Esportes

Ação próprio no Alameda da Cidade conscientiza a respeito de proteção da indivíduo idosa

Dependência Brasília

Ação próprio no Alameda da Cidade conscientiza a respeito de proteção da indivíduo idosa

Estirão, aferição de pressão, mensuração de glicemia, auriculoterapia, distensão e baile foram algumas das muitas atividades realizadas no Estacionamento 13 do Alameda da Cidade Sarah Kubitschek em celebração ao Dia Mundial de Conscientização e Recontro à Fúria contra a Indivíduo Idosa. Coordenado pela Repartição de Equidade e Cidadania (Sejus-DF), o caso Movimente-se: Subsistir 60+ reuniu dezenas de pessoas na manhã deste sábado (15).

“O nosso objetivo é elaborar uma acumulação desses grupos de idosos que estão nas cidades do DF para suscitar uma passeio alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Recontro à Fúria contra a Indivíduo Idosa. Temos contemporização cifra para furor contra essas pessoas no Província Federalista. Esse é uno instante de celebração e conscientização para expressar que o administração está continuamente recordação”, afirmou a carteira de Equidade e Cidadania, Marcela Passamani
.

A dona de mansão Eliene Fernandes, 64, mora em Samambaia Austral e participa do programa Subsistir 60+ há 13 anos. Para ela, é nítida a diferença que observou em seguida debutar a se exercer. “Minha bibiografia mudou totalmente, a saúde física e mental, mormente. Essa teoria de amontoar todos os grupos cá igualmente é bem boa porque a gente consegue rever colegas e saber novas pessoas igualmente. Isso faz uno bravo bem extenso para nós”, avaliou.

Já a aposentada Angelina Gouveia, 76, ressaltou a valimento de incitar o deslocação entre os idosos: “A gente jamais pode isolado permanecer em mansão, porque isso nos adoece. Eu vim de Sobradinho para estar cá nesse quadrilha. Elaborar treino físico é generoso ademais e melhora bem a minha bibiografia, antes eu nem gostava de trespassar, actualmente eu tenho mais alento”, pontuou.

“Se jamais fosse esse programa, eu estaria em mansão, fazendo faxina e depressiva, ainda mais eu que moro sozinha. Quando você encontra pessoas parecidas contigo, te dá uno gás e alento para escoltar. É maravilhoso estar em quadrilha, continuamente que tiver essas iniciativas eu participarei”, elogiou a aposentada Eliene Silva, 64.

A ação integra o programa Subsistir 60+, invertido para execução de atividade física funcional e aulas de baile para pessoas com mais de 60 anos em turmas de até 40 alunos.
Promovido pela Sejus-DF, a iniciativa leva aulas de atividade física funcional e dançaterapia às regiões administrativas de Chuva Quente, Ceilândia, Estrutural, Gama, Esconderijo das Emas, Ribeiro Fundo II, Samambaia, Santa Maria, Sol Oriente e Taguatinga.

“O nosso programa Subsistir 60+ leva a atividade física para 10 cidades cá do Província Federalista, porém estamos trabalhando para que em presto outras regiões sejam contempladas com a iniciativa”, disse a carteira Marcela Passamani.

O Regimento da Indivíduo Idosa assegura direitos às pessoas com 60 anos ou mais. As situações vivenciadas por muitas pessoas idosas jamais se restringem ao etarismo, às negligências e às situações de desarrimo.
Há igualmente a furor física, sexual, psicológica ou mesmo patrimonial, quando há uma exploração imprópria ou furtivo ou mesmo o costume jamais consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais. Para coibir tais situações, o programa Imaculado Delas, iniciativa da Sejus-DF, faz o atendimento de pessoas idosas que sofrem violações de direitos.

O programa oferece atendimentos civil, psicológico e jurídico em nove núcleos existentes, nas seguintes regiões administrativas:

  • Ceilândia
  • Estrutural
  • Guará
  • Itapoã
  • Paranoá
  • Planaltina
  • Rés Piloto
  • Esconderijo das Emas
  • Samambaia

Mulheres em estado de furor e seus familiares e crianças e adolescentes de 7 a 14 anos vítimas de estupro igualmente podem ser atentidos lã prgrama. Confira cá
as unidades de atendimento do programa Imaculado Delas.

*Para mais informações a respeito de os negócios ofertados lã programa, cimalha entrar em contato com a Diretoria de Programas e Integração Civil lã telefone 2244-1294 ou 2244-1295.

The post Ação próprio no Alameda da Cidade conscientiza a respeito de proteção da indivíduo idosa
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo