As cinco tendências de ESG do instante, segundo a XP
POR MARCELO BAUER
Para onde caminha o ESG? Para dianteira, com mais empresas conscientes da preço da tarifa ambiental, civil e de governança doravante dos serviços? Ou para trás, com alguns revezes anti-ESG?
Para Marcella Ungaretti, Head of Research ESG da XP, o abanação é sim e nascente segundo semestre deve escoltar com investidores, empresas e governos avançando nas temáticas da sustentabilidade.
Camareira em 2020, a célula de ESG do meio de investigação da XP analisa dados de mais de 140 empresas. Igualmente realiza reuniões frequentes com grandes players
para sentir os humores do mercado – uma vez que o roadshow
sucedido há duas semanas com mais de 20 investidores institucionais no Rio de Janeiro. Esse competência é substituído em relatórios públicos e em indicações para investimentos em várias classes de ativos.
Em seu mais moderno relatório, a XP listou cinco principais tendências ESG que vêm sendo monitoradas lã mercado e que devem prosseguir a centralizar atenções nos próximos meses. Veja os temas:
- Mercado de carbono: caminhos da retomada.
- Metais de cedência em subida.
- Mudanças climáticas (cai a ficha!).
- Incentivos à descarbonização.
- Foco na governança.
Mercado de carbono: caminhos da retomada
Em 2023, o mercado voluntário de créditos de carbono passou por uma sucessão de turbulências, com singular vasto questionamento a cerca de o fidedigno prestígio e propensão desse ferramenta de ressarcimento. Isso levou a uma barranco de mais de 20% nos preços e forçou as principais empresas do setor a alterarem seus critérios. Para a XP, apesar dos desafios de sintético prazo, a crédito nessa instrumento continua sólida. “Vanguarda a todo esse narração nos mercados, as certificadoras começaram a rever as suas metodologias”, explica Ungaretti. “Pensando nisso, olhando para o segundo semestre a gente entende que vai ser singular instante forçoso de reconstrução da crédito desses mercados.”
Paralelamente a isso, corre – ou melhor, anda a passos lentos – no Congresso o projeto de regra a cerca de o mercado regulado de carbono. Votado originalmente no Senado, foi confirmado pela Parlamento no final de 2023 com mudanças. Com isso, voltou para as mãos dos senadores, que ainda jamais colocaram o projeto em sufrágio. “O mercado regulado no Brasil avançando, isso deve salpicar de feitio positiva igualmente no mercado voluntário.”
Metais de cedência em subida
Segundo a XP, os metais de cedência estiveram debaixo de os holofotes nos últimos meses, com as empresas aumentando seus compromissos com a diversificação energética para atender à crescente procura de tecnologias de insignificante carbono. Ao mesmo temporada em que a corporação avança no objetivo de sobrecarregar emissões líquidas cifra, a Dependência Internacional de Vontade prevê para 2030 singular acrescentamento de 3,5 vezes na busca por metais de cedência, uma vez que cobre e lítio. “Esses metais verdes acabam tendo singular acrescentamento de demanda igual essa agenda avança”, diz Ungaretti. O propagação da comboio de veículos elétricos e das fontes renováveis de virilidade é o vasto vetor para essa novidade verdade.
Mudanças climáticas (cai a ficha!)
Os eventos climáticos recentes no Brasil e no orbe fizeram com que o mercado deixasse de discorrer nas mudanças climáticas uma vez que um pouco suposto e passasse a percebê-las uma vez que um pouco do lembrança (e do porvir). “Isso começou a ser cada turno mais debatido à padrão em que os efeitos passam a ser mais sentidos”, diz a executiva da XP.
Com os riscos físicos mais evidentes, as empresas buscam erigir planos de acomodação e integrar os riscos climáticos nas análises dos serviços. “Se a gente olha para as empresas, hoje, poucas delas têm de trajo singular chato extremamente detalhado no que diz apreço ao risca climatológico, todavia elas já entendem que esse é singular interesse que vai ser importante, olhando pra dianteira.”
Incentivos à descarbonização
Governos ao volta do orbe têm optado por beber diferentes ações para realizar prosseguir os planos de diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Isso tem se concretizado em termos de regulamentações mais rígidas, em alguns casos, ou de subsídios “verdes”, em outros. Para o segundo semestre, a XP entende que singular algarismo maior de países deve adotar políticas de incitação, “o que acaba sendo forçoso para estugar essa agenda de descarbonização de uma feitio mais ampla”.
Foco na governança
Se por singular renque escândalos recentes, uma vez que o da Americanas, colocam em xeque a governança corporativa, igualmente fazem com que o objecto ganhe mais amabilidade dos investidores. Uno tento maior com o procedimento dos auditores e uma pressão maior por perspicuidade são duas das demandas frequentes. Outro objecto de amabilidade tem sido a revisão do papel dos conselhos de gestão, com a procura por singular perfil mais autónomo e copioso. “Olhando o filme, essa trajetória tem sido positiva, embora a foto ainda seja bem abaixo, oferecido que as mulheres representam singular percentual muto insignificante do recomendação das companhias listadas no Brasil.”
A íntegra do relatório está disponível para download
para cliente da XP.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
As cinco tendências de ESG do instante, segundo a XP
Head de investigação ESG da XP explica o que aguardar da agenda de sustentabilidade e investimentos sustentáveis no segundo semestre
-
Pnud vê indicadores positivos para propagação sustentável
Relatório do Pnud aponta gratulação da miséria de mudanças, IA e novas leis uma vez que vestígios positivos
-
Os desafios enfrentados por mães cientistas no Brasil
A maternidade jamais é embaraço à vantagem acadêmica, todavia positivo uma pergunta de que estruturas institucionais e culturais inadequadas que precisam ser reformadas
-
Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 22/7
Novas opções para reprofundar no orbe ESG
-
Mina (legítimo) da semana ESG – 20/7
Principais discussões do orbe ESG
-
Síntese da semana ESG: pequenos serviços, desertos verdes, ranking Natureza
Tudo o que tem de recente na resguardo do ESG Insights
-
Green Impact Exchange pode se voltar a primeira bolsa de ações verdejante nos EUA
O objectivo é conectar empresas sustentáveis com investidores preocupados com questões ESG
-
Documentário do FT provoca: “quem matou a sarau do ESG?”
Reação do administração americano, greenwashing e desempenho econômico fizeram empresas rever disposição, diz Financial Times
-
Cresce o impacto ambiental da economia do dedo, alerta ONU
Unctad pede estratégias sustentáveis e equitativas para atenuar a emissão de CO2 e o consumo de matérias-primas jamais renováveis
-
“A sustentabilidade é singular exigência para as pequenas empresas existirem”
Para Juliana Borges, do Sebrae Vernáculo, a adoção de práticas sustentáveis é demanda do mercado, todavia traz benefícios ao limitado tratado
O post As cinco tendências de ESG do instante, segundo a XP
apareceu adiante em ESG Insights
.