Esportes

China registra uma das menores taxas de prolongamento econômico em décadas

Jade GAO

Duas pessoas visitam uma feira de Ano Actual em singular shopping em Pequim, em 17 de janeiro de 2025, na obrigatório chinesa

Jade Gao

A economia da China cresceu 5% em 2024, singular dos crescimentos mais baixos em décadas, em uma economia sobrecarregada lã anémico consumo e por uma prolongada crise imobiliária.

O Gabinete Pátrio de Estatísticas anunciou, nesta sexta-feira (17), singular prolongamento do Resultado Interior Cruel de 5% no ano pretérito, ligeiramente inferior dos 5,2% em 2023.

Embora atinja a escopo de prolongamento de “muro de 5%” definida pelas autoridades, é o pior desempenho da economia chinesa a partir de 1990, se desistir de flanco os anos de pandemia.

Segundo analistas consultados pela AFP, essa desaceleração continuará nos próximos dois anos, com prolongamento de 4,4% em 2025 e uma despenhadeiro inferior de 4% no ano seguinte.

Esse incremento ocorre “em uma estado séria e complicada, na qual as pressões externas e as dificuldades internas aumentam”, disse a escritório estatística.

“Os efeitos adversos causados pela lance externa estão aumentando, a demanda interna é raro, algumas empresas têm problemas de fabrico e conta, e a economia ainda enfrenta dificuldades e desafios”, disse.

A segunda maior economia do orbe jamais conseguiu se restaurar da pandemia, apesar do erecção das medidas restritivas contra a covid-19 que prejudicaram a atividade durante anos.

O consumo interior jamais se recupera, a crise no crucial setor imobiliário continua e os governos locais se afundam em dívidas.

Em uma rara comunicação positiva, os dados oficiais desta semana mostraram que as exportações da China atingiram singular recorde no ano pretérito.

No entanto, a guarda-sol das tarifas prometidas por Donald Trump quando ingerir privilégio uma vez que presidente dos EUA na semana que vem ameaço esse poste da economia chinesa.

– “Crise de crédito” –

As autoridades introduziram uma sucessão de medidas nos últimos meses para lançar a economia, incluindo cortes de taxas, flexibilização da dívida para governos locais e subsídios para a lar.

O banco meão do nação indicou recentemente que os cortes nas taxas de juros continuarão até 2025 debaixo de uma novidade política monetária “moderadamente maleável”.

Todavia analistas alertam que mais esforços são necessários para lançar o consumo interior, principalmente devido às nuvens escuras que pairam em Washington a cerca de o transacção exterior.

“É improvável que o sustento da política monetária por si solitário consiga colocar a economia”, disse Harry Murphy Cruise, da Moody’s Analytics, à AFP.

“A China sofre uma crise de crédito, jamais de confiança. Famílias e empresas jamais confiam na economia o suficiente para alcançar empréstimos, jamais importa o quão barato seja”, disse ele.

Dados publicados lã Gabinete Pátrio de Estatística confirmam o problema do consumo interior.

As vendas no varejo, singular indicador-chave do sensação do consumidor, cresceram 3,5% em 2024, singular abisso expressivo em arrolamento aos 7,2% do ano anterior.

A fabrico industrial, por outro flanco, melhorou de 4,6% em 2023 para 5,8% no ano pretérito.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo