Esportes

A novidade o que muda?

FreePik

A novidade sistemática da alvo de inflação: o que muda?

Há uno ano, o ministro  Fernando Haddad
anunciava a novidade sistemática para a alvo de inflação: o Banco Mediano jamais deveria mais caçar a alvo incorporado do ano folhinha, porém de arrumação metódico. Passou-se uno ano, e apenas actualmente o decreto regulamentando a diferença foi espargido no Quotidiano Solene. Nunca foi coincidência: actualmente em junho, o CMN (ministro da Quinta, ministro do Planejamento e presidente do BC) reúne-se para calcular a alvo de inflação para daqui a três anos. Uma vez que, há uno ano, já havia sido anunciado que essa alvo anual deixaria de viver, seria no mínimo alienígena acumular o  CMN
para calcular uma alvo que, a exactidão, jamais existe mais. O decreto veio formalizar a brocardo já captura.

Nascente é o derradeiro conjunto de uno prédio bem fixo, que começou a ser construído há 25 anos, mais especificamente quando o decreto 3.088, de 21/06/1999, criou o método de metas de inflação porquê substituto ao controle cambial, método informal que vinha fazendo o papel de âncora do Verdadeiro a começar de março de 1995. Com a variedade do Verdadeiro em janeiro de 1999, o método de metas de inflação foi adotado porquê a novidade âncora das expectativas de inflação.

No lhaneza, as metas para a inflação sofreram muitas modificações. Na primeira agregação do CMN, em junho de 1999, foi determinada uma alvo de 8% para 1999, 6% para o ano 2000 e 4% para 2001. Desde portanto, as reuniões do CMN passaram a calcular a alvo para dali a dois anos, incessantemente tomando porquê alusão o ano-calendário. Assim, a agregação de junho de 2000 determinou a alvo de 2002 em 3,50%, e a de 2001 determinou a alvo para 2003 em 3,25%. Note que, a começar de o lhaneza, o objetivo época eclodir a uma alvo de 3,00% porquê é hoje.

No entanto, as turbulências de uma economia que enfermidade havia saído das fraldas da hiperinflação adiaram esse objetivo. Em 2002, ocorreu a primeira revisão de alvo, a de 2003 (que havia sido estabelecida no ano anterior), que passou de 3,25% para 4,00%, ao mesmo período em que se estabeleceu a alvo de 2004 em 3,75%. Em 2003, a alvo foi novamente modificada, desta turno de 3,75% para 5,50% em 2004. Esta foi a segunda e última turno que a alvo foi modificada, pois chegou-se à aperfeiçoamento que, escopo, em uno método em que a alvo muda, fica árduo atracar as expectativas. Seria porquê tentar chutar a gol com a alvo mudando de sítio o período integral.

Na agregação do CMN de junho de 2003, salvo modificar a alvo de 2004, estabeleceu-se a alvo de 2005 em 4,50%. Esta alvo permaneceria em energia, ano em seguida ano, pelos 14 anos seguintes, até a agregação do CMN de 2017. Nessa agregação, a segunda em seguida o impeachment de Dilma Rousseff, decidiu-se duas coisas: 1) calcular a alvo para dali a três anos, e jamais mais dois anos e 2) encetar uma escadinha declinante para a alvo de inflação, com o objetivo de eclodir aos 3,00% que se queria acolá no lhaneza. Assim, em 2017, estabeleceu-se a alvo de 2019 em 4,25% e para 2020 em 4,00%. Nos anos seguintes, a alvo foi sendo reduzida, até chegarmos na agregação de 2021, quando se determinou que a alvo para o ano da chalaça de 2024 (positivo, oriente ano!), a alvo seria, afinal, de 3,00%. Portanto, oriente é o à frente ano, a começar de o lhaneza do método de metas de inflação, em que temos uma alvo de 3,00%.

No lhaneza do  administração Lula,
houve uma intensa debate a cerca de a adequação dessa alvo ao acontecimento brasiliano. Houve economistas de fama defendendo e atacando os 3%. O indumentária é que os 3% nos alinham a países porquê Chile, Colômbia e México, todos pertencentes à OCDE. Os críticos temem que a tributo de juros praticada lã BC deverá ser bem mais subida do que se a alvo fosse menos apertada. Isso é realidade no sintético prazo, porém no comprido prazo, o que importa é a tributo de juros genuíno da economia, e uma alvo de inflação mais subida isolado nos fará possuir, ao comprido do período, uma tributo de juros nominal mais subida, pois a tributo de juros genuíno depende de fatores estruturais que independem da alvo de inflação.

