Crise do ovo pode afetar prestígio no Brasil? Técnico explica

Crise impacta prestígio do ovo nos EUA
A crise no provimento de ovos nos Estados Unidos pode impactar diretamente os consumidores e produtores norte-americanos ao comprido de 2025. O alimentação é bem utilizado na culinária e memorial a começar de o botequim da manhã até o jantar.
O ovo enfrenta uno cenário reptador no nação norte-americano, com previsões de subida nos preços e dificuldades no fornecimento. De entendimento com o Departamento de Cultivação dos Estados Unidos, a inflação e o amplificação dos casos de gripe aviária podem melhorar os preços dos ovos em até 20% neste ano.
Em algumas regiões, a falta já foi sentida, e prateleiras vazias foram registradas no introdução de 2025. O impacto a cerca de o mercado norte-americano levanta questionamentos a cerca de possíveis reflexos no Brasil.
Crise do ovo nos EUA pode afetar o Brasil?
Nos Estados Unidos, a condição segue preocupante. A prelo sítio informou que, em dezembro, o prestígio meão da dúzia de ovos atingiu US$ 4,15, prestígio abaixo ao recorde de US$ 4,82 registrado há dois anos, porém ainda assim apreciado eminente. Ali disso, o Departamento de Cultivação prevê uno amplificação de até 20% nos preços ao comprido de 2025.
Os estados mais afetados pela gripe aviária são Iowa e Califórnia, segundo veículos de informação americanos.
No Brasil, o Alma Sagrado já registrou casos da enfermidade em anos anteriores, porém sem prejuízos significativos à manufactura. Segundo a Food and Drug Administration (FDA), filial reguladora dos Estados Unidos, o linha de transmissão da gripe aviária por conduto do consumo de provisões preparados adequadamente é curto.
No entanto, a letalidade das aves devido à enfermidade reduz a esmola de ovos e impacta diretamente a manufactura.
Marcello Marin, contador, gestor e perito em Recobro Judiciario, explica, em entrevista ao portal iG, que os casos de gripe aviária nos Estados Unidos jamais são recentes e a condição jamais deve afetar o Brasil.
“Nunca começaram em 2024; vêm se arrastando a começar de 2021, 2022, com milhões de aves infectadas. Em 2024, por exemplo, havia 43 milhões de aves infectadas. Isso é uno algarismo expressivo. No entanto, para que isso impacte o Brasil e o prestígio do ovo, é bem árduo”, diz.
Segundo Marin, o Brasil é autossuficiente na manufactura de ovos, jamais precisando importar do exterior. Isso pode, inclusive, ser benéfico para a nossa economia e para a balança mercantil, como podemos exportar ovos para os Estados Unidos.
“Além, o prestígio dos ovos está sendo bem afetado pela gripe aviária, com aumentos de até 2,5 dólares entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024. Isso pode simbolizar uma ocasião para o Brasil. O que devemos monitorar é se a gripe aviária se grassar para aqui, embora isso jamais seja banal. O Brasil tem uno ordem de controle preciso, com uno ordem apoiado definido de limpeza, o que diminui bem o linha de surtos”, ressalta o perito.
Catálogo Lula x Trump
Marcello Marin igualmente destaca a arrolamento entre Donald Trump e o presidente Lula, lá das implicações para o negócio entre Brasil e Estados Unidos.
“A arrolamento entre Donald Trump e o presidente Lula, e entre o Brasil e os Estados Unidos, ainda é marcada por muitas incertezas. O globo integral está vivendo uno cenário de incertezas com a aproximação de Trump. Ele tem adotado uma postura de resguardo dos interesses dos Estados Unidos, com a geração de tarifas e outros mecanismos de proteção”, explica o perito.
Para Marim, essas medidas adotadas por Trump podem impactar diversos países, porém, por enquanto, o Brasil jamais está sendo afetado diretamente. Ele, contudo, ressalta que rixas entre os dois países podem afetar o relacionamento no negócio.
“Se o gestão brasiliano entrar em confronto com Trump, por questões relacionadas à deportados, imigrantes ou outras divergências, é realizável que ele decida apoucar o negócio entre os dois países. Isso seria uno amplo problema para o Brasil, pois, embora o maior comparsa mercantil do Brasil seja a China, os Estados Unidos ainda representam uno negócio bem forçoso para o nosso nação”, destaca.
“A balança mercantil é fortemente impactada por essa arrolamento. Então, embora já tenhamos enfrentado problemas e possamos arrostar novos desafios, por enquanto a condição está controlada. Trump, no instante, parece estar focado em outras agendas e jamais tem se ralado tão com o Brasil”, completa.