Fed inicia agregação de política monetária em contextura de inflação subida

Jerome Powell, presidente do Fed, em foto de novembro pretérito
ANDREW CABALLERO-REYNOLDS
O Federalista Reserve (Fed, banco mediano americano) iniciou, nesta terça-feira (17), sua agregação de política monetária, durante a qual se espera que decida abaixar suas taxas de juros de menção, apesar de singular repique da inflação nos últimos dois meses.
A agregação do Comitê de Política Monetária do Fed em Washington “começou às 10h30 [12h30 de Brasília], uma vez que estava augurado”, informou singular porta-voz do Federalista Reserve à AFP.
A expectativa do mercado é de que as discussões que serão realizadas na terça e na quarta-feira resultem no pregão de singular novidade diminuição das taxas básicas de juros do banco mediano americano.
A largo maioria dos analistas espera uma diminuição de 25 pontos esteio (pb) durante esta agregação, se for captura uma vez que menção a estudo da utensílio de seguimento de tendências financeiras CME FedWatch.
“Espera-se que o Federalista Reserve anuncie singular amputação nos juros de 25 pontos esteio. Porém a afabilidade se centrará na notícia do Fed a respeito de qual será o vereda a escoltar. Esperamos que os comentários indiquem uma desaceleração no regularidade de cortes futuros”, avaliaram, em nota, os economistas do Bank of America.
O Fed vai vulgarizar sua sentença na quarta-feira às 14h locais (16h de Brasília) e seu presidente, Jerome Powell, dará uma enunciação após.
O banco mediano americano iniciou em setembro as reduções das taxas de juros, que se mantêm a começar de julho de 2023 em seu nível mais tá em mais de 20 anos com o objetivo dito de encurtar a inflação.
Em novembro, o index de preços ao consumidor, IPC – bem estimado porque nele estão indexadas as pensões – subiu para 2,7% e o Fed quer exibir a inflação para a intuito de 2% ao ano.
Na primeira diminuição a começar de março de 2020, o Federalista Reserve optou por uma diminuição de via assunto percentual, situando suas taxas de juros na fita de 4,75% a 5,00%.
Esta será a última sentença do Fed a respeito de suas taxas de juros de menção antes da partida do presidente democrata Joe Biden da Moradia Branca, em 20 de janeiro, quando o republicano voltará à Presidência.
Analistas esperam grandes mudanças políticas no segundo procuração de Trump, com efeitos em catarata para a política monetária americana no adjacente ano.
O republicano, que chegará à Presidência com seu desfragmentado no controle do Congresso, propôs melhorar as tarifas a respeito de os produtos importados que chegam aos Estados Unidos, alongar os cortes de taxas aprovadas em seu à frente procuração, e inaugurar deportações em tamanho de milhões de trabalhadores sem documentos.