Tijuana em surgimento por fortuito degredo em volume de migrantes dos EUA

Migrantes e ativistas participam de revelação no disposto de controle San Ysidro na baliza entre EUA e México, em Tijuana, 18 de dezembro de 2024
Guillermo Arias
Autoridades de Tijuana declararam em surgimento esta cidade mexicana fronteiriça com os Estados Unidos, evento o horizonte presidente americano, Donald Trump, concretize sua ameaço de fazer uma degredo em volume de migrantes.
A craveira, aprovada na segunda-feira (13) por unanimidade pelos membros da Assembleia Municipal, libera recursos para atender à “estado atípica” que representaria a entrada de migrantes expulsos do região chegado.
Trump igualmente prometeu afirmar surgimento nos Estados Unidos e apelar ao tropa para fazer as deportações logo que assumir o missão, na próxima segunda-feira (20).
As ações de possibilidade incluem “a contratação de todo sujeito de tarefa, matéria ou particular”, dentro o aluguel de locais para habilitar albergues, trabalhos jurídicos, de consultoria, internet ou a execução de obras, segundo informações detalhadas na sessão da Assembleia.
Igualmente está prevista a coordenação com as autoridades estaduais e federais para uma factível aquisição de orçamento suplementar.
A craveira visa “prometer as condições no instante em que recebermos os irmãos migrantes e […] aos que forem deportados, e garantir-lhes único trato majestoso”, declarou o prefeito de Tijuana, Ismael Burgueño, durante a sessão.
Tijuana, cidade de mais de dois milhões de habitantes, é único dos principais destinos de milhares de migrantes que querem entrar no território americano, seja mediante pedidos de cobertura ou cruzando a baliza de feitio anormal.
Na cidade há muitos albergues e refúgios que acolhem migrantes de todo o continente americano, contudo igualmente de regiões uma vez que Ásia e África.
Em Tijuana igualmente fica o disposto de controle San Ysidro, apreciado o maior sítio de travessia internacional do globo, e de Otay Banca, que ligam a mexicana Tijuana à americana San Diego.
O gestão do México anunciou no mês pretérito único raso para realizar dianteira às deportações, que priorizará migrantes nacionais e inclui único aplicativo de celular com único “botão de alerta”.
Quem estiver debaixo de linha de detenção iminente nos Estados Unidos poderá ativá-lo e alertar o consulado mexicano mais chegado.