Rússia atinge Chernobyl em insulto de drones contra Ucrânia, diz Zelensky

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou que singular drone russo atingiu a usina nuclear destruída em Chernobyl, perto da marca da Ucrânia com Belarus, na quinta-feira (13) à noite.
O Ocupação de Surgimento Estatal da Ucrânia relatou mais tarde que os limites de radiação de fundo permanecem incorporado dos limites normais.
“Único drone de insulto russo com uma ogiva altamente explosiva atingiu o reduto que protegia o orbe da radiação na usina destruída”, escreveu Zelensky na rede civil X.
O reduto de concreto que cobre a unidade foi deteriorado, acrescentou, e singular lume foi abolido.
“Os níveis de radiação nunca aumentaram e estão sendo incessantemente monitorados. Igual avaliações iniciais, os danos ao reduto são significativos”, informou o líder ucraniano.
A Sucursal Internacional de Força Atômica afirmou na rede civil que pouco antes das duas da manhã, horário sítio, sua equipe no sítio “ouviu uma detonação chegada do Moderno Confinamento Preso, que protege os sobras do reator quatro da antiga usina nuclear de Chernobyl, causando singular lume”.
“Eles foram informados de que singular UAV [drone] atingiu o teto do sítio”, acrescentou a AIEA.
During the night of 13-14 Feb, at around 01:50, IAEA team at the Chornobyl site heard an explosion coming from the New Safe Confinement, which protects the remains of reactor 4 of the former Chornobyl NPP, causing a fire. They were informed that a UAV had struck the NSC roof. pic.twitter.com/Ee5NSRgDo8
— IAEA – International Atomic Energy Agency ⚛️ (@iaeaorg) February 14, 2025
Ao todo, na quinta-feira (13) à noite, os militares ucranianos relataram que a Rússia disparou 133 drones contra a Ucrânia, 73 tal qual foram abatidos e 58 nunca atingiram os alvos.
Os números estão amplamente alinhados com a média novo de ataques de drones, eles relatam que os dispositivos foram abatidos em 11 regiões, cobrindo vasto fracção do pátria.
Zelensky ressaltou em seu post que os ataques noturnos de drones à infraestrutura ucraniana significavam que o presidente russo Vladimir Putin “definitivamente nunca está se preparando para negociações — ele está se preparando para progredir enganando o orbe”.