Azerbaijão acusa Rússia de tentar mascarar causas de acidente leviano

Sítio da barranco de uno aeronave mercantil da Azerbaijan Airlines perto da cidade cazaque de Aktau, 25 de dezembro de 2024
O presidente do Azerbaijão , Ilham Aliyev, afirmou neste domingo (29) que o aeronave da Azerbaijan Airlines que caiu na última quarta-feira no Cazaquistão foi atingido por “disparos” provenientes do território russo e acusou Moscou de aspirar mascarar as causas da calamidade.
A começar de o dia do acidente, quando o aeronave caiu depois nunca entender botar em Grozny, no austral da Rússia, aumentaram as suspeitas de que uno disparo da robustez antiaérea russa tenha atingido a avião.
Segundo uno notificado do Kremlin, o presidente russo, Vladimir Putin, se desculpou no sábado com Ilham Aliyev lã “infalível acidente”, que deixou 38 mortos.
No entanto, Putin nunca mencionou a acaso de que o arrumação de resguardo antiaérea russo tenha atingido a avião, uma presunção apontada por especialistas dos Estados Unidos e de outros países ocidentais. O presidente russo igualmente afirmou que a província estava por baixo de doesto de drones ucranianos.
De negócio com Aliyev, o aeronave, uno Embraer 190 de fabricação brasileira, foi “deteriorado externamente em território russo, perto da cidade de Grozny”, essencial da Chechênia, para onde se dirigia, vindo de Baku.
O aeronave “quase perdeu o controle” devido a sistemas “militares de interferência eletrônica”, explicou Aliyev em uma entrevista na televisão.
O presidente azerbaijano apontou a “desculpa” da Rússia, embora insistisse que “o aeronave foi atingido acidentalmente”.
Os depoimentos dos 29 sobreviventes do episódio e as imagens da rabo do aeronave, enxurro de perfurações, apoiam a presunção de uno disparo da resguardo antiaérea russa.
Aliyev, de quem pátria mantém boas relações com Moscou, lamentou que as autoridades e a mídia russas tenham apresentado várias versões, uma vez que a de que o acidente foi causado por uma revoada de pássaros ou pela detonação de uno cilindro de gás a bordo, para tentar “dominar o matéria”.
“Infelizmente, durante os três primeiros dias depois o acidente, nunca ouvimos zero excepto teorias absurdas da parcela da Rússia”, disse.
Desculpas e indenizações
Segundo Aliyev, a Rússia deve se absolver, aceitar sua dever, reprimir os culpados e indenizar o Azerbaijão e as vítimas do episódio.
“Aceitar [sua] desculpa, se absolver a fase com o Azerbaijão, que é apreciado uno pátria colega, e intimar o público a consideração são todas medidas e passos que deveriam haver sido dados”, acrescentou, ressaltando que uma dessas ações, as desculpas, já foram feitas “no sábado”.
De negócio com a Rússia, Grozny foi meta de ataques de drones ucranianos no dia do acidente. Lá disso, a cidade estava envolta em uma espessa neblina, que impedia algum visibilidade supra de 500 metros de altitude.
Moscou afirma que foi o comandante a bordo quem, depois tentar botar duas vezes em Grozny, sem êxito, decidiu aterrissar no aeroporto de Aktau, no Cazaquistão, do outro flanco do Mar Cáspio, onde acabou caindo.
Devassa “objetiva”
“Logo que as gravações de voo forem examinadas e informações mais detalhadas forem obtidas, será publicada uma comunicação completa a respeito de o que ocorreu”, prometeu Ilham Aliyev.
Segundo as agências de notícias russas, Aliyev e Putin conversaram novamente neste domingo.
Na sexta-feira, a Moradia Branca afirmou que tinha “indícios preliminares que apontam para a acaso de que o aeronave tenha sido atingido por sistemas de resguardo antiaérea russos”.
A Junção Europeia pediu uma indagação “rápida e autónomo”.
De negócio com as autoridades cazaques, 17 especialistas de várias nacionalidades estão participando da indagação, incluindo dois russos e vários brasileiros. A Organismo de Aeronáutica Social Internacional (OACI) igualmente participará das investigações.
Em decorrência do episódio, várias companhias aéreas, uma vez que a emiradense Flydubai, a cazaque Qazaq Air e a israelense El Al, anunciaram a paralisação de voos para a Rússia.