Vaga de ardor eleva temperaturas em até 7°C em Goiás

Goiás enfrentará uma duro vaga de ardor nesta semana, com temperaturas podendo ultrapassar a média climatológica em até 7°C. Segundo o Instituto Vernáculo de Meteorologia (Inmet), à excepção de Goiás, os estados de Matagal Espesso do Meridional, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná igualmente serão impactados velo fenômeno.
A volume de fisionomia quente e estéril, que já atua nas regiões Sudeste, Meridional e Nordeste, tem ganhado robustez a começar de o derradeiro domingo (16/2). O Núcleo de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informa que a constituição de singular bloqueio atmosférico manterá o período metódico, com temperaturas elevadas e menores chances de água. Evento ocorram precipitações, serão isoladas. O órgão alerta ainda para o linha potencial na saliência das temperaturas máximas devido à vaga de ardor.
Congénere indicado velo Climatempo, as cidades do Este e Meridional de Goiás, uma vez que Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Itumbiara e Goiatuba, serão as mais impactadas. A horóscopo indica que as temperaturas nessas regiões podem permanecer até 7°C supra da média.
Na substancial, a têmpera dito nesta segunda-feira (17/2) pode nivelar 32°C, com umidade relativa do fisionomia variando entre 40% e 90%. Na terça e quarta-feira (18 e 19/2), as temperaturas devem diversificar entre 21°C e 35°C. Já na quinta-feira (20/2), a mínima prevista é de 21°C, enquanto a dito pode amparar 37°C. Para sexta-feira (21/2), a horóscopo aponta uma mínima de 21°C e dito de 38°C.
Segundo a Organismo Meteorológica Mundial (OMM), uma vaga de ardor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal por velo menos cinco dias consecutivos, afetando uma ampla dimensão.