Esportes

uma vez que o futebol furou a borbulha e virou, de vestimenta, voga

Você, ledor, com asserção já se deparou com aquele meme de singular parelha saindo para singular embate, a dama, toda arrumada, usando saltos, com maquiagem, unhas e cabelos feitos, enquanto o varão aparece de bermuda e camisa de time.

A recado é incessantemente clara: ele jamais está “danificado o suficiente”. Porém sejamos realistas: em 2024, esse noção jamais faz mais em tal grau significação assim. E a Trivela te explica por quê.

A veras é que futebol e voga incessantemente estiveram juntos – quiçá jamais tanto próximos uma vez que atualmente. Porém é claro que o prática das redes sociais, mormente as baseadas em vídeos curtos, intensificaram essa lista. Os dois mundos, todavia, se misturam mais fase do que se imagina.

Os anos 1990 e 2000 e o fenômeno David Beckham

Há 30 anos, singular juvenil engenhoso anglicano aproximou os universos fashion e da globo uma vez que jamais antes em algum região. David Beckham foi alçado a marca metrossexual e conciliou a curso de jogador com aparições em capas de revistas e eventos de voga. Suas cobranças de exiguidade reverberaram jamais isolado em prol do Manchester United, porém viraram filme e o à frente largo papel da musa Keira Knightley (‘Bend it Like Beckham’ – Driblando o Intento).

Os “looks”, penteados e estilo de Beckham influenciaram toda uma criação – tudo, mira, com singular empurrãozinho de sua esposa Victoria Beckham, à era singular ícone pop por sua participação no bando músico Spice Girls.

A modificação do parelha para Los Angeles, onde o meia atuou velo LA Galaxy, e após para Milão (Milan) e Paris (PSG), isolado reforçaram a comparência de Beckham e Victoria em tapetes vermelhos de estreias cinematográficas e em campanhas publicitárias das principais marcas de sumptuosidade do astro.

Michael Jordan, o tênis ilícito e o pioneirismo

Para conversar de voga e esporte, jamais podemos desistir de flanco o basquete. Uma vez que se jamais bastassem os 15 títulos de NBA nas dorso, Michael Jordan fez narrativa igualmente na voga. O jogador foi o à frente a adoptar os shorts longos uma vez que os que vemos atualmente, fazendo a NBA ceder os shorts curtos pelos mais alongados e largos.

E se você acha que isso já é muita prestígio, o tênis histórico que carrega seu nome, o Air Jordan, camareiro pela Nike quando ele chegou na amálgama, é singular dos ascendentes até hoje – e quem diz isso são os números: segundo relatório do Front Office Sports, a baliza Jordan (parceria entre Nike e Michael Jordan) faturou, nos últimos cinco anos, US$ 19,4 bilhões em prescrição entre 2018 e 2022.

O que Jordan fez com o tênis foi transmutar singular franco item esportivo em verdadeira vocábulo de estilo, refrigério e identidade. Nunca à toa, o camisa 23 dos Chicago Bulls foi ilícito de adoptar seu tênis em parceria com a Nike porque a amálgama o considerava chamativo ademais. Posteriormente de muita altercação e multas, a NBA cedeu à pressão das marcas e liberou o prática do tênis. E o remanescente é narrativa.

Seguindo os passos de Jordan, vieram Dwyane Wade, P.J. Tucker, LeBron James e muitos outros. Nascente derradeiro, inclusive, é mensageiro da grife Louis Vuitton.

 

Futebol e grifes se auto-impulsionam

Que alguns jogadores e torcedores de futebol têm afinidade com a voga jamais é nova. Porém presentemente estamos indo na direção oposta: uma novidade quadra em que o orbe da voga está abraçando com bom-humor o futebol. E jamais dá para iniciar a conversar dessa novidade quadra sem reportar Virgil Abloh, designer norte-americano das marcas Louis Vuitton e Off-White.

Além em 2017, quando a lista futebol x voga ainda jamais havia explodido, Abloh viu que existia potencial suficiente para expor ao orbe que somar esses dois opostos seria positivo uma boa teoria.

E foi com a socorro de Kylian Mbappé que o designer abriu área para aquilo que muitos pensavam ser impossível: uma chuteira com assinatura de singular designer renomado, exibida nos pés de singular dos ascendentes jogadores da atualidade.

