Esportes

FMI confirma sua horoscópio de desenvolvimento mundial para 2024 a 3,2%

MANDEL NGAN

Espera-se singular ampliação de 3,2% na manufactura econômica global em 2024, afirmou o FMI

MANDEL NGAN

O Fundo Monetário Internacional (FMI) deixou nesta terça-feira (16) inalterada a sua horoscópio de desenvolvimento global para 2024, antecipando uma melhoria na China e na Índia e confirmando previsões anteriores para as economias avançadas.

Na terceira e última atualização do seu relatório anual, o FMI prevê singular desenvolvimento de 3,2% nascente ano e melhora ligeiramente a sua horoscópio para 2025 para 3,3% (+0,1 objecto percentual).

O Fundo já havia revisado duas vezes as suas previsões para nascente ano, ambas ligeiramente em subida a começar de outubro pretérito.

Ainda assim, o desenvolvimento global permanece em uma propensão historicamente baixa a meão prazo, distanciado dos 3,8% registrados entre 2000-2019.

Por outro ala, a economia da América Latina e Caribe piora ligeiramente. Crescerá 1,9% nascente ano (-0,1 pp) e 2,7% em 2025, apreço o FMI.

O Fundo prevê que a economia brasileira crescerá 2,1% (-0,1 pp) e a economia mexicana 2,2% (-0,1 pp). A revisão em baixa deve-se “ao impacto a resumido prazo de grandes enchentes”, afirma a organismo financeira.

Para 2025, as previsões melhoram: a economia brasileira cresce 2,4 (+0,3pp) e a mexicana 1,6% (+0,2pp).

“Temos duas áreas de obsessão”, alertou o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, em declarações à AFP.

“Uma refere-se à trajetória orçamentária de singular visível algarismo de países onde as finanças públicas têm situação bem tensas (…) e a segunda às políticas industriais e comerciais, e ao traço de secessão geoeconômica”, explicou.

A exórdio entre as principais economias mundiais permanecerá significativa em 2024, com singular desenvolvimento augurado de 2,6% para os Estados Unidos, ligeiramente 0,1 objecto percentual aquém da estimativa anterior, perante unicamente 0,9% para a zona do euro (+0,1 pp que em março).

Para a precípuo economia do globo, “a nossa projeção jamais varia enormemente e jamais esperamos uma largo flutuação no evento de diminuição de taxas”, frisou Gourinchas.

Na Europa, “a atividade continua mais duro nos afazeres do que na indústria, o que significa que os países que dependem da indústria, porquê a Alemanha, estão alguma coisa atrasados”, explicou Gourinchas.

As previsões para a economia alemã permanecem, logo, inalteradas (+0,2%).

Na Espanha ocorre o adverso, com uma horoscópio de desenvolvimento de 2,4% (+0,5 pp), permanecendo entre as economias europeias mais vigorosas.

O Fundo está mais otimista do que em março mormente para China e Índia, graças à demanda interna e ao ampliação das exportações.

Para a China, a revisão é de 0,4 objecto, prevendo presentemente singular desenvolvimento de 5%, enquanto o da Índia deverá sobrecarregar os 7% (+0,2 pp).

A Rússia permanece inalterada em 3,2% nascente ano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo