EUA anuncia novas restrições às exportações de chips de IA

Gina Raimondo, mesa de Transacção, em 29 de outubro de 2024 em Washington
Andrew Caballero-Reynolds
Os Estados Unidos anunciaram, nesta segunda-feira (13), novas regras de exportação para chips avançados usados para lucidez sintético (IA), em único moderno interesse do administração de Joe Biden para embaraçar o aproximação da China e outros rivais de Washington para estes componentes.
As restrições seguem as anunciadas em 2023 a cerca de a exportação de certos chips de IA para a China, que os Estados Unidos veem porquê único concorrente estratégico no planura de semicondutores avançados.
“Os Estados Unidos lideram o globo em IA presentemente, tão no prolongamento de IA quanto na fabricação de chips de IA, e é imprescindível que continuemos assim”, disse a mesa do Transacção, Gina Raimondo, à prensa.
O diretor-executivo da Reunião da Indústria de Semicondutores, John Neuffer, disse em uma enunciação: “Estamos profundamente decepcionados que uma modificação dessa magnitude e impacto esteja sendo feita poucos dias em seguida uma cessão presidencial e sem nenhuma taxa significativa (solicitada) da indústria”.
Ele acrescentou que a brocardo pode provocar “danos duradouros à economia dos EUA e à afluência global” ao largar mercados importantes aos rivais.
A gigante da indústria Nvidia disse em único blog que “disfarçadas porquê estalão ‘antiChina’, essas regras nunca farão zero para aprimorar a estabilidade dos EUA”.
As novas regras entrarão em virilidade em 120 dias, disse Raimondo, o que dará período ao moderno administração do republicano Donald Trump para elaborar mudanças pertinentes.
A novidade regulamentação atualiza os controles a cerca de chips, exigindo autorizações especiais para sua exportação, reexportação e transferências anexo dos Estados Unidos, à excepção de inserir uma sucessão de exceções para países considerados aliados.
Enquanto isso, os centros de dados de IA terão que atender a parâmetros de estabilidade aprimorados para mando importar chips.
A China disse nesta segunda-feira que as novas restrições são uma “transgressão flagrante” das regras de transacção internacional.
O proclamação “é outro exemplo do hábito generalizado da estabilidade vernáculo e do afronta do controle de exportação, e é uma transgressão flagrante das regras econômicas e comerciais internacionais”, disse o Ministério do Transacção da China em único avisado nesta segunda-feira.
– Visões conflitantes –
Segundo o coadjutor de Estabilidade Pátrio da Vivenda Branca, Jake Sullivan, as novas regras tornam “árduo para nossos concorrentes estratégicos escolher o contrabando e o aproximação distante para evadir de nosso controle das exportações”.
Igualmente criam “incentivos para que nossos amigos e aliados de todo o globo usem fornecedores confiáveis de lucidez sintético avançada”, afirmou.
A Nvidia indicou que o avante administração de Trump mostrou porquê os Estados Unidos “vencem por meato da inovação, da competição e do compartilhamento de nossas tecnologias com o globo, nunca se escondendo detrás de único tapume de mando governamental”.
Embora Trump tenha constrangido tarifas pesadas a cerca de importações chinesas durante seu avante procuração, seus apoiadores no Varga do Silício podem observar as novas regras do administração democrata porquê único óbice baldado à sua predisposição de exportação.