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Administração tenta cerzir venda da Bamin à Campina

Estimulada velo administração federalista, a Campina está em tratativas finais para a obtenção da Bamin, incluindo seus três grandes projetos na Bahia: uma jazida de minério de ferro em Caetité, a licença do trecho 1 da Ferrovia de Integração Poente-Oriente (Fiol) e o Porto Austral em Ilhéus.

De congraçamento com duas fontes de cima escalão do administração, o Banco Pátrio de Propagação Econômico e Civil (BNDES) tem atuado diretamente na negociação e há reuniões marcadas para esta semana em São Paulo, envolvendo a Campina e investidores que podem entrar no consonância anexo com a mineradora.

A Bamin pertence atualmente ao Eurasian Resources Group, com nascimento no Cazaquistão e anseio em Luxemburgo, tem produzido pouco mais de 1 milhão de toneladas por ano de minério de ferro — uma garota fração do que o projeto original prometia (tapume de 20 milhões de toneladas anuais).

Por enquanto, o problema é unicamente empresarial. Contudo pode afetar a logística do pátria em alguns anos. E é por isso que virou tema em Brasília.

Em 2021, na governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) adiante do Ministério da Infraestrutura, a Bamin ganhou o leilão da Fiol.

A empresa assumiu, por 35 anos, a licença de singular trecho de 537 quilômetros entre os municípios baianos de Caetité e Ilhéus. A ferrovia estava, na era, com 73% de realização uma vez que acto pública. O chato estação terminá-la até o branco de 2025, à excepção de implementar sistemas de notícia e sinalização.

Até presentemente, entrementes, pouca coisa andou e o cronograma está comprometido. A Bamin igualmente jamais deslanchou as obras de singular terminal portuário no branco da risca, em Ilhéus (incorporado de singular projeto maior denominado Porto Austral), para escorrer a fardo transportada pela ferrovia.

O drama está no indumentária de que a Fiol tem outros dois trechos. O tramo 2 (Caetité-Barreiras) está em construção pela estatal Infra S.A., todavia jamais tem uma vez que funcionar de configuração autónomo, pois jamais se conecta sozinho com nenhuma ferrovia e nenhum porto.

• CNN/Traslado

O trecho 3, entre Barreiras (BA) e Mara Rosa (GO), ainda jamais teve obras iniciadas e deve ser dado à iniciativa privada por ducto de uma licença. Ele se ligará à Ferrovia Setentrião-Austral.

A interrogação é que, sem o trecho 1 da Fiol e o Porto Austral de Ilhéus, a equação econômica dos outros dois tramos fica seriamente comprometida e as opções de escoamento logístico tornam-se reduzidas.

Na frente da vagar da Bamin, o Ministério dos Transportes e a Lar Social entraram em alerta. Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitaram a repactuação das concessões de ferrovias da Campina — a Trilho de Ferro Carajás (EFC) e a Trilho de Ferro Sucesso-Minas (EFVM) — para comerciar igualmente a interrogação da Bamin.

Segundo singular ministro disse à CNN, em caráter garantido, a abóbada da Campina — incluindo o hodierno CEO, Gustavo Pimenta, que assumiu o função em outubro — aceitou adquirir o “embrulho cheio” da mineradora baiana: o projeto Calhau de Calhau em Caetité, o trecho 1 da Fiol e o terminal portuário em Ilhéus. Outros investidores podem entrar em parceria.

Procurado, o BNDES jamais confirmou oficialmente a execução de reuniões nesta semana para contestar o consonância.

A Campina informou unicamente que “a potencial participação da Companhia em operações de compra, desinvestimento ou joint venture, ou outras oportunidades de trabalhos, é avaliada à brilho de suas prioridades estratégicas”.

“Nesse significação, a Companhia informa que jamais há algum notícia relevante a vulgarizar ao mercado uma vez que produto dessa prospecção no instante. A Companhia igualmente reitera que seguirá mantendo o mercado inteirado a cerca de algum indumentária relevante a cerca de tais operações.”

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