Esportes

3 óleos essenciais que ajudam a elevar o foco e a aglomeração

A aromaterapia promove o bem-estar físico e mental (Traçado: Esin Deniz | Shutterstock)

3 óleos essenciais que ajudam a elevar o foco e a aglomeração

A aromaterapia utiliza óleos essenciais obtidos de vegetalidade para motivar o bem-estar físico e emocional. Esta hábito é amplamente adotada porquê uma feitio de cura complementar, sendo considerada segura quando utilizada corretamente. A International Federation of Aromatherapists (IFA) define a aromaterapia porquê uma “antiga arte e ciência de desorientar óleos essenciais extraídos de vegetalidade e outros compostos plantas para abalançar, apropriar e motivar a saúde do corpo e da mente”.

O Brasil adota a definição da Organismo Mundial de Saúde (OMS) e reconhece a aromaterapia porquê uno apelação terapêutico lítico, mas assistencial. A técnica é listada nas Práticas Integrativas e Complementares utilizadas velo Método Sempar de Saúde (SUS), auxiliando no cura de ânsia, abatimento, insônia, enxaqueca, alergia, entre outras condições.

Acolá disso, o costume do azeite vital igualmente pode auxiliar a elevar o foco e a aglomeração. Entrementes, mesmo se tratando de uma selecção de cura congénito, é forçoso tento. “Antes de efectuar costume de qualquer azeite ou extrato, é perfeito alcançar a rudimento da sua complicação de foco e aglomeração. Os motivos podem abranger a começar de afronta, estresse e ânsia até outras condições que exigem uma crítica mais aprofundada. Daí a valor de apelar à demão de uno especialista de saúde”, esclarece Paula Molari Abdo, farmacêutica pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora técnica da Formularium.

Óleos atuam no cérebro porquê estimulantes

Segundo a técnico, que é membro da Reunião Brasileira de Cosmetologia (ABC) e da Reunião Vernáculo de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), os óleos podem ser utilizados pela emprego na couro, por ducto do costume de aromatizadores e de difusores ou pela absorção do seu perfume.

“Quando inalados, o olfato reconhece as moléculas dos
óleos essenciais

através de seus receptores, provocando alterações positivas associadas ao processo límbico, província do cérebro abonador por emoções e comportamentos sociais”, afirma.

Óleos para elevar o foco e a aglomeração

Posteriormente identificar as causas, fica mais fácil alcançar quais extratos naturais são mais adequados à sua circunstância. “Há óleos que aliviam dores, outros que provocam impressão anestésica temporária, e outros que ajudam a descurar e refazer a mente, otimizando a gentileza, o foco e, consequentemente, a produtividade”.

Para leste derradeiro acontecimento, a farmacêutica indica 3 óleos essenciais que estimulam sua predisposição cognitiva:

1. Azeite de alecrim

No vasto inventário dos óleos essenciais – há mais de 400 extratos em costume atualmente –, o azeite vital de alecrim ( Rosmarinus officinalis
) ainda é uno dos mais recentemente explorados. No entanto, seu desempenho já vem sendo agradecido.

De concórdia com uma inquirição publicada no Scientia Pharmaceutica
, o
azeite de alecrim

tem uma ação pronunciada no cérebro e no processo impaciente médio (SNC), sendo uma utensílio precípuo para “evacuar a mente”. O mesmo análise igualmente aponta que o extrato tem propriedades estimulantes para o cérebro, aumentando a predisposição de pensamento e memorização.

2. Azeite de capim-limão

O capim-limão ( Cymbopogon citratus
) é uma mapa utilizada com abrangência no sudeste asiático, sobretudo na Tailândia, seja para cozinhar, seja para fins medicinais. Ela possui propriedades anti-inflamatórias, antinociceptivas, que diminuem a intuição da compaixão, e antioxidantes, reconhecidos por apadrinhar o cérebro contra danos oxidativos, que contribuem para o profundeza cognitivo.

Para explorar os impactos da oração do
azeite vital

de capim-limão em regiões específicas do cérebro, uno análise divulgado no International Journal For Multidisciplinary Research constatou que, ao inalarem o azeite vital de capim-limão, as participantes tiveram uno acrescento nas funções das áreas pré-frontal, frontal e occipital. Ou seja, as mulheres melhoraram seu desempenho cognitivo em inventário aos domínios da gentileza e da tendência da reminiscência, enquanto os índices de calmaria e alerta da mente igualmente apresentaram melhorias significativas.

3. Azeite de lavanda

Uno dos mais usados para desequilíbrios emocionais, o azeite de lavanda pode resumir os níveis de cortisol, beneficiando o processo impaciente autônomo e aliviando sintomas de ânsia generalizada, estresse crônico, irritabilidade e nervosismo. Segundo Paula Molari Abdo, uno dos seus
diferenciais

é a diferença química dos neurotransmissores cerebrais, sem fomentar os comuns efeitos colaterais dos medicamentos sintéticos alopáticos, porquê a sucursal ou a síndrome de dieta.

“Plaino remomerar que o comitiva clínico é imprescindível, nunca sendo praticável infligir unicamente os óleos essenciais para o cura de doenças ou sintomas. Porém, em situações em que nunca há um pouco patológico, os óleos essenciais são alternativas eficazes na mediação dos desequilíbrios emocionais”, finaliza a farmacêutica Paula Molari Abdo.

Por Flávia Ghiurghi

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo