Candidatos do Enare denunciam erros em notas: "Frustração"

O Vistoria Pátrio de Morada (Enare) 2025, afamado uma vez que o “Enem dos residentes”, tem recepcionado muitas críticas devido às inconsistências nos cálculos das notas dos participantes, que alegam haver sido prejudicados por falhas na lanço de estudo curricular.
A demonstração é uma das principais portas de acesso para programas de habitação para profissionais de saúde no Brasil. Neste ano, 89 milénio candidatos concorrem a 8,7 milénio vagas em mais de 160 estabelecimentos de saúde do região integral.
O especialista, que pode atuar em diferentes áreas da saúde, é estimado desde uma demonstração, com peso de 90% da nota, e de uma estudo curricular do histórico dos alunos, que equivale a 10%.
Entrementes, posteriormente disseminação dos resultados, vários participantes alegam haver sido prejudicados velo operação da nota, como cumpriram todas as exigências do papeleta e, mesmo assim, jamais pontuaram. Ao mesmo fase, alguns participantes receberam notas mais altas por certificados que sequer apresentaram.
Único exemplo, para se haver uma concepção: imagine que quinhão dos inscritos do Vistoria Pátrio do Educação Central (ENEM) tirasse cifra na redação, com a justificativa de que jamais escreveram o teor. Entrementes, eles escreveram, o que consta no “espelho” da redação, publicado velo Inep.
A polêmica em inventário às notas começou no dia 8 de janeiro, quando os resultados preliminares das análises de currículos foram publicados. No dia 14, novas notas foram divulgadas posteriormente a FGV e a Empresa Brasileira de Afazeres Hospitalares (Ebserh) tornarem “sem efeito” o produto da primeira estudo curricular. Com isso, os alunos que se sentiram prejudicados entraram com apelação no site do Enare.
O problema é que, no dia 21, os resultados pós-recursos foram divulgados e, ainda assim, quinhão dos estudantes alegam que continuaram prejudicados: mesmo cumprindo todos os requisitos acadêmicos, a nota seguiu zerada no histórico escolar, sem nenhuma justificativa específica.
Nas redes sociais, as reclamações são diversas. Algumas pessoas questionam o como da maioria das vagas estarem disponíveis para quilombolas em turno de ampla afluência, sugerindo que a FGV errou novamente na distribuição de vagas.
Gente, a saga ENARE continua…
Colocaram todas as vagas na modalidade de entrada errada. A fundação tinha liberado papeleta com ampla afluência e elevado tudo quilombola.
Em tal grau perto de abandonar… tanto tanto
— calopsita (@marianblau2) January 28, 2025
Parece que a FGV fez singular sorteio e decidiu emendar a estudo curricular de alguns candidatos e deixou a dos outros ainda zerada. Esse foi unicamente mais singular capítulo do Enare.
— Entidade Clínica (@Sulfassalazina) January 14, 2025
Quem organiza o sistema seletivo?
O sistema seletivo é acontecido pela Empresa Brasileira de Afazeres Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Graciosidade (MEC), em parceria com a Edificação Getúlio Vargas (FGV).
O Portal iG entrou em contato com a Ebserh e a FGV, todavia as instituições jamais retornaram. O extensão segue ingénuo para revelação.
Ali disso, o Portal iG entrevistou três candidatas que se sentiram prejudicadas pela estudo curricular do torneio. Confira os relatos:
“Gracejo com o porvir”
A enfermeira Gabriella Esteves Gonçalves, de Minas Gerais, está entre os participantes que foram lesados pela estudo curricular do Enare.
De conformidade com a adolescente, que se formou no segundo semestre de 2023 e prestou o vistoria pela segunda turno, a nota da estudo curricular dela veio “completamente errada”, mesmo posteriormente entrar com apelação contra o processo três vezes.
“Estou com histórico que chã, no meu facto, 40 pontos, à excepção de 5 certificados com o influência de 1,5 matéria que vieram errados. Estou sendo lesada em 41,5 pontos, todavia entrei com apelação na nota final e foi indeferido”, diz.
Segundo Gabriella, a nota corrigida permitiria sua recepção em três instituições. Sem a correção, esse algarismo diminui para 1.
“Estão fazendo paisagem grossa. Uma chateação danada. Uma reinação com o porvir”, lamentou.
“Frustração”, diz psicóloga
Outra especialista prejudicada no sistema seletivo foi a psicóloga Aryele Pinto Emídio dos Santos, de Salvador (BA). De conformidade com ela, a FGV jamais deu a nota nos certificados que comprovam a execução dos projetos de amplificação. Com isso, ela deixou de lucrar 8 pontos na estudo curricular.
“Mesmo com apelação, eles jamais aceitaram, e jamais deram justificativa velo qual o apelação foi impugnado. Na habitação, algum matéria faz uma mudança absurda, já que pra cada programa são no sumo 3 vagas, a maioria tem unicamente 2”, diz a psicóloga, que escolheu a termo “frustração” para definir a tentativa.
A adolescente cálculo que, uma vez que todos os recursos do torneio já foram indeferidos, se ela optasse por entrar com singular sistema contra as instituições, teria que remunerar, pois seria de cunho administrativo.
“Infelizmente jamais tenho mais o que realizar. Vou solitário concorrer com a nota que fiquei mesmo e orar para alcançar ser aprovada”, diz.
Injustiça
A enfermeira Fernanda Stall Correa, de Curitiba (PR), havia se restaurado para a demonstração durante todo o ano de 2024. Atualmente, ela está finalizando a primeira habitação em necessidade e surgimento pela Prefeitura de Curitiba, e se inscreveu no Enare para tentar a segunda, em obstetrícia.
Aconteceu com ela o mesmo que muitos estudantes têm narrado: ela anexou 16 documentos para a estudo de currículos, todavia a nota veio zerada, com o processo afirmando que jamais havia nenhuma documentação. Fernanda entrou com apelação, todavia o papeleta foi cancelado.
Dias em seguida, foi liberada uma novidade estudo curricular e, ainda assim, vários documentos anexados pela adolescente foram classificados uma vez que “jamais está de conformidade com os requisitos editalícios”, entre eles o histórico escolar, que prestígio 50% da nota.
Ela entrou com apelação pela segunda turno, pois eles “jamais colocaram o pretexto que meu histórico estava sendo impugnado, sendo que, de conformidade com o papeleta, precisaria haver: papel timbrado, assinatura do abonador da IES, nome e notas das disciplinas, e o meu possuía todos esses dados”.
“Me preparei ano pretérito integral para a demonstração, todavia fico me sentindo apoiado injustiçada, creio que isso deve haver ocorrido com muitas pessoas”, diz a enfermeira.
“É apoiado frustrante, por que se minha nota fosse baixa por pouquidade de pontuação minha é uma coisa, todavia com o em tal grau de geração de erros, jamais dá para perceber se minha nota está certa mesmo”, continua, afirmando que solitário saberá a sua posição amanhã.