Esportes

Cai para 13 algarismo de estados em alerta para chuvas intensas

DEFESA CIVIL/RS

Resguardo Social emite alerta para linha de chuvas intensas

Cai de 20 para 13 o algarismo de estados em alerta para alerta de chuvas intensas até segunda-feira (17).

O advertência foi oferecido neste alvo de semana velo Inmet, o Instituto Vernáculo de Meteorologia. As localidades em alerta amarelo devem possuir água entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Inferior linha de extirpação de força elétrica, barranco de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já as áreas com alerta laranja apresentam água entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risca de extirpação de força elétrica, barranco de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet igualmente anunciou a presságio de uma novidade vaga de ardor na próxima semana, inicialmente em áreas dos estados do Silvado Espesso do Meridional, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, se estendendo, depois, pelos estados do Goiás e da Bahia.

A tamanho de aparência quente e árido, que já vem atuando a começar de os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Meridional e Nordeste, ganhará robustez a abalar do imediato domingo (16), com temperaturas máximas que podem ultrapassar em mais de 5°C a média climatológica.

Veja os detalhes dos outros alertas emitidos neste domingo (16):

Alerta 1

Campo Grande (MS) deve ter a temperatura mais elevada entre as capitais do Centro-Oeste
Pedro Henrique de Alcântara Lopes

Vale Largo (MS) deve possuir a têmpera mais elevada entre as capitais do Núcleo-Poente

  • Advertência de: Chuvas Intensas
  • Intensidade de aspereza: Transe Potencial
  • Fenda: 16/02/2025 10h00min
  • Intuito: 17/02/2025 10h00min

Temperaturas elevadas igualmente são destaque nas regiões Setentrião, Nordeste e Núcleo-Poente. Os termômetros variam entre 22ºC a 36ºC. Entre as capitatis, Vale Largo (MS) deve possuir a têmpera mais elevada.

Regiões:

Ocidental do Tocantins, Núcleo-Meridional Silvado-grossense, Campo do Acetoso, Levante Maranhense, Nordeste Silvado-grossense, Núcleo Setentrião de Silvado Espesso do Meridional, Oriental do Tocantins, Inferior Amazonas, Setentrião Silvado-grossense, Levante Rondoniense, Setentrião de Roraima, Sudeste Silvado-grossense, Setentrião Goiano, Meridional Maranhense, Núcleo Amazonense, Sudoeste Amazonense, Núcleo Goiano, Meridional Goiano, Meridional Amazonense, Noroeste Goiano, Sudoeste Silvado-grossense, Sudoeste Piauiense, Setentrião Amazonense, Núcleo Maranhense, Setentrião Piauiense, Madeira-Guaporé, Meridional de Roraima, Sudeste Paraense, Pantanais Meridional Silvado-grossense, Levante de Silvado Espesso do Meridional, Campo do Juruá, Beira Poente Baiano, Meridional do Amapá, Setentrião Maranhense.

Alerta 2

Onda de calor atinge o Brasil na próxima semana
Pedro Henrique de Alcântara Lopes

Vaga de ardor atinge o Brasil na próxima semana

  • Advertência de: Chuvas Intensas
  • Intensidade de aspereza: Transe
  • Fenda: 15/02/2025 10h00min
  • Intuito: 17/02/2025 10h00min

Regiões:

Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Poente Maranhense, Marajó, Ocidental do Tocantins, Setentrião Maranhense, Inferior Amazonas, Setentrião Silvado-grossense, Sudoeste Paraense, Levante Maranhense, Setentrião do Amapá, Metropolitana de Belém, Meridional Amazonense, Núcleo Maranhense, Núcleo Amazonense, Oriental do Tocantins, Meridional Maranhense, Meridional de Roraima, Meridional do Amapá, Setentrião Amazonense.

Nas regiões mais ao setentrião, a têmpera diminui com catálogo ao excesso do região. A umidade na atmosfera, contudo, deve desfeitear sentimento de asfixiado.

Alerta 3

Onda de calor atinge o Brasil na próxima semana
Pedro Henrique de Alcântara Lopes

Vaga de ardor atinge o Brasil na próxima semana

  • Advertência de: Borrasca
  • Intensidade de aspereza: Transe Potencial
  • Fenda: 16/02/2025 10h00min
  • Intuito: 17/02/2025 10h00min

Regiões: 

Setentrião Pioneiro Paranaense, Serrana, Poente Catarinense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Curitiba, Campo do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Bauru, Largo Florianópolis, Núcleo Ocidental Rio-grandense, Itapetininga, Núcleo Ocidental Paranaense, Metropolitana de Porto Jubiloso, Sudeste Rio-grandense, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Setentrião Meão Paranaense, Núcleo Oriental Paranaense, Setentrião Catarinense, Meridional Catarinense, Núcleo Oriental Rio-grandense, Praia Meridional Paulista, Assis, Núcleo-Meridional Paranaense, Poente Paranaense, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista

No circunstância de São Paulo,  a Resguardo Social emitiu único alerta de ardor intensivo, com temperaturas podendo nascer a 38° em algumas localidades. Segundo o Núcleo de Gerenciamento de Emergências do órgão, a evidência da têmpera, provocada por uma tamanho de aparência quente, será sentida em várias regiões paulistas até, velo menos, a próxima quarta-feira (19).

As temperaturas máximas devem abarbar 38°C na província de Itapeva e no Campo do Ribeira; 36°C na Baixada Santista e nas regiões de São José dos Campos, Araçatuba, Marília e Presidente Precavido e 35°C no Praia Setentrião e nas regiões de Bauru e Araraquara. Já no Campo do Paraíba e nas Regiões de Presidente Precavido, Barretos e Franca, os termômetros devem nascer à moradia dos 34°C. E aos 33°C na província metropolitana da básico paulista e nas regiões de Sorocaba e Campinas.

Chuvas intensas e ventos fortes no RS

Enchentes atingiram Porto Alegre (RS)
GUSTAVO MANSUR/ PALÁCIO PIRATINI

Enchentes atingiram Porto Jubiloso (RS)

O Inmet e a Resguardo Social do Rio Largo do Meridional emitiram, neste domingo, alertas a cerca de o linha de chuvas intensas que devem abarbar espaçoso porção do circunstância entre hoje e amanhã (17). 

Segundo as instituições as chuvas podem ser intensas em conciso distância de temporada, o que pode resultar na evidência rápida de rios, arroios e córregos, aumentando o transe de alagamentos.

Ali disso, foram emitidos alertas específicos para ventos fortes e casualidade de saraiva em cidades porquê Eldorado do Meridional, Guaíba, Porto Jubiloso, Viamão, Aurora, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Hodierno Hamburgo, Sapiranga, Taquari, Charqueadas, Arroio dos Ratos e Montenegro.

Recomendações para a população

Os órgãos de firmeza orientam a população a buscar cobertura imediatamente acontecimento sejam surpreendidos por condições climáticas adversas. Em moradia, a conselho é encerrar portas e janelas, retrair eletroeletrônicos da conquista e caucionar a firmeza de animais de estimação.

Ali disso, é vital que os moradores conheçam os planos de eventualidade municipais para perceber porquê actuar em acontecimento de surgimento. As informações podem ser obtidas coadunado aos órgãos de proteção locais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo