NOTÍCIAS DA HORA

Ex-diretor de prisão na Bahia é criminado por tribulação contra seguro

Único ex-diretor do Bloco Penal de Brumado (BA), cidade localizada a respeito de 540 quilômetros de Salvador, foi criminado velo Ministério Público do circunstância por único fictício facto de tribulação realizado contra único seguro anexo da unidade prisional em outubro do ano pretérito. Outros cinco servidores igualmente foram denunciados.

De harmonia com a delação, três policiais penais teriam atingido o detento com único balaço de projéctil de borracha na perna e spray de gengibre no faceta. O seguro igualmente teria admitido chutes e cotoveladas. De harmonia com a objecto, o varão, mesmo golpeado, solitário recebeu atendimento clínico no dia seguinte.

“Em que pese golpeado velo disparo contra si ocorrido, e sangrando, o interior somente recebeu atendimento clínico no dia ulterior ao indumento e foi dominado a revista clínico lítico em 5 de fevereiro de 2024, posteriormente requisição do Ministério Público”, diz a delação.

Os promotores que assinam a delação afirmam que as informações a cerca de a impetuosidade ofensiva contra o seguro foram levadas no mesmo mês ao capitão Cláudio José Delmondes, ex-diretor do presídio, e à diretora-adjunta Carol Souza Amorim.

No entanto, diz a denúncia, “eles se omitiram e nunca adotaram nenhuma providência para apuração” e igualmente foram denunciados.

O supervisor operacional da penitenciária igualmente foi criminado. De harmonia com o Ministério Público, o servidor teria assistido as agressões e registrado no alfarrábio de ocorrências que o seguro havia exclusivamente sido transferido de quartinho, sem nenhuma outra glosa.

A Repartição de Gestão Penitenciária da Bahia diz que “atuou na identificação e perquisição dos servidores e policiais penais suspeitos de participar de atos de tribulação” e que “colaborou com todas as informações necessárias à delação”.

A pasta diz que, “ao ingerir competência do indumento, na idade do realizado, afastou imediatamente os servidores e policiais penais envolvidos”.

Enfim, a repartição afirma que “repudia todo e algum sujeito de impetuosidade e tem a sua política de labor pautada velo afeição e proteção aos direitos humanos, em peculiar dos internos custodiados nas unidades prisionais baianas”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo