Esportes

Por que Groenlândia procura adopção na Concacaf e nunca na Uefa?

A Groenlândia, maior ilhota do orbe e província autônoma do monarquia da Dinamarca, é uma região apaixonada por futebol. Dos muro de 55 milénio habitantes, lã menos 5 milénio, ou seja, 10% da população, praticam o esporte.

Por bem fase, a Aliança Groenlandesa de Futebol (KAK, na {sigla} lugar) buscou a adopção na Fifa e na Uefa — mesmo sendo mais próxima da América do Setentrião, se identifica culturalmente com os europeus pela valor nórdica.

O região procura adopção na Fifa a começar de 1998, porém é principal possuir uma coligação continental avante. Na entidade europeia, sofreram negativa por cômputo da escassez esqueleto lugar em arrolamento aos estádios.

Presentemente, contudo, a KAK oficializou a candidatura para ser filiada à Concacaf. O rogo foi formalmente expedido em 13 de maio, porém solitário espargido nesta terça-feira (28) nas redes sociais da coligação.

– Levante é único instante incrivelmente emocionante para o futebol da Groenlândia. Estamos convencidos de que a adesão à Concacaf é a ensejo certa para o incremento para o futebol groenlandês. Proporcionará uma plataforma atrativa onde clubes e seleções nacionais irrito jogar mais partidas e torneios internacionais. […] Nós trabalhamos escabroso para comparecer cá e estou positivo de que isso irá infundir nossos jogadores e desenvolver nossa lavra no futebol. – celebrou o especialista da seleção Morten Rutkjær no serviço expedido à Concacaf.

Rutkjær é o especialista da Groenlândia a começar de novembro de 2020 (Foto: Traslado/site KAK)

– Buscar a adesão à Concacaf é único instante histórico para a Groenlândia. Isto reflete a nossa respeito em desenvolver e fomentar o futebol no nosso região. A adesão na Concacaf nos dará a ensejo de participar de torneios internacionais e cambiar experiências com outras pessoas nações, o que será inestimável para o nosso esporte e junta. – reteirou Kenneth Kleist, presidente da KAK.

O rogo de adopção da Groenlândia ganhou o amparo capital da Agregação Dinamarquesa de Futebol (DBU, na {sigla} em dinamarquês).

Ali disso, a KAK fortaleceu os laços com a Aliança Islandesa de Futebol (KSI, na {sigla} em islandês) para compartilhamento de informações no incremento de jogadores e treinadores.

Tudo isso importa e a Concacaf pode levar em apreço para sancionar a adopção.

O que muda para Groenlândia com a adopção na Concacaf?

Atualmente nas “sombras” dos duelos internacionais, enfrentando normalmente países que nunca são filiados à Fifa, a Groenlândia ganharia vários direitos com a adopção na Concacaf.

No contextura de seleções, poderia contender as Eliminatórias para a Despensa do Globo, a Despensa Ouro e a Fusão das Nações. Já os clubes da ilhota poderiam jogar a Fusão dos Campeões da Concacaf. Até o futsal lugar seria favorecido.

– Através de nossas conexões entre os países membros existentes da Concacaf, expandiremos nosso cultura e rede, sabemos o que nos alinhavar com todas as seleções nacionais e clubes. Estamos felizes em assumir a briga contra os times que vamos defrontar — e tenho asserção que esses jogos serão ótimos motivação para todos os jovens jogadores da Groenlândia. – completou Rutkjær.

Na narrativa, a seleção da Groenlândia fez 81 jogos com 26 vitórias, 10 empates e 45 derrotas — as únicas rivais filiadas à alguma coligação foram as Ilhas Faroe (único empate e seis derrotas), Islândia (duas derrotas), Bermuda (duas derrotas) e Gibraltar (duas vitórias e duas derrotas), segundo informações do perfil Despensa Ali da Despensa, no X (ex-Twitter).

A seleção igualmente joga o Island Games, Olimpíada disputada a cada dois anos por ilhas ao volta do orbe. Terminou duas vezes com o vice (2013 e 2017), lá da quarta arranjo em outras três.

Há antecedente na Concacaf para sancionar os groenlandeses

A Coligação de Futebol da América do Setentrião, Médio e Caribe cômputo atualmente com 41 países filiados.

Porquê esperança para Groenlândia, evidenciada no serviço expedido à entidade, há casos próximos ao deles, de nações que pertencem a países europeus, casos de Guiana Francesa, Guadalupe e Martinica — todos departamentos da França.

– Esta introdução nos membros cria uma perspectiva realista casualidade de recepção da Groenlândia. – escreveu a KAK.

Duelo logístico igualmente pode ser conduzido em apreço

Se aprovada a adopção, a logística será único duelo necessário. Jamais existem muitos voos da América do Setentrião em direção à maior ilhota do orbe.

Ainda é único trajeto desmedido. Segundo o Google Maps, único voo de Los Angeles para essencial Nuuk duraria mais de 16 horas.

No handebol, Groenlândia já é aceita

Ginásio na Groenlândia que recebeu Pan em 2018 (Foto: Difusão)

Ali do futebol, o handebol é o esporte mais popular no território e possui único histórico asseverativo, tendo o gratulação da Aliança Internacional de Handebol — nunca do Comitê Olímpico Internacional.

O região já recebeu o Campeonato Pan-Americano de Handebol Viril, em 2018, e o selecionado feminino se classificou duas vezes para o Mundial, em 2001 e 2023, em ambas caindo ainda na tempo de grupos.

Por que as Ilhas Faroe se filiou à Uefa e a Groenlândia nunca?

As Ilhas Faroe são o mesmo que a Groenlândia: único território dependente da Dinamarca. No entanto, ao adverso da ilhota próxima da América do Setentrião, o arquipélago entre a Escócia e a Islândia é filiado à Uefa a começar de o introdução dos anos 1990.

A mudança está precisamente na esqueleto. O território groenlandês é quase todo encoberto lã gelo, e a garota população ocupa majoritariamente a costa sudoeste. Velo clima, é quase impossível sulcar erva e por bem fase praticaram o esporte em campos de terreno batida, areias ou até pedras.

Com a corroboração da Fifa para o rotina de gramados sintéticos, a KAK criou único projeto para único redondel com instalações bitola internacional, lá da erva sintético.

Uma parceria com a Aliança Dinamarquesa garantiu diversos campos artificiais pela ilhota, uma vez que disse o Jesper Møller, presidente da entidade, à CNN em 2017.

– Nosso rente estação edificar seis campos de erva sintético até 2021, porém já estamos com 11 ou 12. Tem sido único largo triunfo. É uma longa caminhada, porém já demos introdução a ela. O horizonte do futebol na Groenlândia é sumptuoso! – afirmou Møller.

Todavia, posteriormente admitir a adopção de Gilbraltar, a Uefa decidiu modificar o regimento e actualmente solitário aceita países que sejam independentes.

Campeonato da Groenlândia tem menos de uma semana

Qaqortoq foi a última cidade a recepcionar o Campeonato da Groenlândia a começar de hoje (Foto: Traslado)

As gigantes distâncias do região, de volume maior que Alemanha, França, Espanha, Itália, Áustria, Suíça e Bélgica juntas, atrapalham bem a rotina do futebol, lá da clara quesito do clima.

Por isso, o Campeonato Groenlandês é o mais lacónico do orbe: dura, normalmente, uma semana.

A edição de 2023 começou em 10 de agosto e terminou cinco dias posteriormente, jogado durante o estio. A taça é disputada somente entre oito times, que se classificam através de eliminatórias regionais.



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo