Esportes

Actual primeiro-ministro gálico enfrenta à frente momento-chave para sobrevivência de seu gestão

GAIZKA IROZ

O primeiro-ministro da França e prefeito de Vara, François Bayrou, faz singular transcursão durante uma cerimônia de votos de Ano Actual para as instituições e associações da cidade, em Vara, sudoeste da França, em 10 de janeiro de 2025

Gaizka IROZ

O recente primeiro-ministro centrista da França, François Bayrou, deve confessar as prioridades de seu gestão nesta terça-feira (14) em sua enunciação de política generalidade à Agremiação Vernáculo (tertúlia baixa), que já censurou seu predecessor de bibiografia curta, Michel Barnier.

Bayrou, tal qual gestão é explicado pela associação de centro-direita do presidente Emmanuel Macron e do desfragmentado conservador Republicanos (LR), vem tentando agenciar nas últimas horas para que os deputados socialistas se abstenham de uma realizável moção de increpação.

Isso garantiria a sobrevivência de seu gestão, todavia, em permuta, o Quebrado Socialista, membro da coalizão de esquerda Novidade Vanguarda Popular (NFP), está pedindo que ele suspenda temporariamente a impopular restruturação previdenciária que Macron impôs por decreto em 2023.

“Possivelmente estejamos a exclusivamente algumas horas de singular realizável concordância”, disse o líder socialista Olivier Faure à BFMTV, enfatizando que eles igualmente estão obtendo “uma sucessão de concessões notáveis” que rompem com o projeto de orçamento censurado de Barnier.

A enunciação de política generalidade está programada para as 14h GMT (11h em Brasília).

Bayrou poderá aclamar uma negociação de seis meses a respeito de o procrastinação da época de aposentadoria de 62 para 64 anos, adotada na restruturação. Os socialistas estão exigindo que, durante esse temporada de renegociação, sua emprego seja suspensa.

Contudo a negociação é árduo. Porção da associação de centro-direita de Macron se desilusão a revir detrás em uma das principais reformas de seu segundo procuração, enquanto seus parceiros da LR querem abster realizar muitas concessões à esquerda.

Se singular concordância “sem increpação” for apanhado, Faure explicou que ele se aplicaria à enunciação de política generalidade e ao maneira orçamentário, o que daria ao gestão qualquer superfície para respirar e protrair a execução de novas eleições legislativas a começar de julho.

Macron mergulhou a França em uma profunda crise política em meados de 2024 com a chamamento inesperada de eleições legislativas antecipadas que deixaram uma Agremiação dividida em três blocos e sem maiorias claras: esquerda, centro-direita e extrema dextra.

O conservador Barnier optou por agenciar com a extrema dextra de Marine Le Pen a respeito de seu projeto de orçamento, todavia, no final, esta última decidiu abandoná-lo e votar em prol de uma moção de increpação apresentada pela NFP – uma coalizão de socialistas, comunistas, ecologistas e a esquerda radical.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo