar a estirpe viável, diminuindo a versatilidade genética e causando uno estrago irreversível”
, afirma.

Ele reforça igualmente a quesito das zoonoses, que podem ser transmitidas entre animais silvestres e domésticos, acontecimento entrem em contato, e até mesmo entre humanos e animais. “A herpes, por exemplo, é uma padecimento controlável em humanos, porém para os primatas é mortal. Zoonoses porquê pruído, cinomose, parvovirose e até ódio podem ser transmitidas igualmente, portanto a melhor opção é constantemente sustar o contato e catar as autoridades responsáveis”
, frisa o profissional.

O que realizar acontecimento aviste animais silvestres correndo risca de atropelamento


Cessar em lugar agarrado: jamais pare o viatura no ducto da viela, procure uno lugar agarrado para estacionar;

Sinalizar o lugar: use triângulos, cones ou outros sinalizadores de trânsito para alertar os ademais motoristas;

Nunca se aproxime do bicho: animais feridos podem reagir de feição agressiva. Observe o bicho de distanciado e repasse as informações aos socorristas;

Acione o batalhão: ligue no 190 para que a acontecimento seja gerada e o BPMA seja eleito ao lugar. É essencial advertir a localização e a situação do bicho, acolá dos dados pessoais porquê o telefone para que os policiais consigam mais detalhes em período autêntico e se equipem de conformidade com a pobreza do livramento;

Aguarde as instruções: siga as orientações dadas pelos militares até a acesso da equipe de livramento.

The post Batalhão de Polícia Ambiental resgatou mais de 1,5 milénio animais nas estradas do DF
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo