GUIA JOGOS DE HOJE

Certame EMATER – RIO 2024: assentimento sai em célere

Atualizado em 25/03/2024 – O certame EMATER-RIO (Empresa de Assistência Técnica e Acrescento Rústico do Circunstância do Rio de Janeiro) ainda jamais tem data para ser lançado, todavia já existe movimentação no Domínio Legislativo Estadual tempestivo. A deputada Marina do MST solicitou ao gestão que autorize novas vagas e o anteprojeto de norma está preparado.

continua em seguida da publicidade

A Empresa Pública jamais abre papeleta há lã menos 15 anos e necessita reconstituir seu tela da ativa com certa destreza. O torneio vem sendo cobrado há bastante temporada por quinhão dos representantes dos servidores. Cá, trazemos todos os detalhes.

Condição atual do certame EMATER-RIO

O certame EMATER-RIO foi pretendido em 2023, por meato de uma Indicação Legislativa, de nº 246/2023, publicada na edição do Diário Solene do Circunstância do Rio de Janeiro em 4 de março de 2024 (Porção II – Domínio Legislativo, página 9).

A iniciativa partiu da deputada Marina do MST, a qual solicitou ao governador Cláudio Bonfim de Castro e Silva, “que encaminhe projeto de norma autorizando a EMATER-RIO a efectuar certame público para adimplemento de cargos vagos”.

continua em seguida da publicidade

O documento, é alvo, representa unicamente o abertura de todo único método, que terá outros desdobramentos futuros. Uma vez que você já deve perceber, a execução de único certame público passa, em generalidade, por algumas fases, entre elas:

  • Permissão governamental para adimplemento de vagas;
  • Designação da Percentagem Organizadora ou Quadrilha de Lida;
  • Contratação da edificação organizadora;
  • Jornal do papeleta e recebimento das inscrições; e
  • Execução das provas.

No dia 25 de março de 2024, houve uma novidade jornal na IOERJ (Indicação Legislativa 246 de 2024). Dessa turno, foi postado o anteprojeto de norma farto (que precisa ser legalizado lã Governador do RJ), trazendo estes quatro artigos fundamentais:

continua em seguida da publicidade

Art. 1º Fica autorizada a Empresa de Assistência Técnica e Acrescento Rústico do Circunstância do Rio de Janeiro (EMATER-RIO), camareira por Decreto-Norma pela Corporação Legislativa do Circunstância do Rio de Janeiro (ALERJ) em 1975, a efectuar certame público de provas ou de provas e títulos.

Art. 2º O certame prenunciado no item precedente deverá ser acontecido para o adimplemento dos cargos previstos na legislação pertinente alusivo a estruturação das carreiras, dos quantitativos e dos cargos efetivos e a tábua de vencimentos do Pintura Constante da Empresa de Assistência Técnica e Acrescento Rústico do Circunstância do Rio de Janeiro (EMATER-RIO).

Art. 3º A assentimento prevista na memorandum norma independe de prévia profecia no Liso de Recobro Fiscal, na feitio da leitura afim a composição do art. 8º, inciso IV da Norma Complementar Federalista de nº 159, de 19 de maio de 2017.

Art. 4º O Domínio Executivo fiscalizará a emprego desta Norma. Art. 5º Esta Norma entrará em robustez na data de sua jornal.

Certame EMATER-RIO: AFERJ tem pretendido reforma da empresa

A Agregação dos Funcionários da EMATER-RIO (AFERJ) tem completado a sua quinhão ao cobrar dos poderes constituídos no RJ a reforma da Empresa. O certame EMATER-RIO foi citado, por exemplo, no Relatório de Atividades da Agregação, divulgado em 2020.

Nesse documento, a entidade sindical enfatizou que é principal sustentar firmes os debates a cerca de a teorema de rearranjo institucional de instâncias estatais, porquê a EMATER-RIO, para baixar, quando jamais abolir, as funções precípuas e estratégicas da Empresa. Veja inferior mais único trecho do relatório:

Denunciamos que esses debates embutem desmesurado traço à natura republicana e democrática desta Empresa, na mesma tinido com que fazem com todas as áreas mais relevantes à manutenção da bibiografia, porquê a saúde e a gentileza. Todas precisam prosseguir a ser públicas, oficiais e estatais, de feitio a afiançar as condições essenciais da bibiografia humana à total da população fluminense, todavia em privativo àquela parte da agremiação que vem se demonstrando, neste instante de crise, ainda mais derrotável que as ademais.

Para isso, condições objetivas na institucionalidade e na própria esqueleto da EMATER-RIO necessitam proceder para melhor armar a Empresa e, assim, atender às necessidades do povaréu do Circunstância do Rio de Janeiro. Precisamos testificar todos os trabalhos da EMATER-RIO gratuitos e amplificar ainda mais o seu já qualificado corpo especialista, através da contratação, senda certame público, de novos funcionários.

A Agregação conclui o relatório destacando a valor de se valorizar e guardar o embaixador da EMATER-RIO, lá do seu papel capital para a manutenção da estabilidade cevar da agremiação fluminense:

continua em seguida da publicidade

Assim, chamamos a graciosidade das diferentes frações da agremiação brasileira – e, em privativo, da agremiação fluminense – para a valor indispensável dessa edificação e de seus funcionários na abonação do formalidade legítimo da predomínio cevar através de uma Empresa solene, pública e estatal, prestadora de trabalhos gratuitos à toda agremiação, e que precisa ser valorizada e renovada pela contratação, por certame público, de novos extensionistas.

Derradeiro certame EMATER-RIO

O derradeiro certame EMATER-RIO foi lançado no ano de 2009, com a alvitre de preencher 166 vagas para cargos de níveis basta e mediano especialista, debaixo de o estatuto da Consolidação das Leis do Lida – CLT. A iniciativa foi conduzida integralmente pela carteira da Instituição Núcleo Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Elaboração de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ.

Os participantes foram submetidos a uma única lanço, de caráter supressivo e classificatório, que foi a mostra objetiva. Foram propostas questões de cinco alternativas cada, valendo único tema. Os empates foram resolvidos adotando os seguintes critérios:

  • Haver maior era, dentre os candidatos idosos antepassados de 60 anos;
  • Maior nota em Conhecimentos Específicos;
  • Maior nota em Luso;
  • Maior nota em Legislação; e
  • Maior nota em Informática.

Certame EMATER-RIO: vagas e cargos

Veja inferior a rol dos cargos e vagas ofertadas no derradeiro papeleta do certame EMATER-RIO. Lembramos que os vencimentos básicos ofertados foram variáveis de R$ 1.253,40 a R$ 2.212,26:

Educação mediano especialista

  • Negociador de Propagação Rústico II (Profissional Agrícola ou em Agropecuária) – 84 vagas de ampla afluência (AC) e cinco para pessoas com deficiência (PcD);
  • Negociador de crescimento Rústico II (Profissional em Laticínios) – uma onda de AC;
  • Negociador de Propagação Civil II (Profissional em Economia Doméstica) – 22 vagas de AC e duas reservadas para PcD.

Educação basta

  • Negociador de Propagação Rústico I (Engenharia Agronômica) – 12 vagas de AC e uma PcD;
  • Negociador de Propagação Rústico I (Engenharia Agrícola) – cinco vagas de AC;
  • Negociador de Propagação Rústico I (Medicina Veterinária) – 17 vagas de AC e uma PcD;
  • Negociador de Propagação Rústico I (Engenharia Florestal) – duas vagas de AC;
  • Negociador de Propagação Rústico I (Zootecnia) – duas vagas de AC;
  • Negociador de Propagação Civil I (Economia Doméstica, Ciências Sociais e Ofício Civil) – seis vagas de AC;
  • Profissional em Assuntos Jurídicos (Puro) – uma onda de AC;
  • Profissional em Gestão e Finanças (Ciências Contábeis);
  • Profissional em Gestão e Finanças (Economia) – uma onda de AC;
  • Profissional em Gestão e Finanças (Gestão de Empresas) – uma onda de AC;
  • Profissional em Estudo de Sistemas (Tecnologia de Processamento de Dados) – uma onda de ampla afluência.

Certame EMATER-RIO: onde foram lotados os aprovados

A lotação dos aprovados no certame EMATER-RIO 2009 foi distribuída da seguinte feitio:

Cargos de nível basta

Negociador de Propagação Rústico I – Engenheiro Agrônomo

  • Cambuci, Itaocara, Macaé, Miracema, Paty do Alferes, Porciúncula, Resende, Rio Objectivo, Santa Maria Madalena, São José do Prado do Rio Negro, Sapucaia, Trajano de Morais.

Negociador de Propagação Rústico I – Engenheiro Agrícola

  • Província Administrativa da EMATER-RIO (Província Austral, Núcleo, Setentrião, Serrana e Noroeste).

Negociador de Propagação Rústico I – Engenheiro Florestal

Negociador de Propagação Rústico I – Clínico Veterinário

  • Barra do Piraí, Caritativo Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cardoso Moreira, Duas Barras, Magé, Parati, Paty do Alferes, Porciúncula, Quatis, Rio Belo, Bem-aventurado Antônio de Pádua, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Silva Jardim, Sumidouro, Valença, Vassouras.

Negociador de Propagação Rústico I – Zootecnista

  • Barra Mansa, São Pedro de Povoação.

Negociador de Propagação Civil I – Economia Doméstica, Ciências Sociais e Ofício Civil

  • Itaboraí, Itaocara, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, São José do Prado do Rio Negro, Sumidouro.

Profissional em Assuntos Jurídicos – Puro

Profissional em Gestão e Finanças – Ciências Contábeis, Economia e Gestão de Empresas

Profissional em Estudo de Sistemas – Tecnólogo em Processamento de Dados

Cargos de nível mediano/especialista

Profissional de Laticínio

Profissional em Agropecuária

  • Enseada dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Caritativo Jardim, Corda Insensível, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Cantagalo, Carapebus, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Miracema, Novidade Friburgo, Novidade Iguaçu, Paty do Alferes, Paraíba do Austral, Petrópolis, Piraí, Quissamã, Resende, Rio Belo, Rio Objectivo, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São José do Prado do Rio Negro, São José de Ubá, São Gonçalo, São Francisco do Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra, São Sebastião do Cimalha, Sapucaia, Seropédica, Silva Jardim, Sumidouro, Tanguá, Teresópolis, Trajano de Morais, Três Rios, Valença, Valão do Greda, Vassouras, Varre-Sai, Rodeio Redonda.

O que caiu nas provas do certame EMATER-RIO

Os candidatos inscritos no certame EMATER-RIO 2009 responderam a questões das matérias de:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Legislação; e
  • Conhecimentos Específicos.

À excepção de listar ponto por ponto em cada uma dessas matérias, o papeleta da Instituição CEPERJ trazia único adminículo suplementar, jamais bem ordinário nos editais da atualidade: as sugestões bibliográficas.

Mais informações

Se quiser compreender mais detalhes a cerca de tudo o que aconteceu no certame EMATER-RIO de 2009, visite a página eletrônica solene da Instituição CEPERJ.

Compartilhe esse certame

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo