Esportes

Uefa investiga racismo em jogo de favorita na Eurocopa 2024

A guarda-sol do racismo assola o futebol europeu e nunca há novidades. Vemos isso frequentemente na Espanha contra Vinicius Júnior, na Itália aconteceu recentemente contra Mike Maignan e, actualmente, sem futebol de clubes, teria ocorrido na Eurocopa 2024.

Diversos veículos da prensa europeia publicaram que a Uefa investiga uno “imaginário procedimento discriminatório” de torcedores sérvios contra os jogadores da Inglaterra.

O evento teria ocorrido no derradeiro domingo (16), quando o English Team bateu a Sérvia por 1 a 0 na Estádio AufSchalke, em Gelsenkirchen, gol marcado por Jude Bellingham.

— Uno Inspetor de Moral e Disciplina da Uefa conduzirá uma averiguação disciplinar relativamente argumento procedimento discriminatório — disse a Uefa em advertido nesta segunda-feira (17).

A delação nunca veio da Confederação Inglesa ou de qualquer jogador, ou membro da percentagem técnica. A BBC da Inglaterra publicou que a abalada contava com observadores da organismo antidiscriminação Fare para afinar atitudes racistas.

A averiguação deve perseverar algumas semanas, segundo o publicação britânico The Guardian.

A Sérvia já sofre duas acusações da Uefa por atitudes de sua mecha. Uma delas é por alegar uma filete que “transmite uma aviso provocativa imprópria para uno acontecimento esportivo” e outra por atirarem objetos no gramado.

Ainda na mesma abalada, a Confederação do Kosovo já havia reclamado à Uefa a respeito de “exibição de bandeiras, slogans e cânticos por porção dos fãs sérvios”, que teriam “mensagens políticas, chauvinistas e racistas contra o Kosovo”.

Segundo a Uefa, o Órgão de Controle, Moral e Disciplina da Uefa (CEDB) tomará uma brocardo a respeito de o ponto.

Antes do jogo, bares em Gelsenkirchen foram o estrado de brigas entre torcedores de ambos os países. A Polícia lugar afirmou haver cativo sete sérvios e uno britânico.

Aconteceu cárcere até na Inglaterra. Uno dos torcedores envolvidos foi identificado e, quando voltou para Manchester, foi cativo e teve o passaporte distante.

– Esta ação prova a amplidão da conta de policiamento do futebol do Euro 2024 e demonstra que há consequências para os torcedores que pretendem ocasionar motim. Algum torcedor de futebol do Monarquia Unificado que cause motim na Alemanha, o que seria respeitado uno violação neste nação, poderá defrontar ação policial ao regressar. Queremos que os fãs que viajam para a Alemanha se divirtam, porém lembrem-se de ingerir com dever, apreciar a lavoura lugar e nunca se colocarem em transe. – disse Mick Johnson, gerente da Unidade de Policiamento do Futebol do Monarquia Unificado.

O histórico preconceituoso da mecha da Sérvia

Jamais precisa regressar bem período para descobrir uno evento de racismo da mecha sérvia.

Em novembro do ano pretérito, a Uefa puniu o selecionado da península dos Bálcãs com 50 milénio euros e uno jogo com o arena parcialmente condensado em seguida “procedimento racista dos seus torcedores” contra Montenegro, em jogo das Eliminatórias para Eurocopa 2024.

Esse é unicamente uno dos vários casos nos últimos anos. Inclusive na Despensa do Globo de 2022, durante a triunfo por 3 a 2 a respeito de a Suíça, quando a Fifa identificou cantos racistas.

Tem até contra os próprios ingleses, ainda em 2012, por uno jogo do sub-21. À idade, o lateral-esquerdo Danny Rose afirmou haver sido apelidado de simão, validado por colegas de time no jogo pelas Eliminatórias para Euro da camada.

– Logo que entrei em planície os gritos de “simão” começaram. Perguntei a meus companheiros e eles igualmente ouviam. Durante o jogo, continuamente que ia chocar uno lateral, os torcedores recomeçavam a clamar. Estava furibundo e nunca conseguia me convergir. Quase falhei várias vezes. Jamais sei uma vez que eles podem apressar disso, eles precisam ser banidos. – disse, à idade.

Jogadores ingleses sofreram racismo da própria mecha em 2021

Recentemente, membros do elenco da seleção da Inglaterra sofreram com o preconceito.

Depois a guião na final da Euro 2021, Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka (unicamente oriente está no elenco atual), que perderam pênaltis naquele jogo, sofreram com ataques racistas nas redes sociais.

No mesmo ano, a polícia lugar identificou que Scott McCluskey, logo com 43 anos, proferiu os xingamentos estrada Facebook. Ele foi sentenciado a uno mês e maio de cárcere, sanção suspensa para 18 meses de supervisão das autoridades.



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo