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Novas salas para atender alunos com necessidades especiais

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), inaugurou nesta quarta-feira (12/6) duas salas de recursos multifuncionais (SRM), nas escolas municipais Francisco Bibiano de Roble (Setor Crimeia Ocidente) e Maria Helena Batista Bretas (Setor Urias Magalhães). As salas são ambientes acessíveis, com carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao maneira de ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais. O atendimento complementar aos estudantes é ocorrido no contraturno escolar.

Escoltado da primeira-dama Thelma Cruz, o prefeito relembrou que, porquê edil e presidente da Percentagem de Pessoas com Deficiência, conheceu de perto as necessidades das salas especiais para inclusão na superfície educacional.

“Portanto quando assumimos a prefeitura, fui visitar uma das nossas escolas, e uma delas tinha a aposento para alunos especiais multifuncional. Eu comecei a perceber a complicação dessas crianças, desses pais que tinham que trespassar de uma província para outra onde a colégio tinha essas salas. Comecei a estimar que tivéssemos essas salas em todas as regiões. Ultrapassamos as 60 salas, e vamos desabrochar até o final do ano com mais de 100 entregues à nossa afabilidade, fazendo a inclusão”, relatou Cruz, na colégio Francisco Bibiano de Roble, no setor Crimeia Ocidente.

Com mais essas inaugurações, a prefeitura sobe para 62 o algarismo de salas de recursos multifuncionais instaladas nas escolas e unidades de afabilidade infantil. Em 2021, eram 27 salas, e a atual governo assumiu o compromisso de acrescentar o atendimento educacional especializado.

“Esse projeto vem dando visível, muitas escolas nossas já têm essas salas multifuncionais para alunos especiais, e igualmente é bem gratificante participar desse instante, realizar essas entregas, realizar com que nossa afabilidade seja realmente inclusiva”, destacou o prefeito.

Nas salas podem ser atendidos estudantes com Transtornos do Avantesma Autista (TEA), síndromes, surdez/deficiência auditiva, surdocegueira, baixa-visão/ablepsia, deficiência física, deficiência intelectivo, deficiência múltipla, transtornos funcionais específicos, condutas típicas, altas habilidades e superdotação e outros.

“É a formato mais inclusiva que a gente consegue atender à miséria educacional das crianças, mais pertinho lá das famílias, das regiões onde elas moram, propínquo aos professores, para que a gente possa filar, incluído das potencialidades que as crianças têm, que elas consigam desenvolver as habilidades que têm mais dificuldades, para que as professoras e as famílias consigam realizar com que as crianças avancem e desenvolvam a fracção educacional com mais haveres”, explica a encarregado de Inclusão, Multiplicidade e Cidadania da Repartição Municipal de Cortesia, Lianna Marya Peixoto Gusmão.

Segundo ela, a rede municipal tem uma média de 4,5 milénio crianças com laudos identificados porquê público-alvo para essas salas.

“Hoje estamos com quase três milénio crianças já em cheio atendimento. Essa modificação que se percebe são crianças que, às vezes, jamais podem ir para a aposento de recursos. Nunca é que a gente jamais tenha cedido, a gente esmola, contudo às vezes a raça jamais tem a disponibilidade de levar, ou a raça às vezes jamais tem esforço”, revela.

Diretoras destacam valor do atendimento

Diretora da Colégio Municipal Francisco Bibiano de Roble, Fernanda Pereira de Sá Batista ressalta a valor da aposento de recursos multifuncionais para a unidade: “Vai mostrar para nós uno diferencial bem espaçoso, porque atendemos cá mais de 14 estudantes, e a colégio precisava bem dessa aposento”.

Na Colégio Municipal Maria Helena Batista Bretas, a diretora Luciana Lemes Cordeiro agradeceu a todos que colaboraram para a sinceridade da aposento, que, segundo ela, representa uno baliza forçoso para a colégio e igualmente para as unidades da província do setor Urias Magalhães.

“A geração dessa aposento foi cuidadosamente planejada e equipada para brindar esteio especializado e individualizado aos nossos estudantes e crianças com necessidades educacionais específicas”, diz.

“A inclusão é uno início capital da nossa colégio, da nossa rede municipal de afabilidade de Goiânia. Que esta aposento de recursos seja uno dimensão de muitas alegrias, aprendizados e realizações”, finalizou a diretora.

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