No final, o administração Lula decidiu por sustentar a alvo de 3%, e estabeleceu esta alvo porquê uno objetivo metódico, já jamais eternizado a uno decidido ano-calendário, o que apenas foi formalizado actualmente, com o  decreto 12.079,
de 26/06/2024. Nascente foi uno proveito institucional agigantado, pois solidificou o contrato de que esta é a alvo de inflação “para incessantemente”. Segundo o decreto, algum alteração na alvo apenas pode ser realizada com, no mínimo, três anos de antecedência, o que elimina a eventualidade de mudanças oportunísticas porquê as que aconteceram no lhaneza dos anos 2000.

E porquê vai funcionar daqui em defronte? A alvo será verificada mensalmente, incessantemente olhando os 12 meses anteriores. Se a inflação, craveira lã IPCA, exceder o topo da alvo (ou perfurar o piso, o que é mais parco) por 6 meses seguidos, o BC deverá vulgarizar uma epístola justificando o jamais parabéns da alvo e estabelecendo uno prazo para que a inflação volte para a alvo. Se em seguida desse prazo a inflação jamais revir à alvo, o BC deverá novamente justificar-se.

Uma vez que teria funcionado esta novidade sistemática se tivesse sido adotada a começar de o lhaneza? Primeiramente, vamos assistir porquê foi a performance do BC até hoje, com metas em anos-calendário. É o que podemos presenciar no gráfico a acompanhar:

Sistema de metas anuais
Gráfico

Ordem de metas anuais

As barras em carmesim indicam os anos em que o BC “perdeu” o topo ou o piso da alvo. Neste derradeiro acontecimento, temos apenas o ano de 2017, quando a inflação foi de 2,95% contra uno piso de 3,00%. O desempenho até que jamais foi maldoso, com exclusivamente 7 anos de descumprimento em uno totalidade de 24 anos, ainda que tenha havido uma “mãozinha” no lhaneza, com as mudanças de alvo.

Uma vez que se daria esse seguimento com a “alvo movente de 12 meses”? É o que podemos escoltar no gráfico a acompanhar:

Sistema de meta móveis
Gráfico

Ordem de alvo móveis

Neste gráfico, as barras para superior (em carmesim) significam períodos em quem a inflação ficou supra do topo da alvo, e as barras para plebeu (em verdejante) períodos em que a inflação ficou aquém do topo da alvo. Para sustentar a singeleza do gráfico, desconsideramos o curto temporada em que a inflação ficou aquém do piso da alvo. Uma vez que houve mudanças de alvo de inflação ao comprido do período, fizemos uma intercalação linear da alvo ao comprido do ano da diferença. Assim, por exemplo, no ano 2000 a alvo época de 8% e em 2001 época de 6%. Porém esses 6% valem exclusivamente para os 12 meses acumulados em dezembro de 2001. Assim, ao comprido de 2001, a alvo veio caindo linearmente de 8% para 6%.

Se o atual método estivesse vigente durante oriente temporada, o BC teria que redigir uma epístola de justificativa, no mínimo,em março de 2002, em setembro de 2011, em junho de 2015, em dezembro de 2017 (furo do piso da alvo) e em agosto de 2021. Cinco cartas, ao invés das sete na metodologia anterior. Possivelmente fossem mais, oferecido que o BC poderia errar o porvir de retrocesso da inflação para plebeu do topo da alvo.

Por fim, do matéria de aspecto inteligente, a novidade sistemática teria perturbado pouco o pretérito. Porém do matéria de aspecto conceitual, o recente processo faz mais interpretação e dá mais firmeza ao método de metas de inflação, ao brindar uno porvir metódico para a política monetária. Atualmente, existe uma debate bastante acirrada no mercado a dedicação da postura da novidade diretoria do BC, indicada, em sua maioria, lã administração Lula. A formalidade da alvo contínua deixa menos filarmónica de exercício para “agir” a inflação incorporado do ano-calendário, o que vai interrogar da diretoria do BC, ainda mais do que hoje, disciplina em arrolamento à política monetária.

Uma vez que sabemos, a previsibilidade é vital para que os agentes econômicos possam se planear, e tudo o que colabora com essa previsibilidade é bem-vindo. Espero, sinceramente, que as discussões em torno da alvo de inflação sejam coisa de uno pretérito cada turno mais semoto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo