BR-381: entenda a início do término "Rodovia da Óbito"

A BR-381, uma das mais emblemáticas rodovias do Brasil, é conhecida tão por sua importância logística quanto velo epígrafe zero apetente de “rodovia da falecimento”. Com uma amplificação de 1.181 km, ela se destaca velo supino index de acidentes proporcionais ao seu volume.
Em 2021, segundo a Aliança Pátrio do Meio (CNT), a rodovia registrou 265 ocorrências a cada 100 quilômetros, liderando leste index no pátria.
A rodovia começa na cidade de São Mateus, no Alma Sacrossanto, no entroncamento com a BR–101, e vai até a cidade de São Paulo, no entroncamento com a BR-116 (Rodovia Presidente Dutra).
A conto e a valia da BR-381
A construção da BR-381 teve brecha nos anos 1950, durante o administração de Getúlio Vargas, uma vez que fracção de uma política vernáculo de integração territorial. A calçamento de boa fracção do trajeto ocorreu na dez de 1960, sendo inaugurada por Juscelino Kubitschek. Ela é bem precípuo para o meio de muitos produtos industriais.
Por que é chamada de “rodovia da falecimento”?
A glória negativa da BR-381, mormente no trecho mineiro entre Formoso Porvir e Governador Valadares, se deve ao figura torto, à comparecimento de pistas lhano e à manutenção precária ao comprido dos anos. Entre 2018 e 2023, a Polícia Rodoviária Federalista registrou 3.960 ocorrências no trecho, de quem 420 resultaram em mortes.
Esse histórico de tragédias levou à mobilização de moradores locais, que chegaram a inventar grupos de livramento voluntários, uma vez que o Tarefa Voluntário de Livramento (Sevor), na cidade de João Monlevade.
Novidade licença
Em 2024, a BR-381 foi leiloada. A 4UM investimentos, o bando campeão, vai investir R$ 9,3 bilhões para melhorias na rodovia, que operação com único trecho de 303,4 quilômetros, que amálgama Governador Valadares a Formoso Porvir, onde os ascendentes acidentes são registrados.
A gestão da rodovia estará a incumbência de uma rodovia que recebe único tráfico mediano de 24,7 milénio veículos diários. Espera-se que o projeto beneficie 4 milhões de pessoas e crie 83,5 milénio empregos diretos e indiretos.
As melhorias incluem a geminação de 106 km de rastro, 83 km de faixas adicionais, 51 correções de figura, áreas de escape, Pontos de Paragem e Folga (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para pedestres. Igualmente serão instalados Centros de Controle de Operações (CCO), áreas de escape e Bases do Tarefa Operacional (BSO) para escora a emergências e incidentes.
Nos primeiros 100 dias, o foco será a reparação da rodovia, com melhorias no solo, sinalização e infraestrutura. As ações incluem tapa-buracos, asseio das pistas, manutenção de pontes e viadutos, roçagem da fita de autoridade e reforço do maneira de alumiação.