Mbappé é estrela de Virgil Abloh para lançamento de chuteira. Mbappé é estrela de Virgil Abloh para lançamento de chuteira.
Mbappé é estrela de Virgil Abloh para lançamento de chuteira. (Foto: Difusão/Nike)

Inspirado velo vitória, Virgil foi lá e lançou uma coleção próprio para a Despensa do Orbe de 2018, chamada de “Football, Mon Amour”, que explodiu e virou, de vestimenta, singular embate entre o futebol e a voga de rua. As camisas da collab entre a Off-White e a Nike foram utilizadas até por personalidades uma vez que Justin Bieber.

O futebol está em tudo

Diana Al Shammari é uma refugiada iraniana de 27 anos, que hoje mora nos Estados Unidos, e seu hobby é bordar. Você deve estar se perguntando o que ela tem a assistir com o futebol, e eu te respondo: tudo. A artista, que tem uma cálculo no Instagram chamada @thefootballgal, dá o toque de voga nas peças, com seus lindos bordados.

Em entrevista à CNN, a artista revelou que o futebol incessantemente esteve em tudo o que ela faz: “Meu lida surgiu do meu fraternidade pela originalidade e de incessantemente meter o futebol em tudo que faço. O futebol, quando eu quadra mais juvenil, quadra uma largo distração do caos que acontecia ao meu volta”, afirmou.

Em junho deste ano, Diana emplacou numa parceria gigantesca: ela, o jogador de futebol Jules Koundé e a Adidas fizeram singular lançamento individual para a novidade estabelecimento da baliza na Champs-Élysées, em Paris. O produto: sold-out, todas as peças foram vendidas.

A camisa está estampada com o algarismo de Barcelona ’23’ do Koundé defronte, e detrás e há singular patch na manga com o algarismo ’98’, o ano de princípio do jogador e singular ano histórico para o futebol galicismo igualmente (quem jamais se lembra dos “3 a 0” na final da Despensa do Orbe contra o Brasil?).

No colarinho da camisa, tem a sentença “be you, do you” (seja você, faça você). Segundo Diana, a sentença significa bem para ela e para o jogador e é “singular ótimo anotação de incessantemente ser verídico a você mesmo e crer na sua imaginação”.

Block Core: a voga abraça o futebol

Assistido nos pés de influenciadores, modelos e cantores uma vez que Gigi Hadid, Kendall Jenner, Rihanna e ASAP Rocky, o Adidas Samba, tênis que virou febre na voga streetwear e, em próprio, no Block Core (nicho da voga que combina camisas de time com voga acidental), tem início em uma chuteira.

Afirmativo, isso mesmo. O tênis surgiu nos anos 50, quando singular time germânico criou singular tênis projetado mormente para campos com gelo e neve, hoje é artigo obrigatório nos pés dos quais dita tendências.

Acolá dos tênis, uma objecto que é artigo indispensável na voga streetwear são as camisas, por bem fase marcadas uma vez que itens da agricultura da arredores e, obviamente, de prática individual para os amantes do esporte – em próprio, os homens, jamais à toa o meme do date.

Para entendermos uma vez que a Block Core alcançou no orbe, elevado ver para a própria Adidas. A baliza lançou, em 2023, as camisas oficiais da Seleção da Jamaica de futebol na Semana de Tendência de Paris – a mais forçoso do orbe fashion.

Esse ano, a supermodelo brasileira Alessandra Ambrósio apareceu em Paris com uma camisa do Grêmio, seu time de coração.

A ação foi realizada pela cerveja Brahma, que contratou a amostra para montar singular look que representasse a amor do brasílico por camisas de futebol.

Para depreender melhor a cerca de essa orientação, a Trivela conversou com a Kamila, criadora do perfil @vadecamisa, que cria looks com camisas de futebol e demonstração que as peças jamais devem permanecer unicamente presas aos estádios, e bem menos isolado aos homens.

“Essa trend de Black Core, que é a das camisas de futebol, serviu pra dividir muitos dos paradigmas e preconceitos. Realmente, antes, eu usava camisa e as pessoas incessantemente olhavam, canal assim: ‘por que você cume com a camisa?’. Hoje é mais ordinário trespassar numa balada e assistir mais mulheres igualmente. Realmente quadra bem árduo você assistir uma rapariga num bar ou em qualquer sítio com uma camisa. Hoje em dia você vê mais – disse Kamila.

Se é para afastar área para mulheres e outras minorias, quem faz isso com maestria é Megan Rapinoe. A jogadora de futebol norte-americana, aproveitou a sua brado ativa e criou, com a Nike, uma coleção própria com o nome “Victory Redefined”.

A teoria da jogadora é ressignificar a termo “sucesso” e conceber singular emissário no esporte. A portanto é singular “V” constituído pelas cores do arco-íris e por cápsulas menores, onde cada uma representa diferentes comunidades de todas as esferas da bibiografia.

“Eu senhor jogar futebol e esse esporte me deu muitas coisas na bibiografia. Porém a coisa mais inacreditável que ganhei com o futebol foi uma plataforma para me dizer e sítio pelas coisas que eu senhor”, disse a jogadora.

A prestígio de Rapinoe chegou igualmente às marcas de sumptuosidade. Em 2020, a norte-americana foi estrela da campanha de outono-inverno daquele ano da Loewe, que pertence ao bando de sumptuosidade galicismo LVMH.

Get Ready With Me – tradução camisa de time

Os influenciadores famosos jamais poderiam permanecer salvo desse deslocação. Malu Borges, influenciadora carioca e assumidamente vascaína, ficou conhecida por montar looks extravagantes na internet, embarcando na trend Get Ready With Me (em luso, arrume-se comigo), onde criadores de teor gravam pequenos vídeos se arrumando para alguma oportunidade.

Malu é o exemplo apurado da atual sinergia entre futebol e voga. A influencer trabalha e monta looks com grandes marcas de grife, uma vez que Gucci, Prada e Yves Saint Laurent, porém viu no futebol uma configuração de penetrar a borbulha e abarbar igualmente outros públicos.

O mesmo acontece com Lelê Burnier, do mesmo nicho de Malu Borges, e torcedora do Fluminense.

Essa afinidade entre influenciadoras de voga com o futebol pode até separar opiniões, porém jamais podemos resignar que abre área para singular público incessantemente bem desrespeitado no esporte, em próprio no futebol: as mulheres.

A Trivela conversou com Bia Ávila, comunicadora de voga e adepta do estilo streetwear, a cerca de uma vez que a block core pode avizinhar as mulheres do esporte:

– A clube jamais pensa no feminino quando falamos de futebol, por exemplo. Todavia, as mulheres vêm se mostrando cada turno mais capazes e muitas vezes melhores do que os homens em muitas categorias de esporte e com o futebol jamais é desfigurado. Assim, eu acho que igualmente influencia no prática das camisas de futebol! – analisa.

– Temos cada turno mais comparência de comentaristas mulheres, equipes, arbitragem, jornalistas etc, formadas por figuras femininas bem fortes, logo as barreiras entre adoptar alguma coisa apreciado viril estão cada turno menores. E na voga, uma vez que foco da questão, jamais existem limites – pontua.

A início periférica das camisas de futebol

No léxico, “voga” tem por definição o prática, rotina ou configuração de actuar particularidade de singular sentenciado canal, ou de uma determinada erahábito. E nesse significação, é iníquo e elitista manifestar que “a voga das camisas de futebol” começou com uma trend nas redes sociais.

Há muitos anos, camisas de time fazem porção da agricultura da arredores brasileira, uma vez que singular verídico marca de identidade.

Nascente marca, todavia, incessantemente foi marginalizado, assim uma vez que toda a agricultura o que nasce nos extremos das cidades. Observada debaixo de uma ótica negativa, a camisa de futebol incessantemente fez porção do roupa de meninos, meninas, homens e mulheres que moram na favela e nas partes mais pobres de todo o região.

O futebol, esporte preposto de muitos brasileiros, e popularizado nas camadas mais baixas da clube, ganha, positivo, mais área com a internet, blogueiras e parcerias com grifes de voga, porém jamais devemos olvidar a valia da sua início.

– A voga, as tendências, elas tendem a se aproveitar daquilo que acontece na rua, no dia a dia. Logo, pensando cá no Brasil, a voga imitou a bibiografia, por assim manifestar. As marcas e a orientação fashion, observou o deslocação habitual do brasílico, mormente aquele de comunidades e classes sociais mais baixas, conhecidos por incessantemente usarem camisa de time uma vez que objecto chave nos looks, e se apagaram ao estilo – afirma Bia Ávila.

– E reforço que é uma estética que deriva, na maioria, de nossas comunidades, e apesar da camiseta de time ser alguma coisa cultural no Brasil, foi a arredores que transformou elas em ‘itens de voga’ – conclui.

 



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