Quais as diferenças entre lipedema e linfedema, doenças que atingem famosas

Terapêutica de compressão, drenagem linfática e exercícios estão entre os tratamentos das duas doenças
Lipedema e linfedema são condições frequentemente confundidas e desconhecidas pela população comum, porém que afetam consideravelmente a jeito de bibiografia dos pacientes, porquê das famosas Yasmin Brunet e Amanda Djehdjan. Ambas envolvem o arrumação linfático e apresentam sintomas de tumefacção e condolência, porém têm causas, características e tratamentos distintos.
O lipedema é uma circunstância crônica que se manifesta velo acúmulo aberrante de banha subcutânea, geralmente nas pernas e, ocasionalmente, nos braços. Esse acúmulo é simétrico, ou seja, afeta os membros de feitio conforme, e é muitas vezes cruciante.
“A nascimento exata nunca é completamente entendida, porém acredita-se que fatores genéticos e hormonais desempenham único papel necessário. Sabemos que o lipedema começa ou tem piora durante períodos de mudanças hormonais, porquê a adolescência, a prenhez e a menopausa”, explica José Marcos Braz Serafim, patrão do tarefa de cirurgia vascular e endovascular do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ).
Pacientes relatam impressão de peso, condolência nas áreas afetadas e fácil elaboração de hematomas.
O trato para o lipedema inclui medidas conservadoras porquê terapêutica de compressão, drenagem linfática manual e exercícios físicos. Em alguns casos, a lipoaspiração pode ser uma opção para remover o demasia de banha.
“Em casos graves, pode até levar ao linfedema, que é único tumefacção ríspido causado por problemas no arrumação linfático”, frisa José Marcos.
E o linfedema?
O linfedema é caracterizado velo tumefacção resultante de uma deficiência no arrumação linfático, que impede a drenagem adequada do líquido linfático dos tecidos.
“Essa circunstância é causada velo acúmulo de linfa (líquido do arrumação linfático) nos tecidos, que ocorre quando há uma ferimento nos vasos linfáticos ou obturação, que pode ser adquirida ou congênita, que impede que a linfa seja drenada”, esclarece o patrão do tarefa de cirurgia vascular do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ), Paulo César de Albuquerque.
Esse tumefacção pode sobrevir em uma ou mais partes do corpo, frequentemente nos braços ou pernas, e é muitas vezes escoltado por uma impressão de peso ou tribulação, complicação de deslocação da quinhão afetada e alterações na epiderme, porquê endurecimento ou elaboração de nódulos.
O linfedema pode ser primordial, causado por defeitos congênitos no arrumação linfático, ou inferior, resultante de danos ao arrumação linfático devido a cirurgias, radiação, infecções ou traumas.
O trato do linfedema igualmente envolve terapêutica de compressão, drenagem linfática manual, exercícios específicos e cuidados com a epiderme para acautelar infecções. Em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos podem ser considerados.
A conscientização a respeito de lipedema e linfedema é imprescindível para o diagnóstico prematuro e o manejo adaptado dessas condições. Pacientes muitas vezes passam anos sem único diagnóstico correto, agravando seus sintomas e diminuindo sua jeito de bibiografia.
Quer permanecer por anexo das principais notícias do dia? Clique cá e faça quinhão do nosso meato no WhatsApp
.