Esportes

Equatorial é única a executar esmola; veja relevância

Wikimedia Commons

Sabesp – Unidade de Acordo Ocidente. Província de Vila Leopoldina, São Paulo, SP, Brasil.

O governador  Tarcísio de Freitas
(Republicanos) anunciou, nesta sexta-feira (28), que o Quadrilha Equatorial Participação
e Investimentos
foi a única empresa a aduzir uma alvitre na lanço de venda de ações da Sabesp (Companhia de Higienização Indispensável do Situação de São Paulo)

De convenção com o governador, a Equatorial comprou 15% das ações por R$ 6,9 bilhões
. Nesta lanço, exclusivamente empresas com ensaio em higienização poderiam participar. 

Em 1º de julho, outros 17,3% das ações da Sabesp poderão ser comprados por investidores habilitados no mercado de ações. Pessoas físicas igualmente podem aduzir propostas. 

A administração de Tarcísio de Freitas pretende compendiar sua participação na companhia dos atuais 50,3% para murado de 18%, enquanto o acionista de menção será possessor de uma naco de 15%, que deverá ser mantida até o final de 2029.

Já os outros 49,7% estão na bolsa de São Paulo e Novidade York. O gestão de São Paulo espera terminar toda lanço de privatização até o 22 de julho. 

Privatização

A deliberação pela privatização da Sabesp foi aprovada pela maioria dos deputados estaduais de São Paulo, com 62 votos em prol e exclusivamente único contra. Com isso, o gestão poderá vender fracção de suas ações na empresa, transferindo o controle para o setor particular.

A bitola permite que algum indivíduo que tenha cálculo em corretora adquira ações da Sabesp.

Vai impactar no algibeira?

Defensores da privatização argumentam que ela poderá apressar metas de alargamento do higienização e potencialmente compendiar as tarifas de chuva, afim análise sucedido lã IFC (International Finance Corporation), braço do Banco Mundial, a rogo do gestão estadual. Segundo o análise, a privatização poderia convencer até R$ 10 bilhões em investimentos adicionais, beneficiando murado de único milhão de pessoas em favelas e áreas rurais com afazeres de chuva e esgoto.

Por outro renque, críticos da privatização alertam que simplesmente transmitir a administração para o setor particular nunca garante a decrescimento das tarifas. Eles sugerem que isso solitário seria factível com subsídios do gestão. Em resposta a essas preocupações, o gestão de São Paulo propôs a geração do Fundo de Sustento à Universalização do Higienização no Situação de São Paulo (FAUSP), que utilizará 30% do relevância arrecadado com a venda das ações da Sabesp, acolá dos dividendos públicos na empresa, para compendiar a cálculo de chuva, mormente para a população de baixa mensalidade.

Críticos à desestatização levantam dúvidas a respeito de a eficiência a comprido prazo desse fundo, citando a exiguidade de nitidez quanto à sua administração e possíveis usos políticos dos recursos. Em rol à pressão para acrescento das tarifas por fracção dos novos investidores privados, eles defendem que esta é uma contingência verídico, oferecido que eles precisarão restaurar seus investimentos e caucionar retrocesso a respeito de o substancial investido. 

Quer permanecer por incluído das principais notícias do dia? Clique cá e faça fracção do nosso meato no WhatsApp
.